Renderização – Guia do Iniciante Lição 7

Vamos aprender o que é renderização e finalmente renderizar o nosso personagem.

Renderizadores e suas diferenças

configuracao-de-materiais

Configuração de materiais no Interno, Cycles e Game Engine (clique para ver maior)

É importante saber que cada renderizador tem suas próprias configurações de render e materiais. É como aprender a dirigir, cada carro tem suas diferenças mas a vantagem é que na essência todos são parecidos. O mesmo ocorre com os renderizadores, entendendo um já te ajudará a entender os outros, bastando apenas algum pequeno esforço pra aprender as diferenças.

 

Tipos de lâmpadas no Cycles

Tipos de lâmpadas no painel propriedades

Tipos de lâmpadas no painel propriedades

  • Point: Similar a uma lâmpada comum, é um ponto de luz que emite em todas a direções.
  • Sun: Simula a luz do sol, onde os raios de luz se propagam em uma única direção. A posição da lâmpada não influencia no resultado, apenas a direção.
  • Spot: Os raios saem de um ponto e se propagam em formato de cone.
  • Hemi: O Hemi não é suportado pelo Cycles, então é renderizada como se fosse uma lâmpada Sun.
  • Area: O raios de luz se propagam a partir de um plano.

 

Alguns tipos de Shaders no Cycles

Segue abaixo alguns Shaders disponíveis no Cycles.

Muitos me perguntam sobre a diferença entre Shader e Material. A verdade é que o conceito dos dois pode se misturar um pouco dependendo do contexto, mas basicamente o Shader é o programa que descreve como a superfície vai reagir à  luz, já o material se refere a todas as configurações que fazemos em relação a esse Shader, como por exemplo, o mix de dois Shaders ou o anexo de imagens a ele.

Teclas de atalho

  • Visão da câmera – 0
  • Controlar a câmera no modo FPS – Shift + F
  • FPS – Ir para frente – W
  • FPS – Esquerda - A
  • FPS – Ir para trás - S
  • FPS – Direita – D
  • FPS – Ir para Baixo – Q
  • FPS – Ir para Cima – E
  • Delimitar área de render na 3D view – Ctrl + B
  • Excluir delimitação de render – Ctrl + Alt + B
  • Maximizando/Minimizando Painéis - Ctrl + Seta pra cima
  • Renderizar – F12
  • Abrir último render – F11

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

Se quiser acessar o guia basta se inscrever na newsletter! Logo em seguida você receberá um e-mail com um link para download. Lembrando que a qualquer momento será possível sair da newsletter.

guia-de-teclas-de-atalho

Exemplo citado no vídeo

O exemplo citado no vídeo é de um tutorial aqui do BlenderPower, nele eu mostro todo o processo de modelagem e render de um picolé.

picole-thumb

Como criar um picolé

Arquivos para Download

Arquivo da lição anterior.

Clique aqui para baixar o arquivo final dessa lição, ele está pronto para renderizar, basta apertar F12 e esperar alguns minutos (só não é mais rápido que miojo).

 

Dúvidas, críticas, sugestões etc. Vocês já sabem :)

Comentários

  • Magno

    Ola Eduardo Que tal meu androide kkkkkk

    • Eduardo Garcia

      O primeiro a postar!!! parabéns :)

      • Magno

        Claro que falta a parte do olho e tudo mais, mais gostei bastante dos videos e seu sem palavras….

        • Eduardo Garcia

          Parte pro próximo!! :)

  • Adriel Oliveira

    Ta ae rsrs…

    • Eduardo Garcia

      o/

  • Edmar Miller

    Pra começar acho que ta bom. Parabéns pela iniciativa. Quando abri o arquivo para dar continuidade, tá bem estranho… sabe dizer o que é?

    • Eduardo Garcia

      Curti o render!!
      Não faço ideia pq aconteceu isso oO, bizarro.
      Tenta recuperar do arquivo ROBO.blend1

      • Edmar Miller

        Valeu! Vou fazer assim.. vou baixar seu arquivo e continuar. Mas vou deixar esse salvo aqui… ta muito estranho mesmo… Se movimento o “Robo” as partes dele aparece quando tocam a projeção da câmera… rs

  • Othon

    Eu dei uma diferenciada no meu e transformei em mulher :D
    Alias parabens pelos tutos ;) consegui aprender bastante até aqui !!!

    • Eduardo Garcia

      O mais engraçado, não tem jeito kkk

    • Leandro Theonn

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    • Gustavo Henrique

      kkkkkkkkkkkkkkkk massa

  • Alessandro Souza

    Estou tendo muita dificuldade em continuar com a aula pq o menu material que aparece p mim é diferente do que vc ta mostrando, ae to me perdendo. estou fazendo algo errado. me ajuda pfv!

    • Eduardo Garcia

      Ahh sim, é que você ainda está usando o Renderizador Interno, você precisa mudar pro Cycles.

      Ele fica na barra de informação, no topo, escolha Cycles Render em vez de Blender Render

  • William Turner (Snake)

    Bem legal :)

  • Wellington Oliveira dos Santos

    Brincando um pouco com o meu robô!

  • Douglas Campos Silva

    Só na hora de fazer a pose que percebi que o dedão da mão direita ficou para o mesmo lado que na mão direita kkkkkkk

    • Douglas Campos Silva

      tinha esquecido de pousar ele no solo haha

      • Eduardo Garcia

        Legal! Curti a pose, ficou bem dinâmica.

  • Marvin

    Aperto a tecla 0 mas o meu robô desaparece.

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Você precisa fazer a câmera mirar para o personagem usando os atalhos ensinados no tutorial. A câmera não está focando o personagem.

  • Marvin

    Eu aperto 0 e meu modelo some completamente. So tem este atalho? Obrigado.

    • Eduardo Garcia

      I aí!

      A tecla 0 (zero) transfere pra visão da câmera, se o objeto some é pq ele não está na frente da câmera.
      Tente mover a câmera pra que ela consiga “filmar” o objeto.

  • Matheus

    Meu resultado, direto da Batcaverna.

  • Matheus

    Outra pose, renderizado com o Octane.

  • Marcos Martins

    Saudações Eduardo Garcia esta ae o meu trabalho seguindo voce passo a passo desde o primeiro video.
    Voce esta de parabens com o trabalho, estou começando ja faz um mes com o Blender ja faço parte do Blender Brasil e procuro ser o mais profissional possivel.

    Obrigado Por sua ajuda e no que precisar conte comigo.

    Sumatrax

    • Eduardo Garcia

      Seja bem vindo Marcos!!!
      E Muito obrigado pelo comentário, é bastante motivador pra mim :)

  • Marcos Martins

    Esse acabei de fazer depois que vi o seu tuto.. é simples mas fiz somente lembrando de suas dicas.. gastei 1 hora para modelar. ( estava pensando teria como voce montar algo colocando os “ossos” para movimentar o personagem no BGE teria como? ou voce ja tem algum video sobre isso?)

    Abraços

    • Eduardo Garcia

      No começo demora mesmo, mas os próximo sairão mais rápidos e com mais tranquilidade.

      E valeu a dica, estou a um tempo querendo fazer um tutorial desse tipo, tá faltando :(

  • Alisson Fernandes

    Olá Eduardo!! :D Tutorial mais uma vez incrível!!!

    Aqui está meu resultado (300 samples / 1540×1320 / ~1 hora de render) Preciso de um PC melhor se eu quiser continuar aumentando a qualidade dos meus trabalhos. O meu Celeron não está nem pedindo água, está pedindo nitrogênio líquido :o

    http://i.imgur.com/u8tAYtl.jpg

    • Eduardo Garcia

      Boa!
      Eu coloco pra renderizar de madrugada kkkk

      • Alisson Fernandes

        Vlw :D
        É uma alternativa, mas eu não me aguento na ansiedade de vê-lo pronto rapidamente X_X

  • Guest

    O meu ficou assim!

  • Kaio César

    Tava pensando em por um cachorro robô atrás dele.

    • Eduardo Garcia

      Quero verrr!!!! posta aqui quanto fazer :)

  • Joedson Campagnucci

    Muito Bom os Tutoriais

  • http://rodrigo-sabbat.blogspot.com.br/ Rodrigo Sabbat

    Cara, estou curtindo demais suas vídeo aulas! Você tá de parabéns!
    Conheço o Blender faz um bom tempo e brinco com ele também há muito tempo, mas a maioria dos tutoriais ensinavam “como fazer tal coisa”, ou “como criar isso e aquilo” e mesmo assistindo eles, sempre tive um bocado de dificuldade de fazer o que EU queria, pois tinha aprendido algo muito específico. O seu tutorial é o primeiro que eu vi que ensina MUITA coisa mesmo! Você não tá nos ensinando a fazer um robô; você está nos ensinando a usar o Blender de fato. Aprendi mais com esse seu Guia do Iniciante do que aprendi em diversas video aulas e tutoriais por aí. E só pra finalizar, pra não ficar um texto muito grande, acho que o seu site é o melhor site brasileiro sobre Blender da atualidade. Sem puxasaquismo! Parabéns, e por favor, continue com esse magnífico trabalho! :D

    Aqui tá o teste do meu robô. Até o fim das vídeo aulas, mostro aqui uma versão dele mais personalizada. Abraço!

    • Eduardo Garcia

      Cara, e por causa de comentários como esse que não pretendo parar, Muito obrigado :)

      E está indo muito bem nos estudos.

  • Jorge Reinaldo Nascimento Sant

    Ótima iniciativa do curso,realmente dígina de louvor.Muitas pessoas que desejam ingressar na área de CG serão beneficiadas,Meus parabéns.

    • Eduardo Garcia

      Muito obrigado Jorge!!

  • Wesley Sombra

    Turtoriais de ótima qualidade! Pretendo ver os outros. Criei o meu personagem desde o início, mas na hora de renderizar, por algum motivo, o quadril não foi renderizado. Algum comentário sobre isso? Depois eu baixei o arquivo do post para renderizar todo o robô.

    • Eduardo Garcia

      Obrigado Wesley.

      Talvez a renderização foi desativada lá no Outliner, veja se o ícone da Câmera está ativado pra esse objeto

      • Wesley Sombra

        É foi isso mesmo, talvez eu tenha desmarcado com algum atalho. vou até ver se têm atalho pra isso. Obrigado.

  • Eduardo Rezende

    Legal até xD

  • Fernando Silva

    A parte de Sampling nunca boto mais que 25 porque minha placa é da amd e o cycles não da suporte :/ ai deve demorar oque tu demorou com 600 pra fazer uns 50 samp

    • Eduardo Garcia

      heheh, sei como é, minha placa de vídeo é uma geforce que não tem suporte pra render, então uso o processador também. Uso um Athlon II x4.

      • Fernando Silva

        Caramba, meus pessames por nós rs, sobre o processador, estava com um Athlon tbm e agora que mudei pra um FX parece que piorou a situação, até o linux parou de funcionar, to tendo que usar Windows

        • Eduardo Garcia

          kkkkk tristee

  • Elias Martins

    Veja como Ficou o meu.
    Renderizei com 600 amostras demorou 7:37
    Estava faltando uns tutoriais em Pt-br com esta qualidade.
    Parabéns… vou aprender muitas coisas você estou muito grato

    • Eduardo Garcia

      Valeu Elias!!

  • Marcelo Henrique

    O meu robo mandando um break

    • Eduardo Garcia

      hahaha Boa!!

  • http://twitter.com/RonielAlvesTr4x Roniel Alves

    O meu^^

  • Marcel Chagas

    Cara obrigado, os seus são os melhores tutorias sobre Blender que já encontrei!!! O meu ficou assim:

    • Eduardo Garcia

      Aee!! Valeu Marcel.

  • Wadans Aguiar

    vs

    • Saulo Andrade

      UFC de robos kkkkkk
      ficou manero!

      • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

        Gostei muito do seu! Você conseguiu um excelente resultado! Gostei dos reflexos! Você trabalhou muito bem a iluminação! O braço ficou refletido no robô! Muito bom! Cores lindas!

  • Gezzy Ramos

    ta awe hehe’

    • Eduardo Garcia

      Boaaa, na lição sobre composição, vc pode isolar o material do sabre a aplicar um glow

      • Gezzy Ramos

        Ha sim hehe’ vai fica show kkk :D
        Muito obrigado Eduardo!!!

        Te enviei uma duvida pelo formulario de contato, mas n sei se fiz certo pq aqui vc responde mais rapido kkkkkkk

        • Eduardo Garcia

          hehehe, é que as notificações daqui eu recebo no e-mail principal, no formulário eu recebo num e-mail que só uso pra isso e não entro com frequência, mas sempre respondo :)

          • Gezzy Ramos

            ha sim tendi ^^
            Por via das duvidas deixo aqui tbm kkk’
            Sab quando clica em uma (face, aresta, vertice) com o direito do mouse segurando alt (seleciona uma fileira), gostaria de saber se tem como fazer aquilo intercalando automaticamente, sem ter que ir um a um.

          • Eduardo Garcia

            Pelo que eu sei, só apertando Shift+alt+botao direito, talvez possa ter um atalho melhor, não sei.

          • Gezzy Ramos

            Dessa forma ele seleciona todos tbm, n intercala :/
            Mas tudo bm, fazer o que kkkk”
            Obrigado pela atenção!!! :D

          • Eduardo Garcia

            Calma aí, acho que achei a solução.
            Seleciona as duas extremidades, usando o shift aí.
            Depois aperta espaço e digite “Select Loop Inner-Reigion”, nem precisa digitar tudo e use essa ferramenta.

            Ela se encontra lá no menu Select também.

          • Gezzy Ramos

            Tbm n kkk’
            mas axei um jeito de fazer, manual só que mais rapido kkk”
            Vlw ^^

      • Gezzy Ramos

        consegui fazer o brilho no olho e tudo mais (referente a proxima aula), porem o mapeamento do sabre mistura com o do robo, ai quando aplico o brilho no sabre o robo tbm recebe isso :/

        • Eduardo Garcia

          Desculpa a demora :)
          Talvez eles estejam usando o mesmo material, tenta ver se é isso.

          • Gezzy Ramos

            Então, eu modelei o sabre separado do robo e depois importei ele para junto do robo. O problema é no mapeamento uv, quando faço o mapeamento do sabre ele junta com o do robo, n sei como separar isso :/
            Entao na hr que vo fazer modificação pós render o robo recebe o brilho do sabre.
            Onde meche com os nodes aparece apenas o mapeamento uv do robo :/

          • Eduardo Garcia

            Se forem os mesmos objetos, seleciona os vértices do sabre e aperta P -> Selection. isso vai fazer ele se separar em um novo objeto, daí vc exclui o material e adiciona outro pro sabre.

          • Gezzy Ramos

            O sabre ja é um objeto separa, alias ele é picado em varios pedaços, tem o cabo que sao 3 objetos e a luz. E cada parte do sabre tem seu material

          • Eduardo Garcia

            Posta o arquivo .blend pra eu dar uma olhada

          • Gezzy Ramos

            Coloco aqui ou mando por email no link contato?

          • Eduardo Garcia

            Como preferir :)

          • Gezzy Ramos

            Enviei pra vc no email

  • http://salaecerveja.com.br Thiago Bezerra

    VELHO!
    queria ter mais tempo pra concluir logo esses tutoriais, kkk
    já estou na parte final do robô e quero partir ( assim que concluir a pintura digital e nodes ) pra o tutorial da casa abandonada, sou estudante de arquitetura e quero aplicar esses conhecimentos às maquetes eletronicas.. principalmente porque o pessoal usa só 3ds max e desvaloriza o blender, mas ele é um concorrente de igual pra igual, já deu pra ver.

    Muito obrigado por disponibilizar isso, cara, você colocou tudo da melhor forma possivel.
    confesso que as vezes dava preguiça de aprender, tantos tutoriais espalhados, ninguem mostrava assim uma luz “vc tem que aprender isso, depois isso, depois isso”
    colocavam pra fazer canecas, pratos e mil coisas chatas.. vc ensinou um processo e ao longo do tempo eu ja acredito que seja capaz de avançar meus estudos pra pegar o que eu realmente quero,
    se fizer mais tutoriais voltados pra casas, moveis e coisas que ajudem na minha área, tenha certeza que vou virar seu fã mais ainda!

    meu robô boxeador tá aí, 76%

    • Eduardo Garcia

      I aí Thiago! O Blender compete muito bem, pra arquitetura então, vai ver que ele é uma ótima ferramenta.

      E MUITO obrigado, é muito bom saber que está gostando do conteúdo, tem muita mais coisa lega por vir :)

  • Saulo Andrade

    Profº Eduardo suas aulas são as melhores que eu encontrei na internet
    parabéns mesmo! estou aprendendo demais valeru cara!

    e aqui esta a imagem – golpe da garça manca

    • Eduardo Garcia

      hahaha valeu Saulo!!!

  • Anderson Delgado

    Hahaha tentei fazer o meu dançando forró kkkk meio fail….
    Tutorial Show de bola cara, nunca pensei que ia gostar tanto de um trabalho assim!
    Parabens Eduardo, desejo muito sucesso na sua carreira cara!

    • Eduardo Garcia

      *-* Valeu Anderson!!

  • Italo David

    Resolvi tentar kkkk saiu assim

    • Eduardo Garcia

      Perfeito Italo! fazer a textura agora emmm :)

  • Marcos Junior

    estou muito feliz com o resultado, valeu cara.

    • Eduardo Garcia

      Curti a pose, bem dinâmica :)

  • Ricardo Conesa Silva

    O pessoal Apelo o Meu so ta dando Txalzinho

  • Tiago Scholl Schell

    Dá para remover um objeto da seleção com o atalho Shift + Botão direito do mouse(clicando duas vezes). Fica mais fácil para selecionar vários objetos próximos.

  • Igor de Oliveira Albino

    Muito bom o tutorial + eu tenho uma pergunta no meu caso demorou 10 min para renderizar é normal isto? existe métodos de tornar este processo mais rápido?

    • Eduardo Garcia

      Opaa! É normal a demora, tudo depende de como a cena está organizada (tipo de luzes, materiais, etc) e a configuração do renderizador.
      Meio complexo, mas já estou produzindo conteúdo sobre isso :)

  • Robson Sousa

    Tai o meu hehehe

  • Italo Nonato

    o meu nao ficou tao legal e nao dei uma melhorada pq o pc q to usando e da xuxa ta travando dms e nao tenho muita paciencia, mais em breve irei postar com todos os detalhes e oque dizer ao professor eduardo garcia e que esta de parabens pelas video aulas e professor pois nunca mexi em nada disso e com 3 dias esse meu resultado e rapidao vou ter uns tops aki parabens Eduardo Garcia

  • Neno Lima

    Olá, Eduardo! O meu ficou assim, Robô Capoeirista, mas notei que não há esse reflexo nele como estão nos outro mesmo eu colocando o mix shaders… ahh outra coisa, meu notebook é um dell, i7 8Gb de RAM, vídeo AMD Radeon 6630m, quando cheguei nessa parte de renderização, o quadros estão muito lentos. O que devo fazer? obg pelas aulas.

    obg, o tempo para renderizar foi de 16min em 600 de amostragem.

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Para aparecer os reflexos você precisa colocar refletores na cena virados para o personagem assim como foi explicado no tutorial.

  • Will BasiliSco

    Gostaria de agradecer imensamente por esses tutoriais tão explicativos e didáticos, estou aprendendo muito!
    Depois vou melhorar essa iluminação, mas o meu está assim:

  • Will BasiliSco

    Olha o meu aí… fazendo pose de dança… srsrsrs

  • Will BasiliSco

    O meu ficou assim… dançando… rsrsrsrs

  • Dennys Anderson

    Tirando onda…

  • Ramon Juan

    Optei por manter o msm padrão que você ensinou…rsrsrs..mas cara, está show de bola seu site. Parabéns pelo excelente trabalho e pela ótima didática. Estou aprendendo demais!!!

    Um grande abraço!!!

  • Renan Mansano

    Nunca pensei que estaria tão bom assim no Blender, Obrigado!!! Seus tutoriais são demais!!!

  • Fabiano Ribeiro

    Uso um Celeron com placa de vídeo onboard, demorou meia hora para renderizar em 150 Samples UhasuaHUhs
    Deveria ter dado mais zoom mas gostei do resultado, parabéns pelo tutorial.

  • Ciro Borges Alves

    ai esta !! mas estou fazendo alguns ajustes, depois posto aqui !!! vlw, Eduardo, ajudou bastante !!!

  • Elivelton Castro Padilha

    Cara! Parabéns e muito obrigado por seus tutoriais, estão me ajudando muito! Eu fiz esse em render: 450. Mas tenho uma duvida, quando aperto ALT+R para resetar a rotação, ele fica todo retorcido e aleatório…tem alguma explicação para isso ou alguma forma de arrumar?

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Coloca o personagem na posição padrão, seleciona todo o objeto e clica em ctrl + A para aplicar as rotações. Depois muda a posição e clica em Alt+R. Isso deve resolver.

  • George Andre

    me ajuda

    sempre que aperto o 0 zero no teclado o personagem some. não consigo a visão da câmera muito menos centralizá-la

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Talvez seja porque a câmera não está apontada para o personagem e quando você clica no zero a câmera aponta para outra parte da cena onde seu personagem não esteja. Tenta posicionar a câmera de novo no personagem usando o atalho do tutorial.

  • Marina Madureira

    eu deixei ele sem pose nenhuma mesmo,mas aqui está o resultado do meu. Na hora de duplicar o material, eu selecionei a parte que queria aplicar a nova cor, e segui todos os passos de clicar no numero ao lado do campo do material, renomear o material cópia e tudo. Mas na hora que eu escureci a cor, as outras peças ficaram escuras junto,e não entendi por quê. Exemplo: pintei o “tronco” do robô e as outras peças de laranja. Aí fui seguir os passos que você indicou para mudar a cor da articulação do ombro. Depois de selecionar só ela, eu cliquei no número ao lado do nome do material, aí apareceu o material copiado, eu renomeei e escureci a cor. E então escureceu a cor não só da articulação do ombro, como também dos braços e das pernas e respectivas articulações, tudo junto. O que pode ter acontecido de errado? Seus tutoriais são muito bons e explicativos, tenho muito a agradecer, são bem sucintos e estão me ajudando muito a aprender e evoluir! Obrigada!

    • Eduardo Garcia

      E aí, talvez estejam fazendo parte do mesmo objeto, estranho

    • Eduardo Garcia

      Acho que os objetos são os mesmos, só isso explica, tente separar no modo de edição com P->selection

  • Patrick

    Vamos uma corrida?

  • Victor de Freitas

    Valew Edu! Muito Obrigado pelo Aprendizado!

  • Paulo Muniz

    Olha o resultado, valeu Edu! =D

  • Flávio Machado

    Robo Bboy :D

  • Jr77

    Dae galera eu consegui tambem!!!! hehehehe Vlw BlenderPower!!!!!!

  • Jr77

    imagem

  • Wesley Silva

    Consegui kk primeiro projeto no blender, até que fico bom achei muito massa a brincadeira kkk, parabéns pelo tutorial continue assim!!! =D

  • Wesley Silva

    Acabei kk meu primeiro projeto no blender e até que não fico muito ruim kk Seus tutoriais são muito bons continue assim agora vamos fazer o lugar abandonado =D

  • G3 Gameplay e Tutoriais

    Acabei o meu. Muito boa suas aulas.

  • Rafael Santos

    Ola estou com problemas para renderizar, os comandos que vc usa estavam dando certo mas meu blender é 2.76 e não tem os comando que vc utilaza para dar cor e textura da aula 7.

  • Rafael Santos

    To aprendendo!!!

  • Guilherme Faccin

    Robô ball z !!! Cara como que eu posso melhorar o efeito no “kamehameha”?

  • Marcos Bittencourt

    Mestre ta ai meu robo maromba.
    Poorem eu nao consegui fazer os braços dele e as pernas ficarem do mesmo tamanho foi tudo no olhometro mesmo ficou ruim por que eu nao lembrava como fazia pra ficar igual ai foi assim mesmo haha

  • ALEXANDRE MUNHOZ

    Parebéns pelos videos. Bem instruitivos e dinamicos!
    Aí está meu soldadinho de chumbo, digo, de “plastico” :D

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      ??

  • Roberth Jose

    Parabéns pelos tutorias, suas explicações são muito boas, Obrigado!
    Esse é o meu:

  • Bruno Henrique

    Cara vc é muito foda, foda mesmo, manow fiz robô tbm e ficou muito loko kk

  • Adeline

    tutoriais muito bons!!!!

  • BlackHawk

    Cara, não achei a opção surface
    http://prntscr.com/bm6dtm

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Ahh sim, é que você ainda está usando o Renderizador Interno, você precisa mudar pro Cycles.

      Ele fica na barra de informação, no topo, escolha Cycles Render em vez de Blender Render

  • Leonardo Lima de Matos

    O meu eu renderizei com 1000 samples! Porem demorou 34 min! Mas, gostei do resultado, vlw pelos tutorias apesar de fazer um uns 2 anos!!! É noix!

  • Gustavo Henrique

    Para quem quiser algumas cores mais parecidas com a do bonequinho original (hex):
    Plastico.1: EC8040
    Plastico.2: 844B24
    Plastico.3: 362419

  • Gustavo Henrique

    Contemplem o Han-Solobot! :V Aulas incríveis, Edu!

  • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

    É a minha primeira experiência no Blender. Acredito que o próximo deve ficar melhor. Vou fazer o tutorial de novo criando outro robô para aperfeiçoar as técnicas ensinadas e depois posto o resultado aqui. Excelente tutorial! Gostei muito! : ) O meu resultado está na imagem abaixo. : )

  • Shadowln
  • Jpcariocaleal Cariocaleal
  • https://www.facebook.com/pages/Place-Of-Darkness/351143101662007 Evandro Leite
  • marcus rerre

    https://uploads.disquscdn.com/images/4498da52383e75d3d17cadd787228cd4f8a0edd3a24aa74da5bc5e5289f0270d.jpg

    Como eu faço para aparecer esse “surface” no meu blender?
    Só aparece aqui com o projeto que eu baixei do tutorial, porem quando eu crio um novo projeto não aparece!!!!!

  • Alexsandro Da Silveira Marçon

    Eduardo na versão 2.77, como faz pra escolher os Shaders???? Não tem a aba Surface aqui.

  • Daniel Almeida
  • mendingo
  • Licinio Souza

    0/ excelente didatica, vc podia fazer uma cobrança pequena onde todos somados, podem mensalmente ou por tutorial, custear seu esforço. Parabens =] https://uploads.disquscdn.com/images/08d27d875702056dd6678170798f08037e5facac0ec22a61d4a3d4a6ac43fa89.jpg

  • José Carlos Ulchak

    Primeiramente parabéns pelas aulas, as suas são as melhores que encontrei. Segue meu robô… https://uploads.disquscdn.com/images/bc453fdc3790b32fabdab9dbd48a5479aa0cfeff2c336562bbaa8e6a73eb1472.png

  • Rodrigo Bloise

    Eduardo, o mega não deixa mais baixar arquivos, vc tem outro link para download das lições anteriores para que eu possa conferir se fiz tudo certo ?

  • Vinícius Alves
  • Wagner André de Miranda

    E ei cade o meu????Já tinha postado.

  • Wagner André de Miranda
  • Wagner André de Miranda
  • Black Mask

    vou montar um jogo a partir disto, posso ???

    e muito obrigado, seus tutoriais ajudam muito.

  • Diogo Vieira

    Já deu pra se divertir um pouco hehe, próxima aula aí vamos nós!!! Valew Eduardoo, muito bem explicado!!!!
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  • Jonny Cantao
  • Steve Rodrigues Mian
  • Ewerton