Materiais e Texturização com Nodes – Guia do Iniciante Lição 8

Nessa lição vamos falar sobre Nodes e utilizá-los no material e na pós-produção do personagem.

Na primeira parte, vamos usar os famosos Nodes para criar um material mais complexo para o corpo do robô, e na segunda parte irei utilizá-los em uma pós-produção na renderização, adicionando brilho no olho do personagem.

Veja abaixo o resultado:

Render-final

Tutoriais para assistir Antes

Pra que você se familiarize um pouco com os conceitos mostrados no vídeo, é bom dar uma olhada primeiro nos seguintes tutoriais.

uv_mapping_site_thumb

Mapeamento UV

DigitalPaint-site-thumb

Pintura de texturas

Teclas de atalho

  • Adicionar Nodes – Alt + A
  • Conectar Nodes – F
  • Conectar no node Viewer – Ctrl + Shift + Botão Esquerdo
  • Mover Backdrop - Alt + Botão do meio
  • Tamanho do pincel no modo Pintura – F

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

Se quiser acessar o guia basta se inscrever na newsletter! Logo em seguida você receberá um e-mail com um link para download. Lembrando que a qualquer momento será possível sair da newsletter.

guia-de-teclas-de-atalho

Texturas

Além das texturas que utilizei no vídeo, também vou disponibilizar algumas outras pra que você possa personalizar o personagem. Sinta-se livre para usar as diferentes formas em diferentes cores e criar um personagem único.

mascaras

Clique na imagem para fazer Download

E não se esqueça de postar o resultado aqui nos comentários.

 Arquivos para Download

Comentários

  • Guest

    Na hora que vai pintar os olhos, você poderia ter ligado a textura nova, momentaneamente, no segundo shader, já que possui 2, assim consegue ver as duas texturas ao mesmo tempo. foi o que eu fiz ficou mais fácil pra fazer os olhos. Depois desliguei a textura do segundo shader e prossegui com os passos como você explicou.

    • Eduardo Garcia

      Boa!!! nem me liguei nisso oO kkk

    • Wellington Oliveira dos Santos

      Na verdade não funciona, pelo menos não com o shader de glossy

      • Eduardo Garcia

        Vou dar uma olhada nisso depois

  • William Turner (Snake)

    Ta aí, adicionei um escudo e uma espada, coisa bem básica, porque nem caprichei.
    Não sei porque deu esse bug da luz dos olhos do escudo. :s
    Ótima aula :)

    • Eduardo Garcia

      Curti bastantee!

      O problema aconteceu pois o escudo também tem mapeamento uv, então ele também é considerado naquele node de UV na hora da composição pra gerar o efeito de brilho.
      Pra corrgir isso você teria que limitar o efeito apenas a área dos olhos, algo meio complicado de se explicar aqui =
      Willlian, eu montei um contest lá no facebook pra galera que tá modificando o robô, bora participar: https://www.facebook.com/events/737445816323762/?ref=4

    • Loki

      cara iluminati esse olho ai no escudo muda isso véi

  • Jessé Jackson

    seus tutoriais são fodas,, cara excelentes mesmo, gostaria de pedir um videos de você ensinado a por exemplo pegar esse personagem salvando sua textura e exportando o personagem pra unity3d por favor

    • Eduardo Garcia

      Valeu Jessé!!

      E obrigado pela dica :)

  • Jessé Jackson

    oia o meu eheheheh

  • Guest

    só não consegi fazer uma pose melhor por que fiquei perdido na hora huehue

  • João Victor

    Só não consegui fazer uma pose melhor por que fiquei perdido na hora huehue

    • Eduardo Garcia

      Boa!!!

  • Matheus

    Meu resultado. Batizei-o de Kripsko.

    • Eduardo Garcia

      hahaha boa!!

  • Guilherme Pacheco

    Achei que alguém já teria feito algo parecido com isso hahaha

    • Eduardo Garcia

      o BATEMA! hehe

  • Alisson Fernandes

    E aí Eduardo :D
    Estou com uma dúvida aqui. Eu quero importar à cena o machado do tutorial de pintura de texturas, como eu faço isso? Importando o objeto e a texturas juntos?

    • Eduardo Garcia

      hey!

      Vai em File -> append e navega dentro do arquivo que contém o objeto (fica dentro da pasta objects)

      • Alisson Fernandes

        Valeu Edu, mas ele importa apenas o objeto, eu quero o objeto e a textura dele também (Para poder fazer a pós-produção e a renderização), mas não consigo fazer isso, e quando tento manualmente, pelo node editor, isso interfere na textura do robô. Como faço para não acontecer?

        • Eduardo Garcia

          Estranho, se tem materiais e texturas aplicados a esse objeto elas devem ser importadas juntas oO

  • Alisson Fernandes

    Olá novamente Eduardo :D

    Infelizmente não consegui inserir o machado na cena. Descobri que ele vem com a textura e tudo mais, mas tenho que colocá-la manualmente pelo Node Editor, mas isso influencia diretamente na textura do corpo do personagem.

    Mas essa não é minha preocupação atual. Estou ansioso para ir ao tutorial de animação!! É melhor ir correndo XD

    http://i.imgur.com/39h4m03.jpg

    • Eduardo Garcia

      O machado deve ter um Material deiferente dos materiais do personagem, feito isso, basta adicionar um nodo image texture e carregar a textura do machado no material dele.

      Qualquer coisa poste um print da configuração de materiais :)

      • Alisson Fernandes

        Certo, vou dar uma olhada nisso em uma renderização futura, e posto aqui . :)

        Eu costumo mostrar esses projetos aos meus amigos, e pedir uma avaliação deles também (Uma crítica/sugestão a mais não faz mal a ninguém) Mas como eles não entendem muito do assunto, eu resolvi escrever uma breve explicação de tudo o que eu fiz, e achei interessante que você desse uma olhada também. Ver se não tem nenhuma informação errada ou algo do tipo.

        http://imgur.com/a/qqZeo

        • Eduardo Garcia

          Isso aí!!! tudo certo
          E pro machado, basta se certificar que ele usa outro material

          • Alisson Fernandes

            Ok Muito obrigado por tudo Edu ^.^

  • http://rodrigo-sabbat.blogspot.com.br/ Rodrigo Sabbat

    Bom, como eu tinha prometido, aqui está uma versão mais personalizada do meu robô. Não sei se eu me esqueci de fazer os olhos do robô brilharem ou se isso é no segundo vídeo que ainda não tive tempo de assistir. Então, deixo aqui o que fiz até agora! Abraço!

    • Eduardo Garcia

      Boa!!! :)

      Sim, a parte do brilho é na parte 2, pode ficar tranquilo.

  • Wesley Sombra

    Hehehe, meu robô ta pronto!!! Mas ainda vou tentar fazer uma animação

  • Marcelo Henrique

    Depois que eu cheguei a esse video eu tentei fazer o meu próprio robô aki esta ele

  • lucaz leao

    onde esta a textura usada para fazer a mascara do rosto não consegui achar?

    • Eduardo Garcia

      Opa! está junto com as outras texturas Lucaz :)

  • Daniel Castanha Figueiredo

    Ta ficando muito legal!!! :))

    • Eduardo Garcia

      legalll!!!

  • Daniel Castanha Figueiredo

    Ficou muito doido! Obrigado pelos tutoriais Eduardo! Parabéns!

    • Eduardo Garcia

      Tu é rápido em Daniel!!!
      hehehe, valeu por compartilhar cara :)

  • Sidney

    estou fazendo o robô, mas o reflexo dos planos om emission não está funcionando na parte preta, da máscara da face aplicada nele, por que?

    • Eduardo Garcia

      Pode ser que você não colocou Glossy nessa parte.
      Posta um print com a configuração de nodes do material, pra vermos melhor.

      • Sidney

        • Sidney

          pega o reflexo no corpo legal, mas na face fica opaco

          • Eduardo Garcia

            Aaa sim, o glossy é por padrão branco, não precisa conectar a cor nele, aí vai funcionar.

          • Sidney

            Cara.. vc é Froids rsss… valeu irmão (y)

          • Eduardo Garcia

            kkkkkkkkk valeu!

  • Sidney

    Terminei..

    Cavaleiros do Zodíaco Aee.. rss

  • danilo

    Cara vim aqui te agradecer,vi quase todos os seus tutorias,vc explica muito bem e detalhado o que se deve fazer,está de parabéns!
    consegui fazer a minha gambiarra de brinquedo usando seus tutoriais,muito obrigado,no aguardo de mais video aulas!!

    • Eduardo Garcia

      *-* gostei bastante!!

      • danilo

        Muito obrigado,tenho uma pequena dúvida,existe alguma maneira de aumentar o campo de visão da câmera?tipo deixa ela full na hora do render?com o angulo de visão completo igual a quando usamos o preview render,ou alguma manera de salvar uma Image com o preview render completo,obrigado desde já

        • Eduardo Garcia

          Se for o que eu estou pensando Danilo, dá pra mudar a distancia focal da camera, fica nas opções da câmera (com ela selecionada) lá no painel propriedades. Uma opção chamada Focal Length.
          Valores menores causam um campo de visão mais abrangente.

          • danilo

            Obrigado novamente Eduardo rsrs,era exatamente isso !!vlw

  • Felip Oliveira

    Excelentes tutoriais, Eduardo. Aproveito para deixar o meu robô, só fiz umas alterações nas articulações para parecer mais realista e tentei adicionar cintura e pescoço para aumentar os movimentos.

    • Eduardo Garcia

      Obrigado Filip!

      Gostei bastante da modificação e da pose, excelente!

    • Leandro Bernardo Braga

      A articulação superior da perna esquerda ficou errada quanto à sua rotação!

  • http://twitter.com/RonielAlvesTr4x Roniel Alves

    Ficou um pouco estranho mais satisfatório, obrigado pelos tutorias

  • Renan Capelari

    Ola, parabéns pelo canal e pelo site. Eu queria saber se vc sabe oq
    acontece de errado no meu. Quando vou para modo Texture Point, as linhas
    somem da imagem do UV. Só voltam quando volto pro modo de edição.

    • Eduardo Garcia

      E normal isso, só dá pra ver a malha no Uv/Image Editor no modo de edição :)

      • Renan Capelari

        Ah ta. É que no seu tava diferente e achei q tava fazendo algo errado. Vlw

      • Renan Capelari

        Onde ta as imagens que usou no video? Só encontro os personalizados.

      • Renan Capelari

        Onde fica as imagens que usou no video? Só encontro os personalizados.

        • Eduardo Garcia

          Está lá no meio junto com as outras Renan

          • Renan Capelari

            Ah sim obrigado. É que quando vi as imagens achei q se clicasse, baixaria 1 por vez e não que era um pacote.

  • Alexandre

    Muito bom os tutoriais parabéns por ter realizados tenho certeza que está ajudando muitas pessoas assim como me ajudou a intender um pouco mais sobre o Blender e sobre modelagem em geral, agradeço em nome de todos que aprenderam e estão aprendendo com esse site maravilhoso sobre Blender

    • Eduardo Garcia

      Muito obrigado Alexandre :) /

  • Wellington De Brito Almeida

    Até o momento só tive algumas dificuldades no que se refere a versão do software(algumas ferramentas mundão de lugar ou fiquei perdido, pois o Blender tem muita opções, fora que coloquei minha interface em português, mas já instalei a ultima 2.74 pelo menos eu acho que é), e nas muitas opções de ferramentas realmente todos os tutoriais são ótimos, eu estava muito desanimado do Blender, bom chega de v!@d@gem e final consegui concluir uma foto no blender

    • Eduardo Garcia

      o/ aee heheh

  • Lincoln Horst

    Sem criatividade para pose c.c, Parabéns pelos tutoriais, bom demais, não conhecia o programa agora não consigo parar de usar ele hauhauhauha

    • Eduardo Garcia

      Aí sim!!!! Isso vicia mesmo, te falarrr

  • Sebastian Schiavinato

    It’s helloween

    • Eduardo Garcia

      Boaa, e valeu cara, agora é partir pros próximoss!

      E logo logo tem mais tutorial :)

  • Anderson Delgado

    Por enquanto é isso kkkk meio estranho a camera mas vou arrumar no proximo render! Obrigado pelo ótimo tutorial!

  • Anderson Delgado

    Meu resultado! ehehe a pose ta meio estranha ainda mas gostei muito, ainda mais por nunca ter feito uma arte tão legal *-* sério cara que dahora kkkk!
    Mais uma vez obrigado pelas aulas!

    • Eduardo Garcia

      isso aí, Obrigado Anderson!

  • http://www.fabiozabotto.blogspot.com.br Fabio Christian Zabotto

    meu robozinho saiu, e ate que fim eu fiz um modelo texturizado

    • Eduardo Garcia

      O primeiro de muitos Fabio :)

  • David

    cara vc e foda vlw
    Olha ai o meu

    • Eduardo Garcia

      :)))))

  • Jefferson Cavalcante

    ola primeiramente admiro seu trabalho pelo um otimo profissional e professor.
    eu estou com um problema toda vez que eu renderizo, as partes das mãos nao renderiza sedo que quando vejo pela viewport ela aparece.

    • Eduardo Garcia

      Dá uma olhada no outliner se o render está desabilitado pra esse tipo de objeto (o ícone da câmera)

      • Jefferson Cavalcante

        muito obrigado mesmo problema resolvido

    • Neno Lima

      esse nome em chinês é uma textura em alpha? tem como postar o link?

      como vc fez a faixa? vlw

  • Robson Sousa

    Esse é o meu

  • Neno Lima

    Olá Eduardo, ainda não fui respondido, mas fico no aguardo, de antemão, já tenho mais uma dúvida. Consegui fazer uma “malaca” para mapear “quase” correto. Na verdade, quase eu digo porque houve esses deslizes que aparecem ai na imagem q anexo aqui. Dá uma olhada, tem como resolver ainda esse buraco ai ? vlw ein, muito show as aulas!

    obs: Descrição da máquina usada está na foto. Dai já poderia responder a última pergunta sobre o travamento que dá quando fazia renderização seguindo a última aula, não é no momento da renderização, é quando se está trabalhando com os objetos em cena, fica muito lento. vlw

  • Neno Lima

    Assisti aqui até o final desse bônus da Aula 8. Feliz com o resultado, mas triste pela complexidade :( mas é isso… não vou desistir e prosseguir, quem sabe um dia mexo com mais tranquilidade. Mas é show mesmo, viciante como muitos sabem.

    tá ai o meu resultado, mas as dúvidas que está na postagem abaixo ainda continuam.. vlw fui#

  • Ângela Rêgo

    Opa!! Também fiz o meu ;)

  • Rodrigo

    Olá Eduardo, não estou achando o arquivo da textura da face no post da aula 8 . só está aparecendo o arquivo final da parte 1 e 2. Aonde posso baixar?

  • Will BasiliSco

    Tá aí…
    Me embaralhei totalmente com os nodes, mas é questão de treino mesmo…

  • Bruno Rossi

    Eduardo valeu pelas aulas, vc é o cara.
    Mas preciso de uma ajuda, eu estava tentando colocar o sorriso do jack no rosto do robo mas a textura que aparecia no robo era a de colmeia, e não inseria a mascara, ai a textura acabou ficando com 3 mascaras na lateral, não consigo nem tirar as da lateral nem colocar o sorriso na face, como faz kkk

  • Alberto Neto

    Finalizada a versão homem de ferro kkkkkk

  • Ciro Borges Alves

    olá, Eduardo por onde eu baixo o arquivo da face do robo ? parabéns pelos tutorias, me ajudou muito !

    • Ciro Borges Alves

      ja achei !!

  • Elivelton Castro Padilha

    Não consigo selecionar textura paint!!!! O blender simplismente sai!!! E agora?

  • Marina Madureira

    tenho uma dúvida: quando fui pintar em cima da textura desenrolada, na aba ‘tools’ não apareceu para mim a opção alpha para selecionar…pode me dizer por que e o que eu faço? obrigada

  • Marina Madureira

    na parte 2 do tutorial tive mais alguns problemas: – o brilho dos olhos do meu robo ficou com uma falha em formato de risco,bem abaixo dele,como eu corrijo isso? e tambem,na hora em que fui renderizar,a minha renderizacao ficou delimitada,mesmo depois que eu tinha apertado aquele comando para des-delimitar….como faco pra fazer certo?desculpe os erros,meu teclado resolveu desconfigurar do nada….

    • Eduardo Garcia

      E aí Marina!
      Post um print do problema pra eu ver o que está acontecendo.
      Usou o ctrl+alt+b pra tirar o limite do render?

  • Mezaki Massaru Hagio (Mitsu)

    A imagem abaixo foi o que consegui! Muito obrigado Eduardo!

  • Juliana Furtado

    Olá! não estou achando o arquivo de download da texture mask da face, tem como me ajudar?

  • Juliana Furtado

    o meu cenário está louco. os painéis de luz que coloquei sumiram, e quando movimenot eles para baixo dessa área mais escura, eles aparecem. Quando subo, eles cortam assim que encostam na área mais escura. O que é isso?

    • Gustavo Henrique

      acho q apertando Alt+B resolve

  • Flávio Machado

    fico ótimo valeu pelos tutoriais…. só não entende por quer a luz dos olhos apareceram no topo do mapeamento uv !!?
    alguém poder me da uma luz fico muito agradecido!!!

  • Rafael Santos

    fim!!

  • gabriel dos santos silva

    Valeu pelas aulas cara. Vou continuar aprendendo no seu site até ficar fera neném

  • renan almeida

    o meu ficou muito legal kk

    • Gustavo Henrique

      Bem legal! kkk. Eu fiz o meu com a pose do Han Solo

    • Gustavo Henrique

      A imagem ta meio bugada, mas dá para entender

  • Lucas Carneiro

    Muito bom o tutorial,ta ae meu robo kkkk
    Duvida: o meu ficou com esse risco abaixo dos olhos, como faço pra tirar?

  • Lucas Carneiro

    Muito bom o tutorial,ta ae meu robo kkkk
    Duvida: o meu ficou com esse risco abaixo dos olhos, como faço pra tirar?

  • Lucas Carneiro

    Go Go Go Robozito Rangers!! terminei kkkkk
    ficou com um risco branco abaixo dos olhos, tem como tirar? Obrigado pelo tutorial, muito bom mesmo!!!

  • Magdiel Freire de Souza

    Só agora conheci seu canal, mas está ai até onde consegui chegar com muita dificuldade, mas valeu mesmo as explicações. Agora é praticar, pq é muita informação.

  • Jonathan Kuhn

    Terminei kkkkk obrigado!!!

  • Jonathan Kuhn

    terminei!

  • Eustacio Pereira De Oliveira N

    Muito bom tutorial,Obrigado mesmo cara!! Aki ta o meu projeto acabado…
    – HI DRONE !!!

  • Allan Alves Souza

    Prontcho terminei
    um Robô Mago

  • BlackHawk

    Dando Mortal :D

  • Shadowln
  • Jpcariocaleal Cariocaleal

    meu modelo está rosa e eu não mudei a textura de lugar. no modo material aparece tudo certo, mas na render…
    se alguem puder me ajudar eu agradeço
    https://uploads.disquscdn.com/images/03fa1c8717e50d8471a098863b87fae9f671c26a9872f20b437e5e2701c4a2de.png

    • Emanuel Xenos

      também está acontecendo o mesmo comigo , alguém socorre aqui !!

  • Flavio Fonseca
  • InfectuSxAnderson

    Excelente tutorial, segui em 2016 e só terminei agora, aprendi bastante e melhorei tudo que já sabia. Obrigado por disponibiliza-lo gratuitamente.

    https://uploads.disquscdn.com/images/46a829c5b2b5fe2962baf0662c2777cb875530ca495e8e36343f121cd66d15aa.png

  • Emanuel Xenos

    onde que está a imagem shape-face.png usado no video para desenhar o rosto

  • Leandro Dias

    https://uploads.disquscdn.com/images/277e4b81f1d25f61ce2edb2d2f7c9018a3050050d3297a071236d5fe4d96e4d9.png Parabéns!!! Seus tutoriais são ótimos!!
    Este é o Brasilis treinando pra Russia 2018!!! kkkk

  • Black Mask
  • Diogo Vieira
  • Anthony Souza
  • João André

    Alguém sabe se para funcionar a parte 2 no blender 2.78 tem que fazer alguma coisa antes, fiz e refiz, e não ficou com o olho assim.

  • José Raimundo Silva

    https://uploads.disquscdn.com/images/c71cef9be897a7b151526f5b5f4b3a421bbdbbc853f19873bba61b297a7f88c4.png
    Bom Dia, gostaria de saber por que ao aplicar a pintura de textura no meu acontece isso que está no print, já refiz os passos e não descobri, mas só acontece no render, nas outras Viewport Shading aparece a textura pintada normalmente.

  • José Raimundo Silva
  • Lucas Barroca
  • Diego Ferreira
  • Lucas Faial
  • Sergio Elidio
  • Claudinei Oliveira

    Eu estou com uma duvida, Como eu poderei usar os materiais criados em um personagem para um game, pois os materiais criados no cycles não aparecem em outros modos de renderização e o mesmo processo não funciona nos outros modos?