Guia do Iniciante

Materiais com Nodes

Na primeira parte, vamos usar os famosos Nodes para criar um material mais complexo para o corpo do robô, e na segunda parte irei utilizá-los em uma pós-produção na renderização, adicionando brilho no olho do personagem.

Veja abaixo o resultado:

Render-final

Tutoriais para assistir Antes

Pra que você se familiarize um pouco com os conceitos mostrados no vídeo, é bom dar uma olhada primeiro nos seguintes tutoriais.

[row]
[column md=”3″]

uv_mapping_site_thumb

Mapeamento UV

[/column]
[column md=”3″]

DigitalPaint-site-thumb

Pintura de texturas

[/column]
[/row]

Teclas de atalho

  • Adicionar Nodes – Alt + A
  • Conectar Nodes – F
  • Conectar no node Viewer – Ctrl + Shift + Botão Esquerdo
  • Mover Backdrop – Alt + Botão do meio
  • Tamanho do pincel no modo Pintura – F

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

Se quiser acessar o guia basta se inscrever na newsletter! Logo em seguida você receberá um e-mail com um link para download. Lembrando que a qualquer momento será possível sair da newsletter.

guia-de-teclas-de-atalho

Texturas

Além das texturas que utilizei no vídeo, também vou disponibilizar algumas outras pra que você possa personalizar o personagem. Sinta-se livre para usar as diferentes formas em diferentes cores e criar um personagem único.

mascaras

Clique na imagem para fazer Download

E não se esqueça de postar o resultado aqui nos comentários.

 Arquivos para Download

Comentários

147 respostas para “Materiais com Nodes”

  1. Guest disse:

    Na hora que vai pintar os olhos, você poderia ter ligado a textura nova, momentaneamente, no segundo shader, já que possui 2, assim consegue ver as duas texturas ao mesmo tempo. foi o que eu fiz ficou mais fácil pra fazer os olhos. Depois desliguei a textura do segundo shader e prossegui com os passos como você explicou.

  2. William Turner (Snake) disse:

    Ta aí, adicionei um escudo e uma espada, coisa bem básica, porque nem caprichei.
    Não sei porque deu esse bug da luz dos olhos do escudo. :s
    Ótima aula 🙂

    • Eduardo Garcia disse:

      Curti bastantee!

      O problema aconteceu pois o escudo também tem mapeamento uv, então ele também é considerado naquele node de UV na hora da composição pra gerar o efeito de brilho.
      Pra corrgir isso você teria que limitar o efeito apenas a área dos olhos, algo meio complicado de se explicar aqui =
      Willlian, eu montei um contest lá no facebook pra galera que tá modificando o robô, bora participar: https://www.facebook.com/events/737445816323762/?ref=4

    • Loki disse:

      cara iluminati esse olho ai no escudo muda isso véi

  3. Jessé Jackson disse:

    seus tutoriais são fodas,, cara excelentes mesmo, gostaria de pedir um videos de você ensinado a por exemplo pegar esse personagem salvando sua textura e exportando o personagem pra unity3d por favor

  4. Jessé Jackson disse:

    oia o meu eheheheh

  5. Guest disse:

    só não consegi fazer uma pose melhor por que fiquei perdido na hora huehue

  6. João Victor disse:

    Só não consegui fazer uma pose melhor por que fiquei perdido na hora huehue

  7. Matheus disse:

    Meu resultado. Batizei-o de Kripsko.

  8. Guilherme Pacheco disse:

    Achei que alguém já teria feito algo parecido com isso hahaha

  9. Alisson Fernandes disse:

    E aí Eduardo 😀
    Estou com uma dúvida aqui. Eu quero importar à cena o machado do tutorial de pintura de texturas, como eu faço isso? Importando o objeto e a texturas juntos?

    • Eduardo Garcia disse:

      hey!

      Vai em File -> append e navega dentro do arquivo que contém o objeto (fica dentro da pasta objects)

      • Alisson Fernandes disse:

        Valeu Edu, mas ele importa apenas o objeto, eu quero o objeto e a textura dele também (Para poder fazer a pós-produção e a renderização), mas não consigo fazer isso, e quando tento manualmente, pelo node editor, isso interfere na textura do robô. Como faço para não acontecer?

      • Eduardo Garcia disse:

        Estranho, se tem materiais e texturas aplicados a esse objeto elas devem ser importadas juntas oO

  10. Alisson Fernandes disse:

    Olá novamente Eduardo 😀

    Infelizmente não consegui inserir o machado na cena. Descobri que ele vem com a textura e tudo mais, mas tenho que colocá-la manualmente pelo Node Editor, mas isso influencia diretamente na textura do corpo do personagem.

    Mas essa não é minha preocupação atual. Estou ansioso para ir ao tutorial de animação!! É melhor ir correndo XD

    http://i.imgur.com/39h4m03.jpg

    • Eduardo Garcia disse:

      O machado deve ter um Material deiferente dos materiais do personagem, feito isso, basta adicionar um nodo image texture e carregar a textura do machado no material dele.

      Qualquer coisa poste um print da configuração de materiais 🙂

      • Alisson Fernandes disse:

        Certo, vou dar uma olhada nisso em uma renderização futura, e posto aqui . 🙂

        Eu costumo mostrar esses projetos aos meus amigos, e pedir uma avaliação deles também (Uma crítica/sugestão a mais não faz mal a ninguém) Mas como eles não entendem muito do assunto, eu resolvi escrever uma breve explicação de tudo o que eu fiz, e achei interessante que você desse uma olhada também. Ver se não tem nenhuma informação errada ou algo do tipo.

        http://imgur.com/a/qqZeo

      • Eduardo Garcia disse:

        Isso aí!!! tudo certo
        E pro machado, basta se certificar que ele usa outro material

      • Alisson Fernandes disse:

        Ok Muito obrigado por tudo Edu ^.^

  11. Bom, como eu tinha prometido, aqui está uma versão mais personalizada do meu robô. Não sei se eu me esqueci de fazer os olhos do robô brilharem ou se isso é no segundo vídeo que ainda não tive tempo de assistir. Então, deixo aqui o que fiz até agora! Abraço!

  12. Wesley Sombra disse:

    Hehehe, meu robô ta pronto!!! Mas ainda vou tentar fazer uma animação

  13. Marcelo Henrique disse:

    Depois que eu cheguei a esse video eu tentei fazer o meu próprio robô aki esta ele

  14. lucaz leao disse:

    onde esta a textura usada para fazer a mascara do rosto não consegui achar?

  15. Daniel Castanha Figueiredo disse:

    Ta ficando muito legal!!! :))

  16. Daniel Castanha Figueiredo disse:

    Ficou muito doido! Obrigado pelos tutoriais Eduardo! Parabéns!

  17. Sidney disse:

    estou fazendo o robô, mas o reflexo dos planos om emission não está funcionando na parte preta, da máscara da face aplicada nele, por que?

  18. Sidney disse:

    Terminei..

    Cavaleiros do Zodíaco Aee.. rss

  19. danilo disse:

    Cara vim aqui te agradecer,vi quase todos os seus tutorias,vc explica muito bem e detalhado o que se deve fazer,está de parabéns!
    consegui fazer a minha gambiarra de brinquedo usando seus tutoriais,muito obrigado,no aguardo de mais video aulas!!

    • Eduardo Garcia disse:

      *-* gostei bastante!!

      • danilo disse:

        Muito obrigado,tenho uma pequena dúvida,existe alguma maneira de aumentar o campo de visão da câmera?tipo deixa ela full na hora do render?com o angulo de visão completo igual a quando usamos o preview render,ou alguma manera de salvar uma Image com o preview render completo,obrigado desde já

      • Eduardo Garcia disse:

        Se for o que eu estou pensando Danilo, dá pra mudar a distancia focal da camera, fica nas opções da câmera (com ela selecionada) lá no painel propriedades. Uma opção chamada Focal Length.
        Valores menores causam um campo de visão mais abrangente.

      • danilo disse:

        Obrigado novamente Eduardo rsrs,era exatamente isso !!vlw

  20. Felip Oliveira disse:

    Excelentes tutoriais, Eduardo. Aproveito para deixar o meu robô, só fiz umas alterações nas articulações para parecer mais realista e tentei adicionar cintura e pescoço para aumentar os movimentos.

  21. Roniel Alves disse:

    Ficou um pouco estranho mais satisfatório, obrigado pelos tutorias

  22. Renan Capelari disse:

    Ola, parabéns pelo canal e pelo site. Eu queria saber se vc sabe oq
    acontece de errado no meu. Quando vou para modo Texture Point, as linhas
    somem da imagem do UV. Só voltam quando volto pro modo de edição.

  23. Alexandre disse:

    Muito bom os tutoriais parabéns por ter realizados tenho certeza que está ajudando muitas pessoas assim como me ajudou a intender um pouco mais sobre o Blender e sobre modelagem em geral, agradeço em nome de todos que aprenderam e estão aprendendo com esse site maravilhoso sobre Blender

  24. Wellington De Brito Almeida disse:

    Até o momento só tive algumas dificuldades no que se refere a versão do software(algumas ferramentas mundão de lugar ou fiquei perdido, pois o Blender tem muita opções, fora que coloquei minha interface em português, mas já instalei a ultima 2.74 pelo menos eu acho que é), e nas muitas opções de ferramentas realmente todos os tutoriais são ótimos, eu estava muito desanimado do Blender, bom chega de v!@d@gem e final consegui concluir uma foto no blender

  25. Lincoln Horst disse:

    Sem criatividade para pose c.c, Parabéns pelos tutoriais, bom demais, não conhecia o programa agora não consigo parar de usar ele hauhauhauha

  26. Sebastian Schiavinato disse:

    It’s helloween

  27. Anderson Delgado disse:

    Por enquanto é isso kkkk meio estranho a camera mas vou arrumar no proximo render! Obrigado pelo ótimo tutorial!

  28. Anderson Delgado disse:

    Meu resultado! ehehe a pose ta meio estranha ainda mas gostei muito, ainda mais por nunca ter feito uma arte tão legal *-* sério cara que dahora kkkk!
    Mais uma vez obrigado pelas aulas!

  29. meu robozinho saiu, e ate que fim eu fiz um modelo texturizado

  30. David disse:

    cara vc e foda vlw
    Olha ai o meu

  31. Jefferson Cavalcante disse:

    ola primeiramente admiro seu trabalho pelo um otimo profissional e professor.
    eu estou com um problema toda vez que eu renderizo, as partes das mãos nao renderiza sedo que quando vejo pela viewport ela aparece.

  32. Robson Sousa disse:

    Esse é o meu

  33. Neno Lima disse:

    Olá Eduardo, ainda não fui respondido, mas fico no aguardo, de antemão, já tenho mais uma dúvida. Consegui fazer uma “malaca” para mapear “quase” correto. Na verdade, quase eu digo porque houve esses deslizes que aparecem ai na imagem q anexo aqui. Dá uma olhada, tem como resolver ainda esse buraco ai ? vlw ein, muito show as aulas!

    obs: Descrição da máquina usada está na foto. Dai já poderia responder a última pergunta sobre o travamento que dá quando fazia renderização seguindo a última aula, não é no momento da renderização, é quando se está trabalhando com os objetos em cena, fica muito lento. vlw

  34. Neno Lima disse:

    Assisti aqui até o final desse bônus da Aula 8. Feliz com o resultado, mas triste pela complexidade 🙁 mas é isso… não vou desistir e prosseguir, quem sabe um dia mexo com mais tranquilidade. Mas é show mesmo, viciante como muitos sabem.

    tá ai o meu resultado, mas as dúvidas que está na postagem abaixo ainda continuam.. vlw fui#

  35. Ângela Rêgo disse:

    Opa!! Também fiz o meu 😉

  36. Rodrigo disse:

    Olá Eduardo, não estou achando o arquivo da textura da face no post da aula 8 . só está aparecendo o arquivo final da parte 1 e 2. Aonde posso baixar?

  37. Will BasiliSco disse:

    Tá aí…
    Me embaralhei totalmente com os nodes, mas é questão de treino mesmo…

  38. Bruno Rossi disse:

    Eduardo valeu pelas aulas, vc é o cara.
    Mas preciso de uma ajuda, eu estava tentando colocar o sorriso do jack no rosto do robo mas a textura que aparecia no robo era a de colmeia, e não inseria a mascara, ai a textura acabou ficando com 3 mascaras na lateral, não consigo nem tirar as da lateral nem colocar o sorriso na face, como faz kkk

  39. Alberto Neto disse:

    Finalizada a versão homem de ferro kkkkkk

  40. Ciro Borges Alves disse:

    olá, Eduardo por onde eu baixo o arquivo da face do robo ? parabéns pelos tutorias, me ajudou muito !

  41. Elivelton Castro Padilha disse:

    Não consigo selecionar textura paint!!!! O blender simplismente sai!!! E agora?

  42. Marina Madureira disse:

    tenho uma dúvida: quando fui pintar em cima da textura desenrolada, na aba ‘tools’ não apareceu para mim a opção alpha para selecionar…pode me dizer por que e o que eu faço? obrigada

  43. Marina Madureira disse:

    na parte 2 do tutorial tive mais alguns problemas: – o brilho dos olhos do meu robo ficou com uma falha em formato de risco,bem abaixo dele,como eu corrijo isso? e tambem,na hora em que fui renderizar,a minha renderizacao ficou delimitada,mesmo depois que eu tinha apertado aquele comando para des-delimitar….como faco pra fazer certo?desculpe os erros,meu teclado resolveu desconfigurar do nada….

    • Eduardo Garcia disse:

      E aí Marina!
      Post um print do problema pra eu ver o que está acontecendo.
      Usou o ctrl+alt+b pra tirar o limite do render?

  44. Mezaki Massaru Hagio (Mitsu) disse:

    Terminei!

    Não tive muita criatividade, mas foi o que consegui! Muito obrigado Eduardo!

  45. Mezaki Massaru Hagio (Mitsu) disse:

    A imagem abaixo foi o que consegui! Muito obrigado Eduardo!

  46. Juliana Furtado disse:

    Olá! não estou achando o arquivo de download da texture mask da face, tem como me ajudar?

  47. Juliana Furtado disse:

    o meu cenário está louco. os painéis de luz que coloquei sumiram, e quando movimenot eles para baixo dessa área mais escura, eles aparecem. Quando subo, eles cortam assim que encostam na área mais escura. O que é isso?

  48. Flávio Machado disse:

    fico ótimo valeu pelos tutoriais…. só não entende por quer a luz dos olhos apareceram no topo do mapeamento uv !!?
    alguém poder me da uma luz fico muito agradecido!!!

  49. Rafael Santos disse:

    fim!!

  50. gabriel dos santos silva disse:

    Valeu pelas aulas cara. Vou continuar aprendendo no seu site até ficar fera neném

  51. renan almeida disse:

    o meu ficou muito legal kk

  52. Lucas Carneiro disse:

    Muito bom o tutorial,ta ae meu robo kkkk
    Duvida: o meu ficou com esse risco abaixo dos olhos, como faço pra tirar?

  53. Lucas Carneiro disse:

    Muito bom o tutorial,ta ae meu robo kkkk
    Duvida: o meu ficou com esse risco abaixo dos olhos, como faço pra tirar?

  54. Lucas Carneiro disse:

    Go Go Go Robozito Rangers!! terminei kkkkk
    ficou com um risco branco abaixo dos olhos, tem como tirar? Obrigado pelo tutorial, muito bom mesmo!!!

  55. Magdiel Freire de Souza disse:

    Só agora conheci seu canal, mas está ai até onde consegui chegar com muita dificuldade, mas valeu mesmo as explicações. Agora é praticar, pq é muita informação.

  56. Jonathan Kuhn disse:

    Terminei kkkkk obrigado!!!

  57. Jonathan Kuhn disse:

    terminei!

  58. Eustacio Pereira De Oliveira N disse:

    Muito bom tutorial,Obrigado mesmo cara!! Aki ta o meu projeto acabado…
    – HI DRONE !!!

  59. Allan Alves Souza disse:

    Prontcho terminei
    um Robô Mago

  60. BlackHawk disse:

    Dando Mortal 😀

  61. Jpcariocaleal Cariocaleal disse:

    meu modelo está rosa e eu não mudei a textura de lugar. no modo material aparece tudo certo, mas na render…
    se alguem puder me ajudar eu agradeço
    https://uploads.disquscdn.com/images/03fa1c8717e50d8471a098863b87fae9f671c26a9872f20b437e5e2701c4a2de.png

  62. InfectuSxAnderson disse:

    Excelente tutorial, segui em 2016 e só terminei agora, aprendi bastante e melhorei tudo que já sabia. Obrigado por disponibiliza-lo gratuitamente.

    https://uploads.disquscdn.com/images/46a829c5b2b5fe2962baf0662c2777cb875530ca495e8e36343f121cd66d15aa.png

  63. Emanuel Xenos disse:

    onde que está a imagem shape-face.png usado no video para desenhar o rosto

  64. Leandro Dias disse:

    https://uploads.disquscdn.com/images/277e4b81f1d25f61ce2edb2d2f7c9018a3050050d3297a071236d5fe4d96e4d9.png Parabéns!!! Seus tutoriais são ótimos!!
    Este é o Brasilis treinando pra Russia 2018!!! kkkk

  65. João André disse:

    Alguém sabe se para funcionar a parte 2 no blender 2.78 tem que fazer alguma coisa antes, fiz e refiz, e não ficou com o olho assim.

  66. José Raimundo Silva disse:

    https://uploads.disquscdn.com/images/c71cef9be897a7b151526f5b5f4b3a421bbdbbc853f19873bba61b297a7f88c4.png
    Bom Dia, gostaria de saber por que ao aplicar a pintura de textura no meu acontece isso que está no print, já refiz os passos e não descobri, mas só acontece no render, nas outras Viewport Shading aparece a textura pintada normalmente.

  67. Claudinei Oliveira disse:

    Eu estou com uma duvida, Como eu poderei usar os materiais criados em um personagem para um game, pois os materiais criados no cycles não aparecem em outros modos de renderização e o mesmo processo não funciona nos outros modos?

  68. Ivens Joris disse:

    mudou a foto kkkk

  69. Carlos Roberto disse:

    Bom, não fiz a segunda parte para não embaralhar minha cabeça com o lance de Nodes! ;D
    Mas esta aí o meu:

    https://uploads.disquscdn.com/images/ce9f256dd0ede96a37e992c59cfaf5638642349674da73b96496b9cbbf0f3d05.png

  70. Isley Santino disse:

    Depois de três anos, vendo e tentando aprender e mais dois, para conseguir renderizar no meu computador ruim voilà! o/
    https://uploads.disquscdn.com/images/cabb3f8ebd48df40022502f0a13838db488d3a832070aaec16a39d553972e13f.png

  71. Tiago Diniz disse:

    Segue ai minha versão. Obrigado pelo tutorial! Vou precisar fazer umas 20 vezes para decorar os atalhos e opções de interface, mas foi bem didático! https://uploads.disquscdn.com/images/93f3f805a320643b13ff8252ed5b23cb75260223ec837abfadc47aaef80c8b7f.png

Deixe uma resposta