Modelando os braços – Guia do Iniciante Lição 4

Nessa lição vamos fazer os braços do personagem, modelando cada “peça” separadamente e aprendendo novas ferramentas no caminho.

Não se esqueça da Parte 2.

parte-2

Bora complicar melhorar um pouco?

Teclas de atalho para esta lição

  • Make faces/edges  – F
  • Corte em Loop (Loop cut) – Ctrl + R
  • Separar vértices em novos objetos – P
  • Seleção em círculo – C
  • Layers – M
  • Atalhos para layers – 1,2,3,4…

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

Se quiser acessar o guia basta se inscrever na newsletter! Logo em seguida você receberá um e-mail com um link para download. Lembrando que a qualquer momento será possível sair da newsletter.

guia-de-teclas-de-atalho

Layers

layers

Nessa lição também utilizamos os layers para organizar os objetos na hora de modelar.

Podemos alterar um objeto de layer pressionando M com ele selecionado, e escolhendo o novo layer. A alteração de layers pode ser feita com vários objetos ao mesmo tempo, basta ter vários objetos selecionados.

Pra ativar o layer basta clicar sobre ele, e pra ativar vários você deve segurar Shift, do mesmo jeito que fazemos quando queremos selecionar vários objetos.

Seleções

tipos-de-selecoes

Parte do Guia de Teclas de Atalho

Além dos Modos de Seleção que podemos alterar com Ctrl+Tab, também utilizamos algumas outras ferramentas de seleção, como a seleção em borda e a em círculo (Veja na imagem ao lado, que inclusive é parte do Guia de Teclas de Atalho).

Arquivo da lição para Download

 

Conte-me aqui nos comentários como foi fazer a mão,  tudo tranquilo?

Comentários

  • Lucian Henrique

    Fala ai cara, blZ? Parabéns aí.. ta me ajudando muito!
    Então me tira uma dúvida? No caso se for um personagem Humano, o ideal é Modelar os Membros junto ao corpo ou modela-los separados igual ao robô?

    fiquei com essa dúvida aqui, pq no caso, um braço humano e uma mão por exemplo, o personagem vira a mão aí a “pele” iria rotacionar dando a impressão de pele .. deu pra intender?
    Grato.

    • Eduardo Garcia

      Entendiii, no caso de modelagem orgânica você deve fazer tudo junto mesmo pra poder ocorrer essa deformação.
      Basicamente assim: http://www.3dluvr.com/ly/images/hero_wireframe.jpg
      Procura por “human wireframe” ou “human topology” no google que você vai entender melhor.

      • Lucian Henrique

        Intendi! Vlw.. Obrigado!

  • Lucian Henrique

    Outra pergunta!, Vc excluiu as duas faces do braço, a de cima e a de baixo, isso tem alguma diferença ou é só questão de deixar com menos face mesmo?

    • Eduardo Garcia

      Diferença no visual não faz, a quantidade a menos também não faz grande diferença (se fosse modelo pra game qualquer vertice a menos é melhor), então só removi pq era uma face desnecessária mesmo.

      • Lucian Henrique

        Vlw! e Parabéns Pelo site! Seu Videos são Muito bem explicados! ja estou me familiarizando com o Blender! tava meio dificil pq eu tava acostumado com o Maya. rs! mas to pegando o jeito! vlw!

  • Lucian Henrique

    E outra pergunta! to te perturbando! rs.. se eu for fazer um personagem as roupas eu modelo junto ao corpo ou separado? se for separado, como eu “ligo” elas ao corpo?

    • Eduardo Garcia

      hehehe de boa @lucianhenrique:disqus.
      Essa uma decisão que cabe a quem está executando o projeto, as duas formas são válidas, então você deve escolher a que se encaixa melhor ao seu propósito.
      E pra ligar objetos separados usamos o Rigging.

  • Eduardo César

    Edu! Não consigo separar a mão do braço, e não sei porque isso acontece. Talvez eu tenha apertado algum atalho pra unir os dois objetos e não percebi! :( De qualquer forma, como faço para separá-los? (Tentei achar algo na Blender Wiki, mas não encontrei)

    • Guest

      OPS! Consegui! :P
      Se alguém estiver com o mesmo problema que eu, eu fiz o seguinte: No Edit Mode, selecionei apenas as faces da mão e apertei “P”, e escolhi a opção “Selected”

  • Eduardo César

    Eu empaquei um tempão na hora de passar a mão para outra camada porque de alguma forma, a mão não estava separada do braço. Aí parei o vídeo, dei uma volta na internet inteira pra achar como que faz pra separar, e logo depois você usa o mesmo atalho que encontrei. Rindo muito de mim mesmo hehehehee

    • Eduardo Garcia

      kkkkkkkkkk acontece, dá nada não

    • Patrick Franco

      Eu também HUEHEU

  • Ariane Escudero

    Fiz o tutorial em um pc no trabalho, quando eu trouxe para casa estava sem a blueprint, ai quando eu coloco a imagem igual indicado no primeiro vídeo o da right aparece, só que a da front não aparece!! vou ter que refazer tudo.. =(

    • Eduardo Garcia

      Vi seu comentário só agora (um mês depois oO)

      Todas as imagens que você usa no blender elas são apenas linkadas, se você movê-las de pasta ou abrir o arquivo .blend em outro lugar elas não vão mais aparecer, necessitando então que você refaça.

      Pra “empacotar” as imagens dentro do arquivo blend você tem que ir até File -> External Data e marcar a opção “Automatically Pack into .blend”, assim a imagem passa a fazer parte do arquivo blend.

      • dbull

        hehehe devia ter lido isso antes lkkkkk iniciei umas 3x o lance todo kkkk

        • Eduardo Garcia

          hehehe a parte boa que é você fixou as coisas

  • http://informaticode.blogspot.com.br/ Junior Evangelista

    kkk… acho que volto amanhã… horas seguidas de Blender matam!

    • Eduardo Garcia

      Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.

  • David Silva

    Só um comentário, pessoalmente eu acho que ensinar a encontrar as ferramentas nos menus facilita a fixação, ao invés de apenas citar os atalhos do teclado, por quê sabendo localizar as funções nos menus e lendo os balões de dicas se aprende os atalhos também, mas é minha opinião não sei se outros concordam. Ótimo curso até mais :) !

    • Eduardo Garcia

      Ahhh sim, faz todo sentido, vou ver se enfatizo essa parte.
      É que eu estou acostumado (vício) a usar os atalhos apenas hehehe, tem menu que nem lembro de cabeça onde fica pra vc ter ideia.

      Valeu a dica David :)

  • Gustavo alves

    CARA EU TIVE UM PROBLEMA QUE EU N CONSEGUI RESOLVER DE JEITO NENHUM, SABE NAQUELA PARTE QUE VC DIVIDE O DEDO DO RESTO DA MAO? ENTAO NA PARTE DE FAZER O ENCAIXE DO DEDO NO RESTO DEVOLTA FICAVA UM RISCO FLUTUANDO NA PARTE ONDE EU DEVERIA POR O ENCAIXE DO DEDO(N SEI SE ENTENDEU)AI EU TIVE QUE BAIXAR O ARQUIVO E JUNTAR A MAO AO MEU PROJETO PQ REPETI VARIAS VESES E CONTINUEI COM O MESMO PROBLEMA SE PODER ME AJUDAR FICAREI GRATO VLWWWW

    • Eduardo Garcia

      I aí Gustavo!

      Não entendi bem, pode postar um print pra eu ver?

    • Wadans Aguiar

      eu tive o msm problema o q aconteceu comigo foi na hora de fazer os cortes no dedo eu nao tinha separado o pulso do resto da mão dai fez um corte la tmb
      Qud fui pra fazer o buraco do dedo ficou a linha flutuando dai percebi que essa linha era uma face entao selecionei o modo face no edit e exclui as faces( tava tao colado que parecia arestas) e depois pronto deu tudo certo

  • http://informaticode.com.br/ Junior Evangelista

    Fiz maior emboleira e tive que voltar desse ponto :[

  • Lucas Mendes

    Olá Eduardo,parabéns pelo tutorial.Só que eu travei aqui por um probleminha que eu estou tendo e gostaria que você me ajudasse:
    No blender quando preciso mexer em um vertice ou em uma face,ele move todo o objeto e não a face ou o vertice que selecionei.Não sei o que aconteceu,pois segui o tutorial passo a passo e de repente aconteceu isso.Se você puder me dar uma força eu agradeço Eduardo.Valeu!

    • Eduardo Garcia

      Opa!!
      Talvez o Proportional Editing está ativado, aperta O pra desativar (e ativar, se preciso), aí vai.

      • Lucas Mendes

        Eduardo,MUITO OBRIGADO! era isso mesmo que estava ativado,valeu mesmo!

        • Eduardo Garcia

          aeee /

  • Roberto Monteiro

    Opa estou com um pequeno problema, quando eu vo passar a mão pra outro layer, eu não consigo passar pro edit mode eu aperto tab e mesmo assim ele só fica no object mode, oque eu to fazendo de errado?

    • Eduardo Garcia

      E aí Roberto! Talvez algum bug no atalho, não sei.

      Tente fazer usando a barra da 3D view, altere lá pra edit mode.

    • Ramon Brandão

      Provavelmente tem outro objeto selecionado em alguma camada.. vc tem de achar ele e apertar A para tirar a seleção…

  • jefferson

    Boa noite Eduardo! Como faço para separar os objetos que tinha juntado?

    • Eduardo Garcia

      E aí Jefferson!

      Selecione os vértices a serem separados no modo de edição e aperte P -> Selection, assim vai separar em um novo objeto :)

      • jefferson

        Certo, valeu Eduardo! :D

  • Saulo Andrade

    muito bom suas aulas estou aprendendo bastante
    Parabéns pela iniativa!
    abração Eduardo!

    • Eduardo Garcia

      *-* Obrigado cara!

  • Alberto Lucas

    Ta de parabéns cara, pela sua iniciativa de repassar o seu conhecimento. Nessas primeiras aulas que assistir já aprendi bastante, as aulas são curtas o que facilita o aprendizado, melhor do que assistir a um vídeo de 1hr e não aprender nada. Parebéns e um abração jovem…=D

    • Eduardo Garcia

      Valeu cara :))))

  • Marina Madureira

    estou com um problema com aquele atralho da virgula que você disse. estou usando o notebook,e quando aperto a virgula, não faz a rotação tão de perto do objeto…tem alguma sugestão pra esse caso? se não tiver atalho, então em que parte do menu eu encontro esse mesmo comando?

  • Robson Sousa

    Tive um problema na hora em que vc vai adicionar o cubo no braço e vc poe o cursor 3d em cima da articulação, no seu o cursor fica certinho nas duas visãos no meu não fico,alguma coisa fiz errado so não sei o que

  • Robson Sousa

    Tive um problema na hora em que vc vai adicionar o cubo no braço e vc poe o cursor 3d em cima da articulação, no seu o cursor fica certinho nas duas visãos no meu não fico,alguma coisa fiz errado so não sei o que

    • http://kelvinrodrigues.wordpress.com/ Kelvin Rodrigues

      Opa, cara isso ai é simples você so precisa clicar de novo no cursor 3d no centro da articulação na visão Right Ortho

  • Robson Sousa

    Consegui resolver entendi agora na hora que adiciono o cubo quando mechi nele deu pra ajustar pois não interferia na outra visão

  • Gabriela Koepsel

    Tive um problema gigantesmo kk quando ia copiar a parte do cilindro com o X recuado no modo objeto copia o corpo junto como se eles fossem ligados, já refiz mas o único jeito é copiar tudo e no modo de edição apagar o novo corpo, existe algum outro jeito? Adorei as vídeo-aulas.

  • Lor De Ballinger

    Ola Eduardo, parabéns por esse espaço e por seu esforço em passar seus conhecimentos, esta me ajudando muito…gostaria de fazer uma pergunta, creio eu q seja simples pra vc….bom, quando crio a articulação, as faces ficam invertidas, com a parte externa virada para fora, no sketchup e so clicar com o botão direito e inverter faces, mas o mesmo não ocorre no blender…hahaha…poderia me explicar como mudo isso? abraços!

  • luiz anselmo reis seixas

    Amigo, elogiar seu trabalho se torna desnecessário, pois acredito que vc próprio tem a ciência da importância do que estas fazendo, mas de antemão reforço a opinião de centenas de milhares de pessoas que têm acesso a esse maravilhoso tramalho… É simplesmente SUPER!
    Agora vamos a questão em si. Quando utilizo as teclas de atalho do teclado numérico, acontece que no meu Blender ativa a seleção de Camadas e isso está me atrasando pois na maioria das vezes tenho que utilizar do mouse.

  • Paulo Muniz

    Ola, primeiramente gostaria de agradecer pelos tutoriais, voce e muito bom pra ensinar.
    Estou com um pequeno probleminha, quando vou fazer um corte no dedao do personagem, so corta ate metade do dedo, por que isso ocorre? me desculpe a noobice rsrs, Desde ja obrigado!

  • Patrick Franco

    Cara me ajuda!! Eu tava indo fazer a mãe e aí tinha que ir pro modo de edição de vértices mas quando eu apertei CTRL+TAB a mão ficou azul e apareceu essa bolinha. OQUE EU FAÇO?

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Isto aconteceu porque você tentou fazer a edição de vértices no Object Mode. Você precisa desfazer com ctrl + Z e depois mudar para o Edit Mode. No Edit Mode, faça as edições que você quizer que vai dar certo.

  • joao

    bom dia Eduardo. parabéns pelo blog, pelas vídeo aulas e pela iniciativa. cara, acredite, sua vaga no céu esta garantida!!!
    estou começando agora no blender e o vídeo do robô é perfeito pela simplicidade e pela quantidade de informação que é passada sem assustar e manter uma vontade de evoluir.
    por hora minha duvida é:
    – qual o raciocínio para determinar os segmentos de uma peça? no caso do cilindro das juntas percebi que 12 é o numero de vértices do “x” e que ao ‘escalonar’ todos se unem (perfeito!). ja na esfera inicial não consegui identificar. ja percebi que divisões maiores não fica legal o recorte para braços e pernas. tem alguma dica especial?
    meu foco é arquitetura. estou ansioso para chegar no video do lugar abandonado e da xicara. mas quero fazer todos que se referem a modelagem e render.
    muito obrigado!

  • Leonardo Magalhães

    Eduardo, parabéns pela iniciativa, as aulas são excelentes!
    Uma dúvida, estou seguindo as lições desde o começo, mas parece que não tenho a mesma precisão que você tem aí ao mover um objeto, seria alguma configuração?
    Abraço!

  • Gabriel Paiva

    Poxa, sou novo nisso tudo. Mas até a parte do braço fiz numa boa, porém qnd fui fazer a mao, e fui ajustar com “B” pegando nos dois vertices da ponta para botar pro lado <- para ficar certinho, ele nao está indo devagar. Está indo MUITO, ai n tem como deixar certinho. Oq será q fiz, oq cliquei p isso acontecer? :c

    Pode me ajudar?