Introdução à Pintura Digital

Conheça o modo de pintura de texturas do Blender através das principais ferramentas, e assista um processo de pintura e veja como ele é feito.

Resultado da pintura no final do vídeo:

pintura-digital-wallpaper

 

Veja também o tutorial sobre Mapeamento UV, bastante útil na hora de pintar texturas.

Alguns atalhos de teclado úteis no modo pintura:

  • Alterar entre os Brushes – 1,2,3,4,5,6
  • Pegar cor (conta-gotas) – S
  • Alterar tamanho do brush – F
  • Salvar imagem no UV/Image Editor – Alt-S

Vou deixar aqui também o arquivo .blend da imagem acima para Download, pra que você possa analisar mais de perto ou até mesmo fazer a sua própria versão (o que seria bem legal).

  • Clique aqui para baixar o arquivo.

E como sempre, em caso de dúvidas, sugestões, xingamentos  e etc, poste nos comentários abaixo que eu irei responder :)

E tem também a página no Facebook e o meu Twitter, vejo você lá!

Comentários

  • Carlos Ferreira

    Viva.

    Estava mesmo à procura de informações sobre Pintura digital
    em Blender. Vamos ver então: a minha duvida é se há algum atalho
    (shortcut) que me permita apagar pinceladas de cor? Sem utilizar o UNDO,
    mas um pincel que seja próprio para apagar?

    Obrigado

    Encontrei este teu site através do Blender.pt

    :)

    EDITADO: estou a utilizar a função PAINT no blender para pintar digitalmente, tal e qual como se faz com os programas de pintura digital, mas não encontro a ferramenta para apagar pinceladas

    • Eduardo Garcia

      E ai Carlos, seja bem vindo!
      O blender não possui essa ferramenta, o que dá pra fazer é deixar um outro brush com a mesma cor do background, simulando a borracha.

      • Carlos Ferreira

        Obrigado.
        A solução é muito simples jejeje.. nem me passou pela cabeça!
        Vou anotar a dica e vou agora mesmo começar a pintar…

        Um bom trabalho

  • Gleicon Melo

    Caramba! Ótimo tutorial, ajudou muito mesmo!
    Apenas uma duvida, você tem algum vídeo tutorial sobre modelagem de personagem?

    • Eduardo Garcia

      Obrigado Gleicon!!
      infelizmente AINDA não fiz nada sobre personagem :(, mas em breve vai sair o primeiro, que inclusive já está planejado e só falta gravar, será uma série de vídeos onde eu faço um personagem simples do começo ao fim

  • Guest

    Minha tarde foi essa!!!
    texturização digital!!!

    (aprendi bastantes conceitos hoje, graças ao Eduardo Garcia- com seus tutoriais excelentes).

  • Wyllian Pinheiro

    Minha tarde foi essa!!!
    texturização digital!!!

    • Wyllian Pinheiro

      aa

      • Wyllian Pinheiro

        by:wpm

  • David Fortes

    cara parabens =]

    • Eduardo Garcia

      Obrigado :)

  • Jair Carlos de Oliveira

    Excelente tutorial. Minha dúvida é: você usou mouse ou tablet para efetuar a pintura?

    • Eduardo Garcia

      Valeu Jair!
      Usei uma tablet Wacom Intuos Pen, dá ura usar o mouse, mas acho que precisa de mais habilidade e paciência.

  • Matheus

    Cara, estou tendo uns problemas (uma série de problemas, na verdade) para conseguir pintar uma textura. Os fatos:

    – Nos primeiros minutos do tutorial você usa o Blender Render e no Image Editor cria uma imagem no fundo do do mapa UV. Essa nova imagem criada é uma textura, não um material, certo? Quando fiz aqui, usando o Blender Render, a malha recebeu a textura criada no Editor Image, mas o modo de edição Texture Paint não me oferece nem um brush e apresenta a mensagem “Missing Data – Missing Materials”. Se eu fizer todo o processo de criar um material, então adicionar uma textura a esse material no painel de propriedades, posso finalmente pintar a textura. A minha preocupação é que no teu tutorial esse passo não parece ser necessário, então estou perdendo alguma coisa.
    – No Cycles Render, a textura adicionada e salva no editor de UV simplesmente não é associada à malha na viewport (estou usando o shader “texture” na viewport em todos os casos). Isso deveria acontecer desta forma mesmo? No Cycles eu sempre vou ter que criar um material, para depois adicionar a textura criada, para então poder editá-la no modo Texture Paint? Na minha cabeça as texturas poderiam ser editadas antes de qualquer material ser editado/atribuído, não?

    Enfim, desculpe pelo texto longo, eu busquei em vários fóruns e outros tutoriais antes e nem uma das soluções se aplicou (ou eu é que não consegui aplicá-las haha). A propósito, estou usando o Blender 2.72b.

    • Eduardo Garcia

      I aí Matheus!

      Rolou umas mudanças no Blender desde que fiz o tutorial, preciso atualiza-lo :)

      -Sim, aquilo é apenas a textura. Você não vai precisar de um material, mas vai precisar de um mapeamento UV, na 3d view no modo Texture paint na barra de ferramentes na aba “slot” tem a opção “Painting Mode”, mude para “image” em vez de material e selecione a imagem que você quer pintar, assim vai pintar a imagem sem material nenhum aplicado.

      – No Cycles da mesma maneira, você altera o “Painting Mode” de “Material” pra “Image” e vai pintar sem a necessidade de material aplicado. Com material, basta adicionar um node “Image Texture” e abrir a imagem a ser pintada lá.

      Não se preocupe, a sua dúvida pode ser a dúvida de outros também :), e eu vou ver se sobra um tempo pra atualizar esse tutorial hehehe

      • Matheus

        Obrigado por responder tão rápido.

        Sim, eu deixei essa definição do slot passar, isso resolveu o meu problema.
        Mais uma coisa me chamou a atenção:
        – No renderizador interno (Blender Render) a imagem editada no editor de UV é vista em tempo real na viewport, com o shader texture ativado.
        – No Cycles, após criar a imagem no editor de UV (sempre com o mapeamento já feito), o processo parece certo, mas a malha na viewport não mostra a textura, não importa qual shader eu use. O modo Texture Paint mostra a textura na viewport, entretanto. Isso deu um nó na minha cabeça hehe.

        • Eduardo Garcia

          Essa parte é meio confusa mesmo hehehe

  • Juarez

    Cara, quero primeiramente parabenizá-lo pelos ótimos vídeos. Você é um ótimo professor.
    E tenho uma dúvida: eu quero abrir as texturas no photoshop pra fazer uma edição mais rica. Tem como eu deixar o png da textura com um tracejado dos recortes q eu faço no “Mark Seam”????

    • Eduardo Garcia

      I aí Juarez!

      No UV/Image Editor vá no menu UVs -> Export UV Layout, ele vai exportar uma imagem .png com as linhas do uv aberto, ai basta vc sobrepor no photoshop pra se guiar melhor

  • Alisson Fernandes

    Salve, salve Eduardo!! :D Vim até aqui pelo guia do iniciante :3 Fazer texturas é simplesmente incrível. E esse tutorial foi fera demais!!!. Tive os mesmos problemas do Matheus nos comentários abaixo por conta da versão do Blender, mas consegui me virar; o tutorial de Mapeamento UV foi o que mais me ajudou a não ter que baixar a versão antiga do blender. Já me sinto independente por saber resolver meus problemas no blender sem muita ajuda ^_^. Enfim, fiz a minha versão da textura do machado, e devo dizer que usar o mouse não é a melhor ferramenta, mas sou habilidoso com ele então foi um pouco mais fácil HAHA Parabéns atrasado pelo tutorial insano!!! (Infelizmente também cometi o erro de usar o tamanho padrão de textura : Mas nada que afete em geral)

    http://i.imgur.com/pEA4jYc.png

    • Eduardo Garcia

      Boaa cara!!

      E obrigado :), que bom que tá gostando

  • Anderson Soares

    Olá Eduardo fiquei impressionado com sua técnica e didática de ensino, estou me arriscando no Blender e estou na fase de pintura , porem gostaria de saber se consigo montar uma paleta de cores sem que eu fique utilizando toda vez o conta-gotas, sempre vejo alguns videos no Youtube e tem video muito interessante ” https://www.youtube.com/watch?v=rT3JdHSxROU” na qual o artista monta uma paleta de cores , poderia me ajudar nisso. Obrigado e Parabéns , sou mais um seguidor.

    • Eduardo Garcia

      I ai Anderson! Muito obrigado :)

      Na versão mais recente do blender já é possível montar uma paleta de cores, a opção fica logo abaixo do seletor de cores

  • Jefferson Pantoja

    Olá, parabéns pelo trabalho, eu estou aprendendo e seus tutoriais estão me ajudando muito.
    Aprendi aqui a utilizar a pintura digital e já obtive uns resultados satisfatórios. Porém, eu estou tendo um pequeno problema, eu fiz o mapeamento UV de um modelo e depois criei o normal map, só que a pintura digital não funciona direito, quando eu passo o Brush uma boa parte do modelo fica preto. E lá em shading eu mudei pra GLSL para que o normal map ficasse visível e nessa opção eu não posso marcar shadeless. Então, o normal map não pode ser pintado utilizando a pintura digital? o normal map pode ser pinado?

    • Eduardo Garcia

      No GLSL as lâmpadas passam a influenciar, então talvez você tenha que adicionar outras para essas áreas escuras.

      E sim, pode ser pintado, qualquer tipo de textura, mas normal map não é uma textura muita comum de ser pintada manualmente.

      Geralmente eu uso um programa para gerar Normal Map a partir de textura de cor (crazy bump, insane bump no gimp, nvidia texture tools no Photoshop) ou faço bake do normal map a partir de uma malha mais densa (geralmente esculpida)

      • Jefferson Pantoja

        Eu fiz o bake do normal map.
        O correto então seria pintar primeiro e depois fazer o bake do normal map?

        • Eduardo Garcia

          Depende de onde você está tirando a informação de normal map.
          Se é da geometria (que imagino é seu caso) ou das cores, se é da geometria não faz diferença se pintou as cores.

  • Anderson Soares

    Olá Eduardo Obrigado pela atenção , cada vez que eu estudo o Blender cada vez fico mais viciado, gostaria de compartilhar essas imagens esse é a minha terceira modelagem e primeira Texturização com texture paint e como você eu desenho desde criança , na verdade eu aprendi primeiro a desenhar e depois a escrever, me arrisquei também em programação mas minha praia é desenho, e me encontrei com modelagem e estou desenvolvendo com blender. Veja se esta ficando Bom. Valeu!!!

    • Eduardo Garcia

      3D vicia mesmo, isso é fato! hehe

      As imagens não vieram

  • Anderson Soares

    Essa é minha primeira pintura no Blender. Fiquei impressionado com tanta possibilidade e sua aula de pintura me ajudou muito, agora é só praticar.

  • Anderson Soares

  • Wesley Sombra

    Estou com um problema. Não consigo ver o painel da esquerda como no turtorial, acho que tenho que fazer outra coisa, mas não sei o que.

    • Eduardo Garcia

      O blender deu uma atualizada, vc terá que ir na aba slot e alterar de material pra Image (ou texture)

      • Wesley Sombra

        Mais uma vez, obrigado.Só complementando, percebi agora que é preciso adicionar a textura lá também.

  • http://www.mcunha98.com/ Mauricio Martins da Cunha

    Edu,

    Tem alguma previsão de quando o Blender vai aceitar layers no modo pintura (assim como hoje já acontece com o Grease Pencil) ?

    • Eduardo Garcia

      Na última atualização do blender vc já consegue fazer algo parecido usando os slots, dá pra brincar com os blendind modes, opacidade e etc lá na barra de ferramentas e no painel de texturas

      • http://www.mcunha98.com/ Mauricio Martins da Cunha

        Poxa, excelente noticia, vou dar uma olhada.
        E sobre a pergunta 2 ?

        • Eduardo Garcia

          Opa, esqueci da 2 :)

          Talvez no modo GLSL vc consegue enxergar na 3d view as deformações, ai daria pra se guiar mais.

          Ou talvez usar essa textura de normal como outra camada de diffuse, apenas pra se guiar também.

          São apenas chutes, não sei se funcionam bem hehe

          • http://www.mcunha98.com/ Mauricio Martins da Cunha

            Interessante…testei os slots.
            O que acontece é que cada slot passa a ser uma imagem separada e não parte de um todo, cá para nós foi uma tentativa no mínimo estranha dos desenvolvedores. Entendi o conceito, mas o ideal quando falamos de pintura digital é ter uma imagem só que representa as diversas áreas do objeto por camadas (tal qual o photoshop).
            Agora é esperar para ver se eles vão ‘refinar’ esse conceito futuramente.

            ps.: que fique claro, não estou falando de pintar do blender ‘para’ o blender, mas sim ter uma única textura para ser exportada (ou seja, não ter que levar 5 imagens por conta de 5 camadas/slots por exemplo)

          • Eduardo Garcia

            Tem esse problema mesmo =/

            Será com esse addon é possível? http://wiki.blender.org/index.php/Extensions:2.6/Py/Scripts/3D_interaction/Texture_paint_layers

            Vou ver se testo depois

  • Marcelo Henrique

    Qual versão vc usa nesse tutorial ?

    • Eduardo Garcia

      I aí Marcelo.
      Estou usando a 2.71, logo abaixo da descrição e em cima da categoria eu coloco a versão utilizada em cada tutorial também. (esse blender evoluí muito rápido)

      • Marcelo Henrique

        Valeu brother

  • Rafael Couto Lopes

    Olá! Sou artista 3D e trabalho com o Blender, também! Gostaria que desse uma olhada nos meus últimos trabalhos que fiz no Blender e me ajudasse a divulgar! Obrigado. link: https://www.facebook.com/rafael.couto.7798

  • Sidney

    Não estou conseguindo texturizar, na hora está ficando assim, o que faço??

    • Eduardo Garcia

      I aí Sidney! O blender atualizou e mudou umas coisas.

      No modo texture paint, na barra de ferramentas, na aba slot muda de material para image, ai vc vai poder selecionar a imagem que criou. (acho que é isso, a imagem ficou pequena hehe)

      • Sidney

        Deu certo.. valeu Eduardo

  • jonathan conceição

    Olá eduardo garcia, gostaria de saber se dps que o “UV” é pintado dando o resultado final, se era possível exportá-lo com as cores as quais foi pintado para ser usado junto com o modelo em engines de jogos como a unity 3d.. esse processo de texturização seria uma mão na roda pra mim.

    • Eduardo Garcia

      Tem jeito sim Jonatham!

      A pintura é feita numa imagem, e você salva ela normalmente (save as image) como .png, pra ser usado em qualquer lugar.

      O blender é uma ótima ferramente de produção de assets pra engines, recomendo!

  • Daniel Bones Torres

    Eduardo aconteceu isso, ja fui na aba slot e mudei para imagem mas não acontece nada fica do mesmo eito ajuda ai preciso fazer esse trabalho

    • Eduardo Garcia

      E aí Daniel! Onde tá “Canvas image” lá na barra da 3d View, seleciona a TEXTURA2, acho que é isso.

      • Tiago Scholl Schell

        Tive o mesmo problema e solucionou. Obrigado

  • Robson Sousa

    Tive um problema quando mudo para o modo de Texture Paint da esse erro,o que será?

    • Robson Sousa

      Resolvido

      • Neno Lima

        como vc fez isso? pois o meu aparece o mesmo…

        • Junior De Paula

          Para resolver isso vá em: Add Paint Slot> Diffuse Color> “EScolha cor Branca” de Ok e depois faça o mapeamento UV do cubo

        • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

          Vai para o Edit Mode e seleciona o objeto inteiro clicando em A. Depois
          volta para o Texture paint. Selecione/Cria a textura no UV/image
          Editor. No Texture Paint, viewport shading, clique em Texture..

  • Kalina Sucata Rúcula

    Cara, acho que mudou muita coisa, não consigo chegar lá… da o tal missing, e mesmo colocando slot para image continua não aparecendo os quadradinho na janela uvmapin

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Vai para o Edit Mode e seleciona o objeto inteiro clicando em A. Depois volta para o Texture paint. Selecione/Cria a textura no UV/image Editor. No Texture Paint, viewport shading, clique em Texture.

  • Raul Soares

    Cara, estou adorando seus tutoriais, realmente muito úteis. Gostaria que vc fizesse um tutorial completo de modelgaem desse machado, ou outras armas low poly, incluindo essa técnica de pintura que ficou muito massa.

  • Elivelton Castro Padilha

    Quando seleciono texture paint o Blender simplismente saí!!!!! Tem alguma explicação pra isso?

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      Rolou umas mudanças no Blender :)

      – Você vai precisar de um mapeamento UV, na 3d view no modo Texture paint na barra de ferramentes na aba “slot” tem a opção “Painting Mode”, mude para “image” em vez de material e selecione a imagem que você quer pintar, assim vai pintar a imagem sem material nenhum aplicado…

      – No Cycles da mesma maneira, você altera o “Painting Mode” de “Material” pra “Image” e vai pintar sem a necessidade de material aplicado. Com material, basta adicionar um node “Image Texture” e abrir a imagem a ser pintada lá.

  • Sarcello Martori

    Oi, Eduardo. Parabéns pelo trabalho.
    É possível exportar a malhar, fazer a pintura
    no Photoshop e depois colocar no lugar.

  • Matheus Vinícius de Andrade

    Você poderia colocar o vídeo de vc pintando outras coisas, como árvores e alguns outros itens.

  • Everton Nobre

    Eduardo, ainda responde aqui, queria tirar uma duvida, qual é o melhor lugar?

  • Kage San

    Parabéns pelo seu trabalho mano muito ótimo professor :)

  • José Ricardo Borges de Carvalh

    Valew mano, parabéns pelo trabalho,