Guia do Iniciante

Braços – pt1

Bora complicar melhorar um pouco?

Teclas de atalho para esta lição

  • Make faces/edges  – F
  • Corte em Loop (Loop cut) – Ctrl + R
  • Separar vértices em novos objetos – P
  • Seleção em círculo – C
  • Layers – M
  • Atalhos para layers – 1,2,3,4…

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

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guia-de-teclas-de-atalho

Layers

layers

Nessa lição também utilizamos os layers para organizar os objetos na hora de modelar.

Podemos alterar um objeto de layer pressionando M com ele selecionado, e escolhendo o novo layer. A alteração de layers pode ser feita com vários objetos ao mesmo tempo, basta ter vários objetos selecionados.

Pra ativar o layer basta clicar sobre ele, e pra ativar vários você deve segurar Shift, do mesmo jeito que fazemos quando queremos selecionar vários objetos.

Seleções

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tipos-de-selecoes

Parte do Guia de Teclas de Atalho

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Além dos Modos de Seleção que podemos alterar com Ctrl+Tab, também utilizamos algumas outras ferramentas de seleção, como a seleção em borda e a em círculo (Veja na imagem ao lado, que inclusive é parte do Guia de Teclas de Atalho).
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Arquivo da lição para Download

 

Conte-me aqui nos comentários como foi fazer a mão,  tudo tranquilo?

Comentários

59 respostas para “Braços – pt1”

  1. Lucian Henrique disse:

    Fala ai cara, blZ? Parabéns aí.. ta me ajudando muito!
    Então me tira uma dúvida? No caso se for um personagem Humano, o ideal é Modelar os Membros junto ao corpo ou modela-los separados igual ao robô?

    fiquei com essa dúvida aqui, pq no caso, um braço humano e uma mão por exemplo, o personagem vira a mão aí a “pele” iria rotacionar dando a impressão de pele .. deu pra intender?
    Grato.

  2. Lucian Henrique disse:

    Outra pergunta!, Vc excluiu as duas faces do braço, a de cima e a de baixo, isso tem alguma diferença ou é só questão de deixar com menos face mesmo?

    • Eduardo Garcia disse:

      Diferença no visual não faz, a quantidade a menos também não faz grande diferença (se fosse modelo pra game qualquer vertice a menos é melhor), então só removi pq era uma face desnecessária mesmo.

      • Lucian Henrique disse:

        Vlw! e Parabéns Pelo site! Seu Videos são Muito bem explicados! ja estou me familiarizando com o Blender! tava meio dificil pq eu tava acostumado com o Maya. rs! mas to pegando o jeito! vlw!

  3. Lucian Henrique disse:

    E outra pergunta! to te perturbando! rs.. se eu for fazer um personagem as roupas eu modelo junto ao corpo ou separado? se for separado, como eu “ligo” elas ao corpo?

    • Eduardo Garcia disse:

      hehehe de boa @lucianhenrique:disqus.
      Essa uma decisão que cabe a quem está executando o projeto, as duas formas são válidas, então você deve escolher a que se encaixa melhor ao seu propósito.
      E pra ligar objetos separados usamos o Rigging.

  4. Eduardo César disse:

    Edu! Não consigo separar a mão do braço, e não sei porque isso acontece. Talvez eu tenha apertado algum atalho pra unir os dois objetos e não percebi! 🙁 De qualquer forma, como faço para separá-los? (Tentei achar algo na Blender Wiki, mas não encontrei)

    • Guest disse:

      OPS! Consegui! 😛
      Se alguém estiver com o mesmo problema que eu, eu fiz o seguinte: No Edit Mode, selecionei apenas as faces da mão e apertei “P”, e escolhi a opção “Selected”

  5. Eduardo César disse:

    Eu empaquei um tempão na hora de passar a mão para outra camada porque de alguma forma, a mão não estava separada do braço. Aí parei o vídeo, dei uma volta na internet inteira pra achar como que faz pra separar, e logo depois você usa o mesmo atalho que encontrei. Rindo muito de mim mesmo hehehehee

  6. Ariane Escudero disse:

    Fiz o tutorial em um pc no trabalho, quando eu trouxe para casa estava sem a blueprint, ai quando eu coloco a imagem igual indicado no primeiro vídeo o da right aparece, só que a da front não aparece!! vou ter que refazer tudo.. =(

    • Eduardo Garcia disse:

      Vi seu comentário só agora (um mês depois oO)

      Todas as imagens que você usa no blender elas são apenas linkadas, se você movê-las de pasta ou abrir o arquivo .blend em outro lugar elas não vão mais aparecer, necessitando então que você refaça.

      Pra “empacotar” as imagens dentro do arquivo blend você tem que ir até File -> External Data e marcar a opção “Automatically Pack into .blend”, assim a imagem passa a fazer parte do arquivo blend.

  7. kkk… acho que volto amanhã… horas seguidas de Blender matam!

  8. David Silva disse:

    Só um comentário, pessoalmente eu acho que ensinar a encontrar as ferramentas nos menus facilita a fixação, ao invés de apenas citar os atalhos do teclado, por quê sabendo localizar as funções nos menus e lendo os balões de dicas se aprende os atalhos também, mas é minha opinião não sei se outros concordam. Ótimo curso até mais 🙂 !

    • Eduardo Garcia disse:

      Ahhh sim, faz todo sentido, vou ver se enfatizo essa parte.
      É que eu estou acostumado (vício) a usar os atalhos apenas hehehe, tem menu que nem lembro de cabeça onde fica pra vc ter ideia.

      Valeu a dica David 🙂

  9. Gustavo alves disse:

    CARA EU TIVE UM PROBLEMA QUE EU N CONSEGUI RESOLVER DE JEITO NENHUM, SABE NAQUELA PARTE QUE VC DIVIDE O DEDO DO RESTO DA MAO? ENTAO NA PARTE DE FAZER O ENCAIXE DO DEDO NO RESTO DEVOLTA FICAVA UM RISCO FLUTUANDO NA PARTE ONDE EU DEVERIA POR O ENCAIXE DO DEDO(N SEI SE ENTENDEU)AI EU TIVE QUE BAIXAR O ARQUIVO E JUNTAR A MAO AO MEU PROJETO PQ REPETI VARIAS VESES E CONTINUEI COM O MESMO PROBLEMA SE PODER ME AJUDAR FICAREI GRATO VLWWWW

    • Eduardo Garcia disse:

      I aí Gustavo!

      Não entendi bem, pode postar um print pra eu ver?

    • Wadans Aguiar disse:

      eu tive o msm problema o q aconteceu comigo foi na hora de fazer os cortes no dedo eu nao tinha separado o pulso do resto da mão dai fez um corte la tmb
      Qud fui pra fazer o buraco do dedo ficou a linha flutuando dai percebi que essa linha era uma face entao selecionei o modo face no edit e exclui as faces( tava tao colado que parecia arestas) e depois pronto deu tudo certo

  10. Fiz maior emboleira e tive que voltar desse ponto :[

  11. Lucas Mendes disse:

    Olá Eduardo,parabéns pelo tutorial.Só que eu travei aqui por um probleminha que eu estou tendo e gostaria que você me ajudasse:
    No blender quando preciso mexer em um vertice ou em uma face,ele move todo o objeto e não a face ou o vertice que selecionei.Não sei o que aconteceu,pois segui o tutorial passo a passo e de repente aconteceu isso.Se você puder me dar uma força eu agradeço Eduardo.Valeu!

  12. Roberto Monteiro disse:

    Opa estou com um pequeno problema, quando eu vo passar a mão pra outro layer, eu não consigo passar pro edit mode eu aperto tab e mesmo assim ele só fica no object mode, oque eu to fazendo de errado?

    • Eduardo Garcia disse:

      E aí Roberto! Talvez algum bug no atalho, não sei.

      Tente fazer usando a barra da 3D view, altere lá pra edit mode.

    • Ramon Brandão disse:

      Provavelmente tem outro objeto selecionado em alguma camada.. vc tem de achar ele e apertar A para tirar a seleção…

  13. jefferson disse:

    Boa noite Eduardo! Como faço para separar os objetos que tinha juntado?

  14. Saulo Andrade disse:

    muito bom suas aulas estou aprendendo bastante
    Parabéns pela iniativa!
    abração Eduardo!

  15. Alberto Lucas disse:

    Ta de parabéns cara, pela sua iniciativa de repassar o seu conhecimento. Nessas primeiras aulas que assistir já aprendi bastante, as aulas são curtas o que facilita o aprendizado, melhor do que assistir a um vídeo de 1hr e não aprender nada. Parebéns e um abração jovem…=D

  16. Marina Madureira disse:

    estou com um problema com aquele atralho da virgula que você disse. estou usando o notebook,e quando aperto a virgula, não faz a rotação tão de perto do objeto…tem alguma sugestão pra esse caso? se não tiver atalho, então em que parte do menu eu encontro esse mesmo comando?

  17. Robson Sousa disse:

    Tive um problema na hora em que vc vai adicionar o cubo no braço e vc poe o cursor 3d em cima da articulação, no seu o cursor fica certinho nas duas visãos no meu não fico,alguma coisa fiz errado so não sei o que

  18. Robson Sousa disse:

    Tive um problema na hora em que vc vai adicionar o cubo no braço e vc poe o cursor 3d em cima da articulação, no seu o cursor fica certinho nas duas visãos no meu não fico,alguma coisa fiz errado so não sei o que

  19. Robson Sousa disse:

    Consegui resolver entendi agora na hora que adiciono o cubo quando mechi nele deu pra ajustar pois não interferia na outra visão

  20. Gabriela Koepsel disse:

    Tive um problema gigantesmo kk quando ia copiar a parte do cilindro com o X recuado no modo objeto copia o corpo junto como se eles fossem ligados, já refiz mas o único jeito é copiar tudo e no modo de edição apagar o novo corpo, existe algum outro jeito? Adorei as vídeo-aulas.

  21. Lor De Ballinger disse:

    Ola Eduardo, parabéns por esse espaço e por seu esforço em passar seus conhecimentos, esta me ajudando muito…gostaria de fazer uma pergunta, creio eu q seja simples pra vc….bom, quando crio a articulação, as faces ficam invertidas, com a parte externa virada para fora, no sketchup e so clicar com o botão direito e inverter faces, mas o mesmo não ocorre no blender…hahaha…poderia me explicar como mudo isso? abraços!

  22. luiz anselmo reis seixas disse:

    Amigo, elogiar seu trabalho se torna desnecessário, pois acredito que vc próprio tem a ciência da importância do que estas fazendo, mas de antemão reforço a opinião de centenas de milhares de pessoas que têm acesso a esse maravilhoso tramalho… É simplesmente SUPER!
    Agora vamos a questão em si. Quando utilizo as teclas de atalho do teclado numérico, acontece que no meu Blender ativa a seleção de Camadas e isso está me atrasando pois na maioria das vezes tenho que utilizar do mouse.

  23. Paulo Muniz disse:

    Ola, primeiramente gostaria de agradecer pelos tutoriais, voce e muito bom pra ensinar.
    Estou com um pequeno probleminha, quando vou fazer um corte no dedao do personagem, so corta ate metade do dedo, por que isso ocorre? me desculpe a noobice rsrs, Desde ja obrigado!

  24. Patrick Franco disse:

    Meu Deus, me ajuda!!! Cara, eu tava fazendo aqui, aí teve uma hora que era pra por no modo de Vertices mas eu apertei CTRL+TAB e a mão ficou azul com essa bolinha 🙁 Oque eu faço?

  25. Patrick Franco disse:

    Cara me ajuda!! Eu tava indo fazer a mãe e aí tinha que ir pro modo de edição de vértices mas quando eu apertei CTRL+TAB a mão ficou azul e apareceu essa bolinha. OQUE EU FAÇO?

  26. joao disse:

    bom dia Eduardo. parabéns pelo blog, pelas vídeo aulas e pela iniciativa. cara, acredite, sua vaga no céu esta garantida!!!
    estou começando agora no blender e o vídeo do robô é perfeito pela simplicidade e pela quantidade de informação que é passada sem assustar e manter uma vontade de evoluir.
    por hora minha duvida é:
    – qual o raciocínio para determinar os segmentos de uma peça? no caso do cilindro das juntas percebi que 12 é o numero de vértices do “x” e que ao ‘escalonar’ todos se unem (perfeito!). ja na esfera inicial não consegui identificar. ja percebi que divisões maiores não fica legal o recorte para braços e pernas. tem alguma dica especial?
    meu foco é arquitetura. estou ansioso para chegar no video do lugar abandonado e da xicara. mas quero fazer todos que se referem a modelagem e render.
    muito obrigado!

  27. Leonardo Magalhães disse:

    Eduardo, parabéns pela iniciativa, as aulas são excelentes!
    Uma dúvida, estou seguindo as lições desde o começo, mas parece que não tenho a mesma precisão que você tem aí ao mover um objeto, seria alguma configuração?
    Abraço!

  28. Gabriel Paiva disse:

    Poxa, sou novo nisso tudo. Mas até a parte do braço fiz numa boa, porém qnd fui fazer a mao, e fui ajustar com “B” pegando nos dois vertices da ponta para botar pro lado <- para ficar certinho, ele nao está indo devagar. Está indo MUITO, ai n tem como deixar certinho. Oq será q fiz, oq cliquei p isso acontecer? :c

    Pode me ajudar?

  29. Deyvson Aguiar disse:

    O meu braço deu tudo certinho e o encaixe eu deixei perfeito sem sobressalencias. Vlw a aula! https://uploads.disquscdn.com/images/0d83d406cf7cde34bac79db7b64fdbd5c87184b97289d992acfc279e009f4362.png

  30. Mary disse:

    Bom, uma duvida simples kk, por que a cor fica diferente as vezes? segui cada passo e mesmo assim ficou mais escuro, é falha ou algo ruim?
    https://uploads.disquscdn.com/images/dd866be3d6a20ee40ee006f5f168b45bd13ce2bc85b44171f8de9444fbac6dda.jpg

  31. Bruno Garcia Lopes Higuera disse:

    Olá Eduardo Gostei muito dos seus tutoriais, estou na lição quatro, porem notei que ao criar os objetos ficaram sendo como um único objeto, copo, braço. Como faço pra separar?

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