Introdução ao Rigging

Crie seu primeiro rigging de personagem

Assuntos abordados neste tutorial:

  • O que é rigging
  • Armatures
  • Cinemática inversa
  • Skinning

Teclas de atalho citadas:

  • Extrusão de bones: E
  • Resetar posição de bones: AltG
  • Resetar rotação de bones: AltR
  • Resetar escala de bones: AltS
  • Vincular Armature: CtrlP

 

Arquivos para Download

Duvidas e sugestões nos comentários abaixo ;)

Comentários

  • John Karyu

    Aee, tutorial novo! o/
    Cara, os arquivos do tutorial de local abandonado estão com o link quebrado!

    • Eduardo Garcia

      Valeu por avisar cara, o link das texturas estava quebrado mesmo, arumei, os outros funcionaram aqui.

      • John Karyu

        Valeu por arrumar o/ Eu consegui fazer sem eles kkk, mas queria usar o material que você tem pra tentar aumentar a qualidade do trabalho. xD, seus tutos são ótimos, to acompanhando!

  • Matheus

    Valeu cara, estava precisando disso!!

    • Eduardo Garcia

      aeeee!

  • Maksuel De Oliveira

    Eae Eduardo,parabéns pelo sou trabalho,estou aprendendo muito com você.Já faz um tempo que uso o Blender,aprendi um pouco ali um pouco aqui mas estou encontrando dificuldades em animar os meus personagens.Você poderia me da alguma dica de como posso melhorar a movimentação deixando-a mais suave e realista ? se possível faça um vídeo :)

  • Thaynara

    te amo

    • Eduardo Garcia

      hahahaha

  • Amanda Maria Braga

    Já assisti muitos videos sobre Blender, e os seus são os + bem explicados. Aprendi muita coisa aqui. o/

    • Eduardo Garcia

      Valeu Amanda!!!

  • Igor De Oliveira

    Muito bom o Tutorial, continue assim cara aprendi e ainda estou aprendendo muitas coisas sobre o blender no seu site.

    • Eduardo Garcia

      Valeu cara!!! /

  • Jorge Reinaldo Nascimento Sant

    Não estou conseguindo baixar os modelos.

    • Eduardo Garcia

      As vezes o mega fica fora do ar, mas pode tentar que vai :)

  • https://www.facebook.com/d.eduoliver Eduardo Oliveira

    Eduardo, tô com um probleminha com o pole target, por favor vê se você sabe o que pode ser.
    Quando eu movo o IK do braço esquerdo, ele funciona, mas o cotovelo “mira” ao contrário da pole target que eu coloquei. Saca só:
    http://i.imgur.com/90KLgtF.jpg

    Aqui estão as configurações do IK:

    http://i.imgur.com/S7sEy75.jpg
    Se puder dar uma força.. porque eu empaquei nesse ”bug” kkk

    • https://www.facebook.com/d.eduoliver Eduardo Oliveira

      Opa! Resolvi já.
      Não sei porque isso acontece exatamente mas eu resolvi fazer uma alteração no antebraço no edit mode e rotacionei um pouco pra deixar ele meio dobrado já inicialmente, e agora o cotovelo mira no pole target da forma que é pra ser! xD

  • John Karyu

    Eu dupliquei os bones como você mostra, mas não aplicou do lado direito do modelo.

  • Guilherme Almino

    Cara, eu to curtindo muito Blender e tals, design 3D, e gosto muito de games, queria um dia ser um dos designers que fazem os graficos 3D dos jogos, a minha pergunta é, qual faculdade eu deveria fazer? E mais uma coisa, claro que eu nao sou expert em 3D no blender, mas to aprendendo muito bem com seus tutoriais, e tenho uma duvida quanto a isso, como eu disse, aprendi bem algumas coisas relacionadas a design 3D, mas se fosse em um papel a situação seria outra kkk, nao sou bom em desenhar, isso influenciaria na minha carreira e na faculdade na qual perguntei?

  • Genyws 3D

    Cara Estou simplesmente eufórico com tanta coisa que vi aprendi e vou rever para fixar…

    Sua dinâmica de ensino e excelente. estou aprendendo muito acompanhando seu trabalho!

    As considerações que tenho para que melhore são apenas duas:

    Me senti meio perdido logo apos terminar o guia iniciante, isso porque não encontrei uma trilha ha seguir logo em sequencia. isso faz muita falta para quem esta aprendendo do zero. Logo essa e minha primeira critica ou consideração para que melhore se for possível ligar os pontos das aulas que sei, não estão em sequencia e são mais especificas de forma a que o aluno com o curso iniciante concluído possa agregar …

    Outra consideração e que dentro do quia iniciante recomendo que faça um link de continuação das aulas para que quem acompanhe pelo site não tenha que retornar para procurar a sequencia.. e uma mudança mais estética que da uma pequena dificultada momentaneamente a continuação do aprendizado. por exemplo : ao abrir o conhecendo o Blender não posso ir para o workflow básico de forma direta sem ter que retornar a pagina do guia iniciante.

    Espero que me compreenda….
    um grande abraço..
    Aguardo ansioso por mais conteúdos …

    Estou compartilhando ao máximo seus materiais a amigos e curiosos…

  • Abner Nunes

    Olá, estou com um problema na hora de adicionar o Bone Constraint (Child Of) no punho do personagem, fiz tudo como no vídeo, a única diferença é que estou usando outro modelo de personagem e renomeei o Armature para “Esqueleto_Zumbi”. Mas quando eu adiciono o Child Of ele simplesmente “lança” a mão do personagem para cima (como na imagem em anexo), o que estou fazendo de errado?

    Obs.: Reparei que a opção “Connected” está desmarcada e indisponível, será esse o problema?

    • Abner Nunes

      Ué? O print não carregou na primeira postagem!

    • Abner Nunes

      Opção “Connected” desativada (não tem como ativar também).

  • Anderson Clayton

    Muito legal seu tutorial. Eu modelei um personagem e depois eu fiz o rigging dele e quando eu estava quase terminando a parte do material do personagem, o Blender simplesmente perdeu o objeto do personagem. Já aconteceu isso com você alguma vez?

  • valmir

    Cara adoro suas vídeos aulas aprendi muito com vc.
    tem alguma configuração especifica para tecido?

    ativei a simulação de tecido e ele nao acompanha a movimentação dos bone….

    • Abner Nunes

      Selecione o corpo da personagem, vá em Physics e marque “Collision”, selecione o tecido e vá em “Cloth Collision” (com o modificador Cloth ativado) e marque a opção “Self Collision” e veja se resolve.

  • Lucas Model

    Cara parabéns por esses tutoriais, muito bom mesmo, agora vou conseguir me especializar melhor em modelagem e design 3D!