Guia do Iniciante

Introdução a modelagem

Iniciaremos a lição com transformações básicas no modo objeto e depois passaremos para o modo de edição para criar o corpo do robô.

Ahh, não se esqueça de ver a Parte 2.

parte-2

 

Blueprint

Segue abaixo a imagem de referência para a modelagem do robô (Clique para abrir maior).

blueprint-guia-do-iniciante

Teclas de atalho citadas no vídeo

Movimentação na 3D view:

  • Rotacionar na 3D view – Botão do meio + Arrastar
  • Movimentar Lateralmente na 3D view – Shift + Botão do meio + Arrastar
  • Zoom na 3D view – Girar o botão do meio ou Ctrl + Botão do meio + Arrastar

Transformações:

  • Translate (Movimentação) – G
  • Rotate (Rotacão) – R
  • Scale (Escala) – S

Visões (no teclado numérico):

  • Alternar entre Perspectiva e Ortográfica – 5
  • Frontal – 1
  • Lateral – 3
  • Superior – 7

Seleção:

  • Seleção – Botão direito
  • Selecionar mais de um objeto ou vértice – Shift + Botão direito
  • Border Selecion – B
  • Alternar entre os modos de seleção – Ctrl + Tab

Outras:

  • Exclusão – X
  • Duplicando Objetos e Vértices – Shift + D
  • Barra de ferramentas – T
  • Barra de propriedades – N
  • Restaurando a posição do Cursor 3D – Shift + C
  • Alternar o Viewport Shading entre Solid e Wireframe – Z

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

Se quiser acessar o guia basta se inscrever na newsletter! Logo em seguida você receberá um e-mail com um link para download. Lembrando que a qualquer momento será possível sair da newsletter.

guia-de-teclas-de-atalho

Perspectiva X Ortográfico

ortografica-perspectiva

Projeção ortográfica à esquerda e Perspectiva à direita

Pressionando 5 no teclado numérico podemos alterar entre os tipos de projeção ortográfica e perspectiva da 3d View.

Na projeção em perspectiva vemos os objetos similar a como enxergamos o mundo, onde objetos mais distantes parece ser menores e com uma certa distorção. Eu costumo utilizar o modo perspectiva no modo escultura para verificar rapidamente como está minha modelagem, mas isso é questão de gosto.

Já na projeção ortográfica vemos tudo sem distorção, os tamanhos dos objetos representam o que eles são independentemente da distância que eles se encontram do observador. Esse modo é muito útil para a modelagem, talvez até mais que a projeção perspectiva, pois temos mais controle das formas do objeto.

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Renderizando com projeção ortográfica

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É possível renderizar no modo ortográfico. Para isso você tem que selecionar a câmera, ativar a projeção ortográfica no painel propriedades e depois basta ir controlando o valor do Orthographic Scale dela para dar zoom.

Não se preocupe que falarei sobre renderização numa lição futura.
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Alterando a distância focal

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Também é possível alterar a distorção da perspectiva, mudando a distância focal que é medida em milímetros, similar com as lentes das câmeras fotográficas, que é a distancia em milímetros entre a lente e o sensor.

Veja ao lado como alterar no render e na 3D view.

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Salvando o Arquivo

Tão importante quanto criar, é guardar o arquivo.

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Você vai perceber que o Blender gera outro arquivo enquanto você estiver trabalhando. Ele salva um novo arquivo de backup, com o mesmo nome do arquivo original mas com a extensão diferente, e atualiza esse arquivo a cada 2 minutos.

Por exemplo, se o arquivo se chama Robo.blend ele irá salvar Robo.blend1 e manter esse arquivo atualizado a cada dois minutos, então se você por algum motivo perdeu o que estava fazendo no arquivo principal, tem esse outro arquivo pra recuperar suas modificações recentes.

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Arquivo da lição para Download

Clique aqui para baixar o arquivo produzido nessa lição, nele já vem incorporado a Blueprint.

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica nos comentários abaixo 🙂

Comentários

75 respostas para “Introdução a modelagem”

  1. Eduardo César disse:

    Oba, consegui! Está ficando bem parecido com o do vídeo, pelo menos. 🙂

    Então, Eduardo, tenho uma dúvida. Esse ícone do mouse com as ações que você faz é do Blender mesmo? Ou do programa que você usou pra gravar o tutorial?

  2. Douglas Araujo disse:

    Quando aperto as teclas para mudar de frontal, lateral e superior altera entre layers, estou usando notebook, acho que é porque meu note só tem os números em cima, aqueles com sinais de !@# $%¨&*() como posso alterar as visões usando note sem numpad?

    Ps: estou gostando muito das aulas, muito bem explicadas!

    • Eduardo Garcia disse:

      i aí Douglas!

      Tem como fazer as teclas numéricas do teclado alpha-numérico funcionar pras visões.
      1 – File -> User preferences
      2 – Clica na aba “Input”
      3 – Marque a opção “Emulate numpad” na coluna da esquerda
      4 – Clique em Save user settings pra salvar essa opção para novos arquivos

  3. José Irion Neto disse:

    Muito bons seus tutoriais. Depois de muito pesquisar na internet finalmente encontrei materiais que me fizeram começar a entender e conseguir usar o Blender. Nota 10 seu trabalho, obrigado por disponibilizá-lo!

  4. dbull disse:

    Meu cinzeiro perdeu um pouco o foco…
    mais to impressionado a quantidade de detalhes…
    To adorando as aulas 🙂 devagar e sempre! ABRAÇO EDUARDO

  5. David Silva disse:

    Fiquei só com uma dúvida, qual a diferença entre usar a extrusão e mover as setas dos eixos?

    • Eduardo Garcia disse:

      A extrusão não é apenas uma movimentação, ela cria um novo vértices a partir dos vértices que estão selecionados

      • David Silva disse:

        Entendi obrigado, o seu material é muito bom, simples e prático, o melhor que encontrei até agora para iniciantes, descobri pelo Diolinux. Sou iniciante em blender e preciso aprender sobre essa ferramenta para dar continuidade ao desenvolvimento de um game indie que pretendo construir.

      • Eduardo Garcia disse:

        Valeu cara, seja bem-vindo!!

    • João disse:

      Cara, gostaria de um sócio,parceiro, também tenho interesse no desenvolvimento de jogos indie e queria conhecer outras pessoas com mesmo interesse. se quiser, me chame inbox?

      • David Silva disse:

        Tenho interesse mas no momento me encontro sem tempo :/, emprego e mestrado ao mesmo tempo, mas obrigado pelo convite.

  6. Kaio César disse:

    Por que tem 3 objetos na cena se só tem o corpo ?
    *Eu já to na lição 5 mas voltei atras pra ver porque o meu tava com menos objetos.

  7. kcrisley disse:

    Quando eu aperto B pra selecionar,como feito em 9:00 min,a linha aparece,eu passo ela pela parte do objeto,mas nao fica destacado na cor amarelo. O que eu faço?

  8. Roniel Alves disse:

    Apesar do Blender estar por padrão em inglês, à uma forma de deixa-lo em Pt, basta ir em >File>User Preferences
    Na janela que abre abaixe e marque o >International Fonts, e aonde esta >language clique e escolha >Brazilian Portuguese e é so salvar e pronto, blender em pt! Valeu ai Eduardo, bom tutorial bro, ajudando muito aqui =D

  9. Cristiano Berriel disse:

    como faço para receber as teclas de atalho por e-mail? Já me cadastrei mas não recebe o e-mail! Help

  10. Cristiano Berriel disse:

    Recebi, muito obrigado!

  11. Douglas Henrique Fraga disse:

    Olá baixei este arquivo porem não consigo abrir o mesmo ele não localiza como se não estivesse nessa extensão blueprint.

    • Eduardo Garcia disse:

      Douglas, acho que não entendi bem.
      A imagem png funciona como blueprint, basta aplicar como background image e se certificar que está no modo ortogonal (5 no teclado numérico).
      Qualquer coisa baixa o arquivo final pra dar uma olhada 🙂

  12. jefferson disse:

    Como faço para me inscrever na newsletter?

  13. jefferson disse:

    Como faço para me inscrever na newsletter?

  14. jefferson disse:

    Eduardo, como faço para separar os objetos que havia juntado? É possível escrever com o lápis de cera e o desenho aparecer na animação?

  15. Haendel disse:

    Com que programa você criou o blueprint?

    • Eduardo Garcia disse:

      Usei o Inkscape, um programa de desenho vetorial gratuito. Como ele tem o Adobe Ilustrator e o Corel Draw.

  16. daniel disse:

    não estou conseguindo abaixar o download da lição

  17. Carlos Henrique disse:

    Eu não gosto de ficar fazendo comentário em internet, mas agora vou fazer pra tirar o chapéu pra você. Muito obrigado cara, tá me ajudando bastante. Sucesso !!

  18. Everton disse:

    Cara meus parabéns por esse site! Muito bons os tutoriais!

  19. Bruna Bueno disse:

    Como faço para dar zoom na imagem na hora q eu estou editando, pois eu n consigo mecher a imagem ai n consigo fazer as alterações corretas!

  20. Pedro Gomes disse:

    quando eu aperto algum dos numeros ele muda uma layer e não o q vc mostrou q era pra fazer

  21. Adriano Pizarro disse:

    Cara muito boa sua aula…repito ela varias vezes pra fixa na cabeça..valeu ela oportunidade de aprender mais e com qualidade..Parabéns!!!

  22. Tiago disse:

    Eduardo, o meu Blender é o 2.76, mas pra mim colocar a imagem ela não aparece, só aparece um monte de pastas como é que eu faço para achá la?

  23. carlão disse:

    oi nao consegui abrir a blue print me ajuda

  24. Medardo disse:

    Gente o Size das duas visões tem que estar igual para o modelo estar de acordo com as medidas do BluePrint!

  25. Erick Posso disse:

    Cara eu uso Notbook e não tem o teclado numerico, e os numeros da parte de cima não estão funcionando como tecla de atalho, como eu faço?

  26. David Wolf disse:

    Cheguei até a parte de fazer a parte de baixo da personagem, fiz tudo certinho, virei, mas quando chega na hora de alinhar com a parte de baixo eu não consigo mover a figura inteira, a meia esfera, ao apertar ele move apenas as arestas, onde eu aperto para poder mexer tudo? .-.

  27. Victor Guimarães Alves disse:

    Olá Eduardo, parabéns pelo seu trabalho!
    Estou com uma dúvida: Dentro do Blender, há a possibilidade de trabalhar com medidas (centímetros, milímetros, etc.)
    ?
    Gostaria de saber também se é possível fazer montagem de peças, como no solidworks.

  28. van filho disse:

    Olá Eduardo, estou com dificuldade em realizar a solda dos vértices. Segui os seus passos, mas quando dou o click em Remove Doubles não ocorre nada. Naquela parte de cima que indica a quantidade de vértices selecionados aparece uma mensagem dizendo que 0 vértices foram removidos. Pode me ajudar? Ah, muito bons os seus tutoriais!

  29. Luís Guilherme Miranda Spengle disse:

    O meu botão do meio não funciona,há uma tecla para substituilo?

  30. Tallys Augusto De Moraes disse:

    quando baixo o Blueprint ele n é reconhecido pelo o meu Blender e se eu clicar pra abri-lo já vem com tudo pronto, to fazendo algo de errado?

  31. RenatoBruschi disse:

    Olá me chamo Renato , quando tento fazer o corpo do robô e aperto “e” , na hora de apertar “z” os vertices ficam subindo e descendo como faço para parar?

  32. Paulo Henrique disse:

    Parabéns pelo vídeo, um dos melhores que eu já vi, bem simples e de fácil compreensão. Uma pergunta, onde eu consigo blueprints para iniciar novas modelagens? Agradeço pela resposta.

  33. Andre Jorgino disse:

    Simplesmente Fenomenal sua video aula, Parabens !

  34. Samuel Florencio disse:

    No meu ficou algumas partes invisiveis tipo na hora que coloco no Modo de Objeto ai aparece as partes que estao faltado, como posso “criar” essas partes?

  35. Caio Cesar disse:

    n consigo inscrever meu email, da erro.

  36. SuperDarkZero disse:

    Alguém tem o guia das teclas de atalho? Não dá mais pra se inscrever na newsletter ;-;

  37. Fernando Luiz disse:

    não consigo ver a blueprint com o metodo que vc ensinou, mas eu consegui com o botão direito direto no arquivo, só que a primeira etapa já estava feita. Eu quero fazer o passo a passo

  38. MARBSol 12 disse:

    Mano, quando eu abro a imagem ela não aparece, dai ai eu fui testa outra e funcionou direitinho,sabe ajuda-e por favor !!

  39. Edward Elric disse:

    Como eu aciono o modo ortografico no notebook?

  40. Vera Ivanov disse:

    Estou adorando, quero aprender muito com você, agradeço

  41. Yu Amieiro disse:

    meu brother, quando eu aperto o numero 5 do number pad ele só muda o angulo e não a perspectiva pro ortográfico o que pode ser ?

  42. Anthony Souza disse:

    Alguém aqui tem o wallpaper e o e-book com os atalhos?

  43. Guilherme Lima disse:

    Fala Eduardo, tudo bom? Cara, to achando tudo incrível, tem muito curso pago na net que me desanimou de tanta informação e pouca prática, parabéns! Quando tento me inscrever aparece isso » -99:Could not connect (ERR 110: Connection timed out)
    Não consigo o COMPILADO :O kkkk me da uma ajuda? Valeu, sucesso!

  44. ̶e̶l̶i̶v̶e̶l̶t̶o̶n̶ ̶c̶a̶i̶t̶a disse:

    INCRIVEL MANO , MAIS O TECLADO NUMERICO DO BLENDER SO FUNCIONA EM PC DE MESA NÃO E NOTEBOOK
    I EU QUEBRANDO A CABEÇA PARA FAZER ISSO , MAIS EU COMSEGI
    VALEU MANOOOOOOO

  45. Reidomcarlosjn disse:

    Mas como eu uso notbook não tenho o teclado numerico, o que eu faço?

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