Como criar um picolé

Assuntos abordados nesta aula:

  •  Modelagem com modificadores
  • Partículas
  • Modo escultura
  • Configuração de Shader e renderização

Resultado: 

picole

Render sem materiais:

picole-clay

 

Clique aqui para baixar a textura utilizada no tutorial, e aqui para baixar o arquivo final.

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Eduardo Garcia

Formado em Desenvolvimento de Sistemas. Utiliza o design e a programação como ferramenta de criação.  Freelancer à 5 anos atendendo empresas por todo o Brasil. Professor por amor a disseminação de conhecimento.

Comentários

35 respostas para “Como criar um picolé”

  1. raitoringo disse:

    My result ^_^

    Não sabia que logo colocar, e pus um do FFVII hehehe Sorvete sabor Barret+Aeris xDDD

    Valeu pelo tutorial. Posso fazer uma sugestão de tuto?

    • Eduardo Garcia disse:

      Boaa, obrigado por compartilhar o resultado aqui!! O resultado ficou bem legal!
      Eu achei o palito pequeno, mas se essa era a intenção, tudo certo.

      Claro que pode 🙂

      • raitoringo disse:

        Queria saber um pouco mais sobre fazer texturas mais realistas usando normal map/spec/occlusion como na imagem abaixo. Eu sei um pouco, mas as que faço nunca ficam como quero e nao sei onde tô errando. Valeu! 😉

      • joe reis disse:

        Cara, eu concordo como raitoringo, apesar de imaginar que seja muito dificil dominar as texturas e pintura… valeria a pena. Pq por exemplo, quando chega nas partes de mexer nos nós, pqp, fico perdido mano, kkkk. flws.

      • Eduardo Garcia disse:

        Esses nós são um problema mesmo, uma galera já me pediu pra fazer um tutorial só falando sobre eles hehehe, acho que não demorarei a fazer.

    • joe reis disse:

      Muito bom, ficou legal mesmo. Começarei o meu na sexta.

  2. andreiafb disse:

    Quando crio o sistema de partículas, elas não ficam coladas na superfície do objecto, ficam a “voar” à volta dele… Alguma sugestão?

    • Eduardo Garcia disse:

      Estranho oO
      Verifique se o ponto de origem dos pedaços estão no centro do objeto, se não estiverem ctrl+shift+alt+c -> Origin to geometry (no modo objeto) para cada pedaço.
      Se não for isso, posta as configurações do sistema de partículas pra que eu possa ver.

    • Jonatas Amaral disse:

      só pra ter certeza que não esteja havendo erro humano(ahh lembrando que
      ainda não pude ver o tutorial, então pode ser que nesse ele fez
      diferente)
      Certifique-se que você colocou o sistema de partículas para o modo Hair

  3. Cleiton Bengua disse:

    Muito bom o teu tutorial. Já indiquei o teu site para uns amigos meus que sempre me pedem referências em português.
    Gostei da didática, da dicção e do teu humor.
    Parabéns e continue assim.

  4. Matheus disse:

    Meu resultado:

  5. Samir disse:

    Nâo consigo baixar a textura

  6. Ricardo Marques Jr. disse:

    Meu resultado:
    Quero agradecer e parabenizar você Eduardo por esse incrível trabalho, tenho aprendido muito através do blender power, Parabéns por disponibilizar esse material de excelente qualidade, em português e gratuitamente, muuitooo Obrigado mesmo!!

  7. Oshiro Hiro disse:

    Parabéns Eduardo! Você é muito didático em todos os tutoriais, tem
    roteiro, é organizado e principalmente: fala bem! com desenvoltura! Show
    de bola!
    Futuramente vou compartilhar com você algumas melhorias nos tutoriais para diminuir um pouco os trabalhos repetitivos.

    Sucesso!

  8. Ricardo Marques Jr. disse:

    Olá Eduardo Tudo bom?
    Eu estava usando o blender pra fazer um trabalho da escola e não estou conseguindo fazer o “fundo dele”
    Não sei oque é, mas notei que no tutorial do sorvete por exemplo, atras do sorvete estava “trasparente” e aki no meu projeto está cinza, oque posso fazer para arrumar isso?
    Gratoo

    • Ricardo Marques Jr. disse:

      Obrigadoo, fui no video dos tomates e consegui me achar, era realmente a transparencia que estava desativada.
      Muito obrigado por todos seus materiais disponiveis, e sua disposição de sempre estar nos ajudando com as nossas duvidas, Não vejo a hora de sair novo tutorial *-*

  9. Wagner Constantino disse:

    Olá Eduardo, tudo bem?

    Estou usando a versão 2.75 released e na hora de usar o Boolean para fazer a mordida diz que a operação não pode ser executada.
    Você sabe como resolver isso?

    Abraços!!

  10. Alef Meireles disse:

    Vlw pelo tuto Eduardo, Meu Render aí, boa noite…

  11. Alef Meireles disse:

    Vlw pelo tuto Eduardo, Meu Render aí, boa noite….

  12. Jonathan Kuhn disse:

    Muito legal o Tutorial! estou aprendendo muiiitooooO, Obrigado! e aki esta o Meu picolé!

  13. Alexandre Oliveira disse:

    Saaaaalve mestre Edu… tudo certo? Primeiramente quero te agradecer por dispôr do seu tempo e nos propiciar um material tão bom quanto este…
    Segue o meu render para que tu possa ver… fiz uma pequena homenagem ao BLENDERPOWER, espero que goste.
    Só mais duas coisinhas… teremos mais tutos (rs)? e não consigo fazer o registro na newsletter, infelizmente dá erro.
    Grande abraço, mestre.

    https://uploads.disquscdn.com/images/262d6f81580f6288cba5ee1c48f51330d100071f51664a09db46a83a6a20cd24.jpg

  14. Diogo Vieira disse:

    Acredito que pra esse estudo já deu, e vou deixar finalizado assim, partir pra um próximo quem sabe mais pra frente eu volto pra melhorar, obrigado por todo a base de ensino aí Eduardo, sensacional suas aulas, espero que volte ainda com mais vídeos, valewwww 😀
    https://uploads.disquscdn.com/images/63a6c8b300197754e01c8975987cf952fbc8986f71d388121141540a64a58631.jpg

  15. Diogo Vieira disse:

    Acredito que pra esse estudo já deu, e vou deixar finalizado assim, partir pra um próximo quem sabe mais pra frente eu volto pra melhorar, obrigado por todo a base de ensino aí Eduardo, sensacional suas aulas, espero que volte ainda com mais vídeos, valewwww 😀 https://uploads.disquscdn.com/images/da38f47401e588a5988f6c572daced23edef4cc60a2128e712903d9d748722d1.jpg

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