Utilizando Modificadores – Guia do Iniciante Lição 6

Nesta lição vamos falar sobre modificadores, explicar o que são, mostrar os mais utilizados e aplicá-los no personagem.

Antes e depois da aplicação dos modificadores

O que são os modificadores?

Falando de maneira superficial, modificadores são efeitos que aplicamos nos objetos afim de conseguir algum resultado específico. Eles podem alterar a geometria da malha completamente de maneira não destrutiva, o que significa que não perdemos o objeto inicial e podemos voltar atrás em qualquer alteração rapidamente.

modificadores

Sessão modificadores no painel propriedades

Modificadores citados no vídeo

  • Subdivision Surface: Suaviza a superfície através da subdivisão da malha
  • Solidify: Dá espessura aos objetos/faces
  • Displace: Deforma os objetos utilizando as informações de cor de uma imagem/textura
  • Mirror: Espelha o objeto no eixo especificado
  • Bevel: Adiciona chanfros nos objetos
  • Array: Duplicado o objeto na direção(eixo) especificada

Shading Smooth

O Shading Smooth não  é modificador mas vale ressaltar aqui devido à  sua utilidade em suavizar superfícies em conjunto com o Subdivision Surface, bastando apenas selecionar o objeto no Modo Objeto e ativar o Smooth na barra de ferramentas.

shading-smooth

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Bora pros comentários!

Comentários

  • IgorFreitas

    Eduardo, eu ja tenho uma boa experiencia no Blender, digo experiencia de saber como funciona nao de fazer coisas bonitas kkkk, mas eu penso um profissional trabalhando e usando o Blender ele vai usar TODOS os recursos? Queria saber se voce em todo seu trajeto usou todos ja disponiveis no Blender para fazer seu trabalho..

  • Alisson Fernandes

    IgorFreitas “Eduardo, eu ja tenho uma boa experiencia no Blender, digo experiencia de saber como funciona nao de fazer coisas bonitas kkkk, mas eu penso um profissional trabalhando e usando o Blender ele vai usar TODOS os recursos? Queria saber se voce em todo seu trajeto usou todos ja disponiveis no Blender para fazer seu trabalho..”

    • Eduardo Garcia

      I aí Alisson!
      Dificilmente cara, vai depender basicamente da sua área de atuação (animação, modelagem, texturas, etc)

  • Alisson Fernandes

    Olá Eduardo! :D Acho que encontrei algo melhor para passar o tempo livre aqui hehe

    http://imgur.com/a/t3GvC#1

    • Eduardo Garcia

      *-* que foda!!
      hehe gostei bastante das referências de filmes

      • Alisson Fernandes

        MMMMMuuuuuuuiiiittttttooo obrigado mesmo!!!!! :D Nem sei o que escrever. Eu esperava algo bem básico, até pedi ajuda ao meu amigo sobre o que criar uma pose, ele sugeriu o James Bond, essa cena me veio à mente, eu pensei que ficaria algo ruim durante a produção, mas o resultado final me surpreendeu com o que já sou capaz de fazer, graças a você ^.^

  • Daniel Castanha Figueiredo

    Eduardo, muito obrigado pelos tutoriais!
    Tenho uma dúvida:
    Eu estou treinando em Mac e Notebook, mas o atalho da tecla “, ” (vírgula) para travar a rotação da visualização no objeto não está funcionando. O que faço?

    • Eduardo Garcia

      I aí Daniel! valeu!

      Dá uma olhada nas configurações das teclas de atalho, veja se estão de acordo com a imagem.
      Caso você não encontre essa hotkey dentro do grupo 3D view, vc mesmo pode criar um novo usando essas mesmas configurações da imagem, pode até setar uma tecla diferente pra isso (mas cuidado pra nao sobrepor outra existente)

      • Daniel Castanha Figueiredo

        Que bacana Eduardo, eu fiz aqui!
        Obrigado pela atenção!
        :)

        • Eduardo Garcia

          o/ legal!

      • Daniel Castanha Figueiredo

        Muito obrigado Eduardo! :)

  • http://twitter.com/RonielAlvesTr4x Roniel Alves

    Muito Bom!

  • Wadans Aguiar

    eduardo me ajuda aqui, o meu robo ele nao está no centro, e qud eu tento selecionar pra ele ir pro centro só vai o corpo, como faço pra por ele no centro confere ai no print (minha blueprint nao esta no centro acho que isso atrapalhou dai criei o robô fora do centro)

    • Wadans Aguiar

      aaa consegui, não tinha visto o vídeo todo dai num vi que tinha esquecido de colocar o corpo na hierarquia kkk
      agora deu certo kkk. Aproveitar logo pra agradecer to aprendendo muita coisa com suas aulas.
      Valeu por disponibilizar todo esse material gratuito.

      • Eduardo Garcia

        Aaaa sim, que bom que conseguiu.
        E Obrigado wadans :)

  • Gezzy Ramos

    Ola Eduardo, Parabéns pelo seu trabalho e muito obrigado!!!
    Seguinte o dedo do meu personagem ficou mais suave mesmo aplicando as mesmas configurações na modificação (exceto no segmento, o que deixa ainda mais diferente :/ ), vc saberia por que?

    • Eduardo Garcia

      Valeu Gezzy!
      Tenta aumentar o ângulo (angle lá no modificador bevel) pra ver se melhora, acho que vai.

      • Gezzy Ramos

        Vlw pela atenção ^^

    • Gezzy Ramos

      Resolvi kkkk
      diminui a angulação no dedão, mas n entendi pq fico diferente @.@

      • Eduardo Garcia

        Ahhh sim, é o valor angle do modificador, talvez sua modelagem tenha ficado um pouco diferente e precise de um ângulo maior

        • Gezzy Ramos

          tendi ^^ Brigadão o/

  • Carlos Henrique

    Eduardo, quando eu aperto ALT + R as rotações são resetadas, se eu aperto ALT + S o tamanho também é resetado, o problema é que na construção do meu robô, quando eu criei o objeto ele estava diferente daí meu robô fica com uma pose bem estranha. Sabe como posso resolver isso?

    • Eduardo Garcia

      Carlos, vc pode colocar ele na posição correta apertar Ctrl+A pra aplicar a rotação, assim essa nova posição passa ser a posição padrão dele

      • Carlos Henrique

        Eduardo, muito obrigado pela ajuda, estou no Blender há um mês e sinto que sem seus tutoriais não estaria conseguindo fazer nada. Muita coisa pra aprender ainda. Obrigado pela atenção!

  • Marcos Ribeiro

    eduardo?
    queria saber o que fiz de errado, fui aplicar os modificadores no meu robô e quando fui aplicar o solidify ele ficou com esse risco em volta da testa, o que será isso?

    • Eduardo Garcia

      Talvez tenha vértices separados ali e o outro solidify esteja afetando, difícil saber só olhando hehehe.

      Mas dá uma olhada se são os outros modificadores, desativa eles pra ver.

  • Marcos Ribeiro

    olá pessoal!
    eduardo?
    me ajude por favor apliquei os modifiers como vc nos orientou mas ao aplicar nos braços, ele ficou meio torto.
    não sei o que é.
    outra duvida!
    também notei um probleminha nas articulações, o “X” da articulação não ficou bem definido.
    o que será?

    • Eduardo Garcia

      E aíii, o erro de cima parece ser por causa de algum vértice no interior do objeto ligado de alguma forma estranha, dá uma olhada no modo de edição.

      Pra excluir essa aresta defeituosa -> vá pro modo de edição e selecione o modo de seleção de arestas com ctrl+tab, selecione a aresta e x->edges pra deletar.

      E o de baixo são os valores dos motivadores que você tem que ir alterando (imagino)

  • Kalina Sucata Rúcula

    thanks

  • Eduardo Bezerra

    Tudo bem xará? Eu estou tendo dificuldades para concertar a parte de baixo, e eu só percebi que ela não encaixou quando eu usei a subdivision surface. Poderia dar uma força?

  • Andre Franzim

    Opa Eduardo! No video vc diz aumentar o shading smooth, então la vai a duvida: Esse recurso por mais que eu clique funciona apenas uma vez?
    O resto esta indo bem cara!
    De feedback tenho uma coletanea paga bem conceituada no mercado e no caso o curso de blender perde de muito para o seu.

    Desde ja, obrigado!

    Opa preciso relatar aos adm’s que assim que fiz um registro no disqus.com nao consigo mais entrar no blenderpower.com.br e recebo alem de um comunicado de conta suspensa um aviso para entrar em contato com meu provedor de hospedagem.
    O estranho é que a requisição do metodo GET retorna apenas um 302 seguido de um 200 e nao indica nenhuma alternativa. Vale lembrar que se eu estivesse bloqueado os senhores não estariam lendo esse post!

  • Jpcariocaleal Cariocaleal

    o meu modificador displace não deforma a malha, só altera a posição do objeto,