Criando um lugar abandonado

Neste tutorial abordamos diversas ferramentas e ações, dentre elas destaco aqui algumas mais importantes:

  • Texturização um pouco mais avançada com Cycles
  • Partículas
  • Addon IvyGen
  • Uso de background

 

Resultado final (clique para ver maior):

LugarAbandonado-wallpaper-2

E como é de costume, deixo aqui o arquivo final para download assim como as texturas para que você crie a sua própria imagem.

Então é isso aí, estou aguardando o seu resultado aqui nos comentários, aaahh, e antes que eu me esqueça, curta a página do BlenderPower no facebook ou siga no twitter.

Eduardo Garcia

Formado em Desenvolvimento de Sistemas. Utiliza o design e a programação como ferramenta de criação.  Freelancer à 5 anos atendendo empresas por todo o Brasil. Professor por amor a disseminação de conhecimento.

Comentários

48 respostas para “Criando um lugar abandonado”

  1. joe reis disse:

    First…. rsrsrs, ainda vou fazer uma segunda versão, mas segue a primeira, obrigado pelo tutorial cara, e parabéns pelo trampo.

    • Eduardo Garcia disse:

      Second hehehe
      Boaa!!!! que bom que gostou do tutorial cara 🙂
      Diminui um pouco a saturação dos ramos marrons, deixa um pouco mais cinza, acho que vai ficar melhor ainda.

  2. Alisson Fernandes disse:

    Fiz o meu; mesmo (não sei por quais motivos) as pedras terem ficado sem textura e agrupadinhas demais, (não sabia que alterar a posição delas na hora de seleção em grupo mudaria 😛 ) não adicionei detalhes próprios além de mudar a cor da escada. Acho que pra primeira vez que crio algo no Blender está bom 😀
    Tutorial fera cara, parabéns!!

    http://prntscr.com/4q7i3w

    • Eduardo Garcia disse:

      Legal Alisson! curti o resultado.
      Sobre as pedras, verifique se lá na aba Render das partículas você NÃO marcou a opção “Whole Group”, e tente marcar “Pick Random”. Tente também aumentar o valor “Ramdom Size” nessa aba, isso vai deixar o tamanho das pedras mais aleatório.

      • Alisson Fernandes disse:

        Valeu pelas dicas Eduardo! Vou ver se ajusto isso e mostro aqui. Estou pensando em criar uma animação e decidi ver seus tutoriais, pois os achei mais completos que outros que encontrei, além é claro da sua dedicação e contato com seus inscritos/visitantes (como já lhe disse em meu e-mail). Estou primeiro vendo minha capacidade em acompanhar seus tutoriais, começando pelos mais complexos; depois estudar sobre cada função no Blender; e, com determinação, modelar nesse nível usando minha imaginação. Você está sendo de imensa ajuda na realização de meu projeto XD

      • Eduardo Garcia disse:

        Criar animações não é um processo fácil, mas nada que determinação e insistência não resolvam 🙂
        Quando ficar ponto me avise que eu quero ver/divulgar hehe

    • joe reis disse:

      Cara, achei excelente, parabéns mesmo. Não sei se o azul é a melhor escolha, o vermelho me pareceu da a impressão de ferrugem que fica legal, mas tem que tentar mudar detalhes realmente para entender melhor os conceitos.

    • Dan Francisco jr. disse:

      legal..

  3. Guest disse:

    Aqui o meu!! Pra mim o tuto valeu para aprender a pintar com texturas. Já tinha visto, mas nunca tinha tentado. Agora entendo melhor como funciona, e só tenho que praticar. Valeu!

    • Eduardo Garcia disse:

      O melhor jeito de aprender é praticando mesmo né, faz uma diferença enorme.
      Curti, você não teve dó de planta hehe, não sei se era a intenção deixar escuro, mas acho que se você colocar o Sun direcionado pra parece vai ficar melhor.
      Mas isso é questão de gosto mesmo, o seu ficou mais “terror”.
      E que bom que está aprendendo, não deixe de postar aqui os seus resultados 🙂

      • raitoringo disse:

        Também nao entendi pq ficou tao escuro, a força do sol tá maior do que a do tuto, e a imagem de fundo tem uma emissão maior tbm. Mas sei que tenho uma luta eterna com luzes, que nunca fica como quero T_T

      • Eduardo Garcia disse:

        hehee isso é normal.
        Dando uma rápida olhada,parece que está escuro por causa do direcionamento do sun, ele está apontado pra baixo, tenta colocar ele inclinado em direção a parede do fundo que talvez melhore

      • raitoringo disse:

        Verdade, ficou bem mais claro. Valeu!

    • joe reis disse:

      Cara, temos esse foi o que ficou melhor até agora, me parece que faltou as marcas de umidade na parede, inclusive o da escada. mas as plantas ficaram foda, principalmente aquele musgo ali na esquerda, ficou nojento, kkkk parabens cara.

    • Dan Francisco jr. disse:

      legal

  4. David disse:

    Parabéns pelos tutoriais.
    Não precisa alterar a rotação dos objetos. No painel das partículas, é só marcar a opção rotation, e em initial orientation escolher a opção none.

  5. William disse:

    Ótimo tutorial. Eu fiquei meio confuso na hora de pintar as texturas, mas depois notei por causa da aba slot. Mas aí deu tudo certo depois.

  6. Matheus disse:

    Meu resultado:
    Eu inclinei a câmera de propósito a fim de “aproximar mais” a perspectiva da ideia de observador real. A noção do efeito é perceptível, mas não no nível que eu esperei. Eu gostaria de ter editado alguns parâmetros da trepadeira, pena que não dá para mudá-los uma vez que você “segue em frente”.
    Também adicionei esse triciclo jogado na área, para ajudar a comunicar a ideia.

    Obrigado pelo Tutorial, Eduardo.

  7. Guest disse:

    Eduardo to com uma Dúvida.
    Por mais que eu aperte Control + N no modo Edit, ele não está invertendo as normais!
    O que eu faço?

    • Eduardo Garcia disse:

      O Ctrl+N alinha as normais pra fora (de acordo com o julgamento do blender), pra colocar elas pra dentro, vc tem que ir na barra de ferramentas logo após o ctrl+n e marcar a opção Inside.

      Não esqueça de selecionar tudo no modo de edição antes 🙂

  8. Daniel Castanha Figueiredo disse:

    Achei muito legal o tutorial! Parabéns
    Fiquei curiosos que na sua imagem final, a luz que entra no ambiente ganhou um pouco de volume, como fez?

  9. Kevin Rodrigues disse:

    parabéns pelo Tutorial ficou ótimo, será que você podia me passar o link ou qualquer algo do tipo das texturas? eu não estou conseguindo por aqui.

  10. Dan Francisco jr. disse:

    esse cano n ficou legal …rsss

    • Eduardo Garcia disse:

      boa!!
      Coloca marcas de infiltração saindo de onde ele é preso na parede :), ajudar a parecer que ele pertence a esse lugar.

      • Dan Francisco jr. disse:

        vlw.. vou dar uma melhorada !! coloquei um uma rede de fios… so que meu notebook ta trabalhando com so um nucleo no processador.. ae ele apanhou legal..kk

  11. Daniel Bones Torres disse:

    Hey eduardo na hora de colocar infiltrações nas escadas, não importa quantas vez eu aperto Ctrl+N nem no modo objeto nem no modo edição ajuda ai cara…

    • Daniel Bones Torres disse:

      ja resolvi esse problema mas tem outro quando vou ppintar as bordas depois das infiltrações na escada e tals, nas quinas eu não acho aquelas opções la, nem a textura original
      a minha e so preta eu vou pegar aquelas infiltrações e pintar as bordas

      • Eduardo Garcia disse:

        E aí Daniel, que bom que foi :))

        Eu não entendi o que está acontecendo agora.

  12. Fabio Christian Zabotto disse:

    meu o seu tuto e bem bacana e aprendi algumas coisas que eu nem sabia,segui mais ou menos mas não cheguei aonde queria mas to feliz que estou no caminho,vou fazer outras para ver se chego la!

  13. Vitor disse:

    Seus videos são os melhores da net. Parabéns pelo trabalho! Esse site ainda vai bombar

  14. Volstag Thunderhead disse:

    O link das texturas utilizadas não está mais disponível

    • Felipe Conte disse:

      Tambem tive esse problema. Faz assim: baixa o arquivo final dele e põe na sua pasta de arquivos Blender, depois você vai no SEU arquivo que você está trabalhando, clica em “file” lá em cima e clica em “append”, seleciona o arquivo dele (que voce baixou) e seleciona “images”. Então é só selecionar todos os que aparecerem e apertar enter. Então, todas aquela fotos estão no seu arquivo agora, e toda vez que precisar delas é só clicar nas setinhas do lado de ”open”. Um pouco complicado de explicar, mas funciona.

  15. Eduardo, manooo.

    Faz mais tutoriais assim, velho. tem uma galera do thearchitectureacademy que fizeram um curso bem show sobre arquitetura no blender (Sou estudante de arquitetura) e, percebi que sua linha é mais o marketing / video production, porém se vc puder, tenta dar uma pegada de modelagem arquitetonica, interiores, renderização, maquete eletronica… puts, seria bom demais, sua metodologia é massa,

    meus parabens!

    Segue o meu que fiz faz um tempinho, ta meio bugado vou refazer pra praticar e tentar aprender o que não lembro

  16. Felipe Dardis disse:

    Olá Eduardo! Deve estar já ciente de que todo mundo acha bom seus trabalhos…rs mas vai ai meu comentário também rs…Bom pra caramba! Excelente, de verdade! Eu queria saber onde você consegue essas imagens, montadas com Alpha e com outros detalhes para uso.
    Obrigado e um Abraço!

  17. Felipe G3 disse:

    Tentei colocar um Zumbi ali, acho que ficou legal. 😀 😀

  18. herbert ferbi disse:

    CARRA ERRO NO LINK DAS TEXTURAS.

  19. Jean Draco disse:

    https://uploads.disquscdn.com/images/e4061bffc449e5b4efb086b892fba542617682f8b5d4bd8f2d0ffbfc04b21ca3.png
    Olá Eduardo, eu tava fazendo o meu cenario e ele ficou rosa, e eu nao sei como consertar .-., eu já percebi esse erro no tutorial do Robizinho e sempre na parte do editor de Nós, eu queria saber porque isso acontece , alguma configuração que coloquei na instalação?
    Please me ajuda.

  20. Caio César Marçal Ayres disse:

    Consegui finalizar o meu o/, obrigado pelo tutorial, você explica muito bem =D

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