Modelando os braços – Guia do Iniciante Lição 4

Nessa lição vamos fazer os braços do personagem, modelando cada “peça” separadamente e aprendendo novas ferramentas no caminho.

Não se esqueça da Parte 2.

parte-2

Bora complicar melhorar um pouco?

Teclas de atalho para esta lição

  • Make faces/edges  – F
  • Corte em Loop (Loop cut) – Ctrl + R
  • Separar vértices em novos objetos – P
  • Seleção em círculo – C
  • Layers – M
  • Atalhos para layers – 1,2,3,4…

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

Se quiser acessar o guia basta se inscrever na newsletter! Logo em seguida você receberá um e-mail com um link para download. Lembrando que a qualquer momento será possível sair da newsletter.

guia-de-teclas-de-atalho

Layers

layers

Nessa lição também utilizamos os layers para organizar os objetos na hora de modelar.

Podemos alterar um objeto de layer pressionando M com ele selecionado, e escolhendo o novo layer. A alteração de layers pode ser feita com vários objetos ao mesmo tempo, basta ter vários objetos selecionados.

Pra ativar o layer basta clicar sobre ele, e pra ativar vários você deve segurar Shift, do mesmo jeito que fazemos quando queremos selecionar vários objetos.

Seleções

tipos-de-selecoes

Parte do Guia de Teclas de Atalho

Além dos Modos de Seleção que podemos alterar com Ctrl+Tab, também utilizamos algumas outras ferramentas de seleção, como a seleção em borda e a em círculo (Veja na imagem ao lado, que inclusive é parte do Guia de Teclas de Atalho).

Arquivo da lição para Download

 

Conte-me aqui nos comentários como foi fazer a mão,  tudo tranquilo?

Comentários

  • Lucian Henrique

    Fala ai cara, blZ? Parabéns aí.. ta me ajudando muito!
    Então me tira uma dúvida? No caso se for um personagem Humano, o ideal é Modelar os Membros junto ao corpo ou modela-los separados igual ao robô?

    fiquei com essa dúvida aqui, pq no caso, um braço humano e uma mão por exemplo, o personagem vira a mão aí a “pele” iria rotacionar dando a impressão de pele .. deu pra intender?
    Grato.

    • Eduardo Garcia

      Entendiii, no caso de modelagem orgânica você deve fazer tudo junto mesmo pra poder ocorrer essa deformação.
      Basicamente assim: http://www.3dluvr.com/ly/images/hero_wireframe.jpg
      Procura por “human wireframe” ou “human topology” no google que você vai entender melhor.

      • Lucian Henrique

        Intendi! Vlw.. Obrigado!

  • Lucian Henrique

    Outra pergunta!, Vc excluiu as duas faces do braço, a de cima e a de baixo, isso tem alguma diferença ou é só questão de deixar com menos face mesmo?

    • Eduardo Garcia

      Diferença no visual não faz, a quantidade a menos também não faz grande diferença (se fosse modelo pra game qualquer vertice a menos é melhor), então só removi pq era uma face desnecessária mesmo.

      • Lucian Henrique

        Vlw! e Parabéns Pelo site! Seu Videos são Muito bem explicados! ja estou me familiarizando com o Blender! tava meio dificil pq eu tava acostumado com o Maya. rs! mas to pegando o jeito! vlw!

  • Lucian Henrique

    E outra pergunta! to te perturbando! rs.. se eu for fazer um personagem as roupas eu modelo junto ao corpo ou separado? se for separado, como eu “ligo” elas ao corpo?

    • Eduardo Garcia

      hehehe de boa @lucianhenrique:disqus.
      Essa uma decisão que cabe a quem está executando o projeto, as duas formas são válidas, então você deve escolher a que se encaixa melhor ao seu propósito.
      E pra ligar objetos separados usamos o Rigging.

  • Eduardo César

    Edu! Não consigo separar a mão do braço, e não sei porque isso acontece. Talvez eu tenha apertado algum atalho pra unir os dois objetos e não percebi! :( De qualquer forma, como faço para separá-los? (Tentei achar algo na Blender Wiki, mas não encontrei)

    • Guest

      OPS! Consegui! :P
      Se alguém estiver com o mesmo problema que eu, eu fiz o seguinte: No Edit Mode, selecionei apenas as faces da mão e apertei “P”, e escolhi a opção “Selected”

  • Eduardo César

    Eu empaquei um tempão na hora de passar a mão para outra camada porque de alguma forma, a mão não estava separada do braço. Aí parei o vídeo, dei uma volta na internet inteira pra achar como que faz pra separar, e logo depois você usa o mesmo atalho que encontrei. Rindo muito de mim mesmo hehehehee

    • Eduardo Garcia

      kkkkkkkkkk acontece, dá nada não

    • Patrick Franco

      Eu também HUEHEU

    • Souza Ramos

      como vc fez para separar?

      • Ivens Joris

        com P vc separa, e com Ctrl + J vc une

  • Ariane Escudero

    Fiz o tutorial em um pc no trabalho, quando eu trouxe para casa estava sem a blueprint, ai quando eu coloco a imagem igual indicado no primeiro vídeo o da right aparece, só que a da front não aparece!! vou ter que refazer tudo.. =(

    • Eduardo Garcia

      Vi seu comentário só agora (um mês depois oO)

      Todas as imagens que você usa no blender elas são apenas linkadas, se você movê-las de pasta ou abrir o arquivo .blend em outro lugar elas não vão mais aparecer, necessitando então que você refaça.

      Pra “empacotar” as imagens dentro do arquivo blend você tem que ir até File -> External Data e marcar a opção “Automatically Pack into .blend”, assim a imagem passa a fazer parte do arquivo blend.

      • dbull

        hehehe devia ter lido isso antes lkkkkk iniciei umas 3x o lance todo kkkk

        • Eduardo Garcia

          hehehe a parte boa que é você fixou as coisas

  • http://informaticode.blogspot.com.br/ Junior Evangelista

    kkk… acho que volto amanhã… horas seguidas de Blender matam!

    • Eduardo Garcia

      Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

  • David Silva

    Só um comentário, pessoalmente eu acho que ensinar a encontrar as ferramentas nos menus facilita a fixação, ao invés de apenas citar os atalhos do teclado, por quê sabendo localizar as funções nos menus e lendo os balões de dicas se aprende os atalhos também, mas é minha opinião não sei se outros concordam. Ótimo curso até mais :) !

    • Eduardo Garcia

      Ahhh sim, faz todo sentido, vou ver se enfatizo essa parte.
      É que eu estou acostumado (vício) a usar os atalhos apenas hehehe, tem menu que nem lembro de cabeça onde fica pra vc ter ideia.

      Valeu a dica David :)

  • Gustavo alves

    CARA EU TIVE UM PROBLEMA QUE EU N CONSEGUI RESOLVER DE JEITO NENHUM, SABE NAQUELA PARTE QUE VC DIVIDE O DEDO DO RESTO DA MAO? ENTAO NA PARTE DE FAZER O ENCAIXE DO DEDO NO RESTO DEVOLTA FICAVA UM RISCO FLUTUANDO NA PARTE ONDE EU DEVERIA POR O ENCAIXE DO DEDO(N SEI SE ENTENDEU)AI EU TIVE QUE BAIXAR O ARQUIVO E JUNTAR A MAO AO MEU PROJETO PQ REPETI VARIAS VESES E CONTINUEI COM O MESMO PROBLEMA SE PODER ME AJUDAR FICAREI GRATO VLWWWW

    • Eduardo Garcia

      I aí Gustavo!

      Não entendi bem, pode postar um print pra eu ver?

    • Wadans Aguiar

      eu tive o msm problema o q aconteceu comigo foi na hora de fazer os cortes no dedo eu nao tinha separado o pulso do resto da mão dai fez um corte la tmb
      Qud fui pra fazer o buraco do dedo ficou a linha flutuando dai percebi que essa linha era uma face entao selecionei o modo face no edit e exclui as faces( tava tao colado que parecia arestas) e depois pronto deu tudo certo

  • http://informaticode.com.br/ Junior Evangelista

    Fiz maior emboleira e tive que voltar desse ponto :[

  • Lucas Mendes

    Olá Eduardo,parabéns pelo tutorial.Só que eu travei aqui por um probleminha que eu estou tendo e gostaria que você me ajudasse:
    No blender quando preciso mexer em um vertice ou em uma face,ele move todo o objeto e não a face ou o vertice que selecionei.Não sei o que aconteceu,pois segui o tutorial passo a passo e de repente aconteceu isso.Se você puder me dar uma força eu agradeço Eduardo.Valeu!

    • Eduardo Garcia

      Opa!!
      Talvez o Proportional Editing está ativado, aperta O pra desativar (e ativar, se preciso), aí vai.

      • Lucas Mendes

        Eduardo,MUITO OBRIGADO! era isso mesmo que estava ativado,valeu mesmo!

        • Eduardo Garcia

          aeee /

  • Roberto Monteiro

    Opa estou com um pequeno problema, quando eu vo passar a mão pra outro layer, eu não consigo passar pro edit mode eu aperto tab e mesmo assim ele só fica no object mode, oque eu to fazendo de errado?

    • Eduardo Garcia

      E aí Roberto! Talvez algum bug no atalho, não sei.

      Tente fazer usando a barra da 3D view, altere lá pra edit mode.

    • Ramon Brandão

      Provavelmente tem outro objeto selecionado em alguma camada.. vc tem de achar ele e apertar A para tirar a seleção…

  • jefferson

    Boa noite Eduardo! Como faço para separar os objetos que tinha juntado?

    • Eduardo Garcia

      E aí Jefferson!

      Selecione os vértices a serem separados no modo de edição e aperte P -> Selection, assim vai separar em um novo objeto :)

      • jefferson

        Certo, valeu Eduardo! :D

  • Saulo Andrade

    muito bom suas aulas estou aprendendo bastante
    Parabéns pela iniativa!
    abração Eduardo!

    • Eduardo Garcia

      *-* Obrigado cara!

  • Alberto Lucas

    Ta de parabéns cara, pela sua iniciativa de repassar o seu conhecimento. Nessas primeiras aulas que assistir já aprendi bastante, as aulas são curtas o que facilita o aprendizado, melhor do que assistir a um vídeo de 1hr e não aprender nada. Parebéns e um abração jovem…=D

    • Eduardo Garcia

      Valeu cara :))))

  • Marina Madureira

    estou com um problema com aquele atralho da virgula que você disse. estou usando o notebook,e quando aperto a virgula, não faz a rotação tão de perto do objeto…tem alguma sugestão pra esse caso? se não tiver atalho, então em que parte do menu eu encontro esse mesmo comando?

  • Robson Sousa

    Tive um problema na hora em que vc vai adicionar o cubo no braço e vc poe o cursor 3d em cima da articulação, no seu o cursor fica certinho nas duas visãos no meu não fico,alguma coisa fiz errado so não sei o que

  • Robson Sousa

    Tive um problema na hora em que vc vai adicionar o cubo no braço e vc poe o cursor 3d em cima da articulação, no seu o cursor fica certinho nas duas visãos no meu não fico,alguma coisa fiz errado so não sei o que

    • http://kelvinrodrigues.wordpress.com/ Kelvin Rodrigues

      Opa, cara isso ai é simples você so precisa clicar de novo no cursor 3d no centro da articulação na visão Right Ortho

  • Robson Sousa

    Consegui resolver entendi agora na hora que adiciono o cubo quando mechi nele deu pra ajustar pois não interferia na outra visão

  • Gabriela Koepsel

    Tive um problema gigantesmo kk quando ia copiar a parte do cilindro com o X recuado no modo objeto copia o corpo junto como se eles fossem ligados, já refiz mas o único jeito é copiar tudo e no modo de edição apagar o novo corpo, existe algum outro jeito? Adorei as vídeo-aulas.

  • Lor De Ballinger

    Ola Eduardo, parabéns por esse espaço e por seu esforço em passar seus conhecimentos, esta me ajudando muito…gostaria de fazer uma pergunta, creio eu q seja simples pra vc….bom, quando crio a articulação, as faces ficam invertidas, com a parte externa virada para fora, no sketchup e so clicar com o botão direito e inverter faces, mas o mesmo não ocorre no blender…hahaha…poderia me explicar como mudo isso? abraços!

  • luiz anselmo reis seixas

    Amigo, elogiar seu trabalho se torna desnecessário, pois acredito que vc próprio tem a ciência da importância do que estas fazendo, mas de antemão reforço a opinião de centenas de milhares de pessoas que têm acesso a esse maravilhoso tramalho… É simplesmente SUPER!
    Agora vamos a questão em si. Quando utilizo as teclas de atalho do teclado numérico, acontece que no meu Blender ativa a seleção de Camadas e isso está me atrasando pois na maioria das vezes tenho que utilizar do mouse.

  • Paulo Muniz

    Ola, primeiramente gostaria de agradecer pelos tutoriais, voce e muito bom pra ensinar.
    Estou com um pequeno probleminha, quando vou fazer um corte no dedao do personagem, so corta ate metade do dedo, por que isso ocorre? me desculpe a noobice rsrs, Desde ja obrigado!

  • Patrick Franco

    Cara me ajuda!! Eu tava indo fazer a mãe e aí tinha que ir pro modo de edição de vértices mas quando eu apertei CTRL+TAB a mão ficou azul e apareceu essa bolinha. OQUE EU FAÇO?

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Isto aconteceu porque você tentou fazer a edição de vértices no Object Mode. Você precisa desfazer com ctrl + Z e depois mudar para o Edit Mode. No Edit Mode, faça as edições que você quizer que vai dar certo.

  • joao

    bom dia Eduardo. parabéns pelo blog, pelas vídeo aulas e pela iniciativa. cara, acredite, sua vaga no céu esta garantida!!!
    estou começando agora no blender e o vídeo do robô é perfeito pela simplicidade e pela quantidade de informação que é passada sem assustar e manter uma vontade de evoluir.
    por hora minha duvida é:
    – qual o raciocínio para determinar os segmentos de uma peça? no caso do cilindro das juntas percebi que 12 é o numero de vértices do “x” e que ao ‘escalonar’ todos se unem (perfeito!). ja na esfera inicial não consegui identificar. ja percebi que divisões maiores não fica legal o recorte para braços e pernas. tem alguma dica especial?
    meu foco é arquitetura. estou ansioso para chegar no video do lugar abandonado e da xicara. mas quero fazer todos que se referem a modelagem e render.
    muito obrigado!

  • Leonardo Magalhães

    Eduardo, parabéns pela iniciativa, as aulas são excelentes!
    Uma dúvida, estou seguindo as lições desde o começo, mas parece que não tenho a mesma precisão que você tem aí ao mover um objeto, seria alguma configuração?
    Abraço!

  • Gabriel Paiva

    Poxa, sou novo nisso tudo. Mas até a parte do braço fiz numa boa, porém qnd fui fazer a mao, e fui ajustar com “B” pegando nos dois vertices da ponta para botar pro lado <- para ficar certinho, ele nao está indo devagar. Está indo MUITO, ai n tem como deixar certinho. Oq será q fiz, oq cliquei p isso acontecer? :c

    Pode me ajudar?

  • Deyvson Aguiar

    O meu braço deu tudo certinho e o encaixe eu deixei perfeito sem sobressalencias. Vlw a aula! https://uploads.disquscdn.com/images/0d83d406cf7cde34bac79db7b64fdbd5c87184b97289d992acfc279e009f4362.png

  • Mary

    Bom, uma duvida simples kk, por que a cor fica diferente as vezes? segui cada passo e mesmo assim ficou mais escuro, é falha ou algo ruim?
    https://uploads.disquscdn.com/images/dd866be3d6a20ee40ee006f5f168b45bd13ce2bc85b44171f8de9444fbac6dda.jpg

  • Bruno Garcia Lopes Higuera

    Olá Eduardo Gostei muito dos seus tutoriais, estou na lição quatro, porem notei que ao criar os objetos ficaram sendo como um único objeto, copo, braço. Como faço pra separar?