Introdução à Escultura Digital

Aprenda tudo que precisa para começar a esculpir digitalmente

Assuntos discutidos no tutorial:

  • Ferramentas de escultura
  • Topologia dinâmca X Multresolution
  • Máscaras
  • Matcap
  • Processo de escultura

 

Textura de pele citada no vídeo:

Pele

Essa e outas texturas podem sem encontradas aqui gratuitamente.

 

Multresolution X Dyntopo

 

multresolution

Objeto esculpido utilizando Multresolution a partir de um objeto base

O modificador muiltresolution permite adicionar densidade de malha a qualquer objeto, com ele temos a vantagem de que podemos esculpir sem “estragar” a malha do objeto, ela permanece intacta e podemos fazer a texturização sem problemas.

modificador-multresolution

Do outro lado temos o Dyntopo, que também nos dá densidade de malha para esculpir, a grande vantagem em se utilizar este modo é que não precisamos de um objeto base para esculpir.

Mas em compensação a malha gerada pelo dyntopo torna inviável a texturização (uv) ou a animação, necessitando então a refação da malha (retopologia).

dyntopo

Objeto esculpido utilizando o Dyntopo a partir de uma esfera

Retopologia

Sobre esse tema eu já fiz um tutorial, veja no link abaixo onde eu ensino como refazer a malha.

topologia-thumb

Introdução à Retopologia

 

Timelapse com música de fundo:

 

Dúvidas e sugestões nos comentários. :)

Comentários

  • Alisson Monteiro

    O que eu estava esperando…o/ modelar com Blender assim como no Zbrush, de forma mais profissional. Muito obrigado mesmo Eduardo

  • rodrigo rodrigues

    cara, pra que zbrush, blender é foda.

  • Alisson Monteiro

    Blender e foda mesmo Rodrigo Rodrigues….essa é a palavra!!!

  • Alisson Monteiro

    Sou novato com o Blender, e gostaria de uma ajuda. Como posso utilizar uma estrutura de rigging que fiz em um personagem, em um outro projeto???

    Desde já agradeço. Vlw!

    • Eduardo Garcia

      I aí Alisson!

      vá em File -> Append e navegue dentro do arquivo blend buscando pela a arrmature que você quer reutilizar e a importe para dentro do arquivo atual.

      O processo de assimilação dos bones à nova malha tem que ser refeita.

      Espero que isso ajude :)

      • Alisson Monteiro

        Blz…Eduardo, mas só p/ eu entender. Vou importar somente os bones estruturados, sem links entre eles e isso???

        • Eduardo Garcia

          Os links e as relações de hierarquia entre eles vão ser importados, o que muda é que vc vai ter que assimilar essa armatura a nova malha.

  • De Trás Para Frente

    Cara, esta sendo sensacional acompanhar o projeto (muito bem estruturado) que você tem feito aqui no BlenderPower, a um ano atrás quando decidi iniciar no Blender tive muita dificuldade já que os portais BR a respeito estavam todos desatualizados e grande parte inativos, o que dificultou muito as coisas pois tive que virar minhas atenções para sites como O BlenderGuru e BlenderNation. Hoje fico feliz em aprender ainda mais aqui e saber que agora os próximos que iniciarem no Blender, poderão contar com um trabalho de qualidade e de fácil entendimento. Continue com o ótimo trabalho e até mais ^^.

    • Eduardo Garcia

      Caraa, muito obrigado pelo comentário bastante motivador :)

      É bem legal saber que a galera tá gostando.

  • Eduardo Teixeira

    sempre que vejo as esculturas imagino em pedaços de carne (por serem vermelhas), aproveitando para perguntar, essa tonalidade vermelha é de todas/maioria das ferramentas de escultura ou é uma caracteristica do blender?

    • Eduardo Garcia

      Acho que vários utilizam, já vi em alguns outros programas :)

  • Eduardo Teixeira

    cara, excelente o tutorial

    Só faltou citar um pequeno detalhe, a possibilidade de usar uma imagem de referência ao fundo (do mesmo jeito que no modo edição).

  • http://www.mcunha98.com/ Mauricio Martins da Cunha

    Edu,

    Ficou bom o tuto e principalmente o modelo final.
    Vou assistir de novo para ver algumas partes (primeira vez assisti sem áudio).
    Voce ate deu uma passada no meu topico – http://www.blender.com.br/index.php?option=com_kunena&view=topic&catid=3&id=135404&Itemid=55 – , vou rever conceitos e tentar uma nova escultura.

    Valeu por compartilhar !

    • Eduardo Garcia

      Obrigado cara!! :)

  • Gabriel Pereira da Conceição

    Bom, não está, nenhum pouco, perto do que eu desejava, mas tá ai! Foi o que eu consegui… e de boa não ia nem chegar perto disso se não fosse seus tutoriais, cara! XD Brigadão!

    • Eduardo Garcia

      I aí Gabriel!
      Pode ficar tranquilo, de primeira dificilmente sai algo que nos agrade, tente praticar periodicamente e os resultados virão, tu vai ver

      • Gabriel Pereira da Conceição

        Então, vamos lá!

  • Arroz

    Cara valeu mesmo sempre vivia vendo tutoriais em ingles sempre me ralando usando tradutor online do youtube kk , mais com os seus tutoriais fica muito mais fácil de aprender, olha só o dragão que eu fis

    • Eduardo Garcia

      Obrigado cara :)

      Curti d+ o dragão

  • Alisson Monteiro

    Bom dia Eduardo. Tenho muitas dúvidas e gostaria de compartilhar algumas com vc. A primeira e em relação ao render, como pode ver na imagem existe alguns pixels de outra cor, ou seja não está ”lisinho”, uniforme totalmente. Está imagem está com 400 samples.

  • Alisson Monteiro

    Só não conseguir enviar a imagem ta dando erro, e não é o tamanho da imagem

  • http://informaticode.com.br/ Junior Evangelista

    O Skype roubando a cena… muito boa a aula! :D

    • Eduardo Garcia

      kkkk esqueci de desligar

      • http://informaticode.com.br/ Junior Evangelista

        … acontece! kkkkk

  • http://www.mcunha98.com/ Mauricio Martins da Cunha

    Edu, uma duvida.
    A partir de um certo momento da escultura eu posso “subdividir” ela quando estou usando Dyntopo ?

    Minha dúvida é porque em um determinado momento dos trabalhos com Dyntopo, eu já tenho a forma desejada, mas queria colocar mais detalhes (usando brushes por exemplo), mas o ideal para o meu caso seria realmente tornar a malha do objeto inteiro mais complexo.

    Detalhe: não estou falando de ir para o retopo, mas sim de detalhar mais a escultura a partir de um certo momento mas tendo uma malha complexa o suficiente para permitir bons níveis de detalhe

    • Gabriel Pereira da Conceição

      Bom, eu não sei se estou certo. Mas conforme eu ia esculpindo e aumentando o detalhamento, a ferramenta smooth tratava de subdividir malha menos densa. Então acredito q sim

      • Eduardo Garcia

        Maurício, tem uma opção chamada Detail Flood Fill, que aplica a densidade escolhida na malha inteira de uma vez, se eu entendi bem.

        Gabriel, o smooth padrão não subdivide a malha, acho que nem ele nem o Grab, ai pra conseguir detalhes eu pego outro brush, passo de leve só pra subdividir depois suavizo como smooth.

        • Gabriel Pereira da Conceição

          ok, bom, aproveitando que você ta aqui, me diz uma coisinha? Assim, eu criei uma cabeça bastante detalhada (tem uns 54MB) e ta travando Blender MUITO… impedindo de esculpir o resto, o que tu acha que eu posso fazer?

          • Eduardo Garcia

            Eu também passo por isso por causa do meu processador, conheço algumas coisas que melhoram, não fazem milagre mas dão uma ajudada.

            1- Clica no botão Optimize do das opções do Dyntopo sempre que começar a ficar lento.
            2 – Marca a opção Backface Culling na barra de propriedades na sessão Shading.
            3 – Ativa a opção VBOs em file -> user preferences -> system, acho que dá uma melhorada também

          • Marcos Roberto

            essa opção do VBO não tem mais na versão 2.77a, a única coisa que “infelizmente” funcionou para mim foi desabilitar a captura de material, esse material vermelho que o eduardo ensinou no video, deixando ele cinza no padrão do blender fica muito mais rápido para o modo escultura, pelo menos no meu PC.

        • http://www.mcunha98.com/ Mauricio Martins da Cunha

          Nao, realmente e um subdivide da malha a partir do ponto escolhido.
          Fiz um teste, o ruim e isso, faz para tudo e nao para regioes especificas (ou seja deixa pesado demais desnecessariamente)

      • http://www.mcunha98.com/ Mauricio Martins da Cunha

        É…não é isso pois o smooth não cria, organiza vertices.
        Ou o grab especifico do dyntopo (que o Edu ja explicou) ou dando subdivide mesmo

  • Tarcísio Allyson

    É obrigatório ter uma mesa digitalizadora pra aprender escultura digital?

    • Eduardo Garcia

      Não mesmooo Tarcício, já vi esculturas incríveis feitas com o mouse.

      Eu só acho que precisa de mais habilidade pra controlar os traços, mas se você curte, já pode começar com o mouse mesmo, mas acho que investir na mesa no futuro é uma boa ideia.

  • Fernando Braz

    muito bom o video,quero aprender a esculpir utilizando o Blender.
    Parabéns pelo seu trabalho sempre que posso estou acompanhando seus tutoriais.

    • Eduardo Garcia

      Obrigado Fernando! :)

  • Franci Bahamult

    a minha caneta é uma bamboo simples é não tem botões, so consigo girar a tela presionando control é deslizando a caneta, como vc faz para dar zoom na tela com a caneta?

    • Eduardo Garcia

      Franci, sem botões eu não faço ideia.

      Eu uso ctrl + botão da de baixo caneta pra zoom, botão de baixo pra rotacionar e shift + botao de baixo pra movimentar lateralmente.

      Talvez vc consiga definir algum botão pra isso nas configurações do blender ou usando um programa pra remapear.

  • Rafael Santos

    Sou meio noob ainda quero aprender a mudar a sculpt pra não ter simetria entre os 2 lados

    • Eduardo Garcia

      Rafael, só desligar o symmetry em todos os eixos

  • Daniel Castanha Figueiredo

    Ei Eduardo! tudo bom?

    Muito legal o tutorial, só gostaria de saber o seguinte:

    Caso eu use o Multresolution para fazer a escultura, como faço para aplicar as edições da escultura no objeto para que ela se torne editável e eu possa fazer a Retopologia?

    Obrigado mesmo, seus tutoriais são muito legais cara!

    • Eduardo Garcia

      Daniel, dá pra fazer por cima mesmo com o Muiltiresolution, mas se quiser dá pra aplicar com o botão Apply.

      Valeuu!!

      • Daniel Castanha Figueiredo

        Pois é cara, tipo, por exemplo: eu crio um cubo, aplico Multresolution, e modelo no modo escultura. Até ai tudo bem, porém quando quando volto pro “object mode” ele continua sendo um quadrado. Ai quando mando aplicar o modificador ele continua sendo um cubo e eu perco o que fiz no modo escultura. Eita, não sei o que fazer :(

        • Eduardo Garcia

          Tem algo errado aí, o apply deveria converter o multiresolution pra malha comum

  • Wadans Aguiar

    Eduardo me ajuda aqui. Cara não to conseguindo fazer as pálpebras dele.Não fica reto esse coiso eu passo tudo e sempre fica no formato mais arredondado olha aí. Qual ferramenta devo usar.Qual ferramenta devo usar?
    minha primeira experiencia com escultura

    • Eduardo Garcia

      Muita boa primeira experiência, heheh

      Eu uso brush Crease pra fazer linhas na malha, ele normal vai fazer linhas em baixo relevo e ele invertido (ctrl pressionado) vai fazer curvas em alto relevo, assim vc pode desenhar sulcos e quinas/relevos.

      • Wadans Aguiar

        consegui aqui mais ou menos mas ta bom ja

  • Sebastian Schiavinato

    Nossa cara foi muito foda oque você fez e eu vou tentar fazer um dragão logo mais mas euq ueria saber se é possivel pintar a escultura, de modo a ficar perfeitinho?

    • Eduardo Garcia

      Simmm, dá pra pintar direto nos vértices com o Vertex Paint, mas a melhor forma é fazer a retopologia, UV e pintar numa textura mesmo.

  • Igor Fernandes

    e como e quando vou dar movimento ao moob

    #Super novato na área

    • Eduardo Garcia

      Igor,depois da retopologia e rigging (fazendo um tutorial disso no momento) já pode animar ;)

  • John Karyu

    Muito bom cara, curti demais!
    Sempre quis saber mais sobre Sculpt!

  • Luiz Sardagna

    Eu gostaria da opinião de vcs é o primeiro q faço como fico

  • Pedro Henrique

    Muito bom o tutorial, estou criando um personagem kkkkkk, uma duvida que eu tenho, tem como cortar partes do molde? digamos: retirar o pé do personagem e usar em outro lugar?
    Outra duvida é como voce reutilizou as presas no bubasauro e como duplicar as esferas para fazer o olho?

    • Marcos Roberto

      Cara comecei com o blender tem pouco tempo, mas para cortar partes acredito que você tenha q entra no modo edição para tal (TAB).
      Para duplicar eu consegui entrando no modo objeto, seleciona a esfera com o botão direito do mouse e aperta SHIFT+D, a mesma coisa para as presas.

  • Marcos Roberto

    Cara muito obrigado pelos seus tutoriais, são realmente muito bons, sou completamente novo no Blender e mesmo assim consigo acompanhar até com uma certa facilidade. Essa é a minha primeira escultura, longe de ser profissional, mas pra uma primeira até que eu gostei do resultado. Tive algumas dificuldades como no bulbo que não consegui utilizar o espelhamento radial, pois colocava o 5 no eixo z, porém ele não aplicava os detalhes simetricamente, ficava bem diferente, com profundidade e posições diferentes, então tive que fazer separadamente os detalhes. Talvez eu tivesse que determinar o centro do espelhamento ou algo do tipo, mas não consegui.

    • Nubelson Fernandes

      Cara, usou o mouse ou caneta? Responda por favor

  • Nubelson Fernandes

    Progessor Eduardo, por favor diz-me uma coisa… É possível esculpir usando o mouse?