Introdução à Animação – Guia do Iniciante Lição 9

Vamos dar vida ao personagem (ou quase isso).

Aprenderemos os conceitos básicos de animação e os usaremos para animar o robô. Então nessa lição vamos falar como a animação acontece, incluindo uma explicação sobre Keyframes, FPS, Interpolação etc.

Teclas de atalho desta lição

  • Inserir Keyframe - I
  • Iniciar Animação – Alt + A
  • Parar Animação – Esc
  • Avançar Frame – Seta para direita
  • Retroceder Frame – Seta para a esquerda
  • Ir para o Início da Timeline – Shift + Seta para a esquerda
  • Ir para o Fim da Timeline – Shift + Seta para a direita
  • Renderizar Animação – Ctrl + F12

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

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Dúvidas, críticas e sugestões abaixo :)

Comentários

  • Gustavo Gardoni

    Muito bom mas como eu posso separar as animações?ex walk,lump,run?

  • Guest

    Hadouken

    • Eduardo Garcia

      hahaha legal!

  • Wellington Oliveira dos Santos

    Eduardo, existe um modo de rotacionar um objeto e definir que a nova posição é a posição que ela deve ficar quando apertar alt+r?

    ** Esse comentário com hadouken era meu, tentei excluir mas continuou aí, não se você pode moderar os comentários, mas se puder, pode apagar, ia colocar um gif, mas ficou estático.

    • Eduardo Garcia

      Gostei do Hadouken kkkk
      Tem jeito sim Wellington, você vai aplicar a rotação no objeto.
      Ctrl+a -> Rotation pra aplicar a rotação.
      Você também pode aplicar a escala e a posição

      • Wellington Oliveira dos Santos

        valeu, era isso que eu precisava, toda vez que eu estava apertando alt+r a mão ficava virada pro lado errado.

  • Sidney

    Oi Eduardo, gostaria de saber se vc sabe como fazer o rigfy generate, assisti umas aulas do Tim Burton mas não sei se corta alguma parte, pois sempre dá algum erro.. esse é o link da vídeo aula dele; https://www.youtube.com/watch?v=THtDI4-ARcQ

    se tiver como, faz uma vídeo aula explicando como criar essa ferramenta certinho..

    Valeu, obrigado

    • Eduardo Garcia

      I aí!
      Geralmente ocorre erro com o rigify quando a galera esquece de marcar uma opção no user preferences.

      File -> User Preferences -> File -> marque a opção “Auto Run Python Scripts” e clique em Save User Settings

      Tenta ver se é isso :)

  • http://twitter.com/RonielAlvesTr4x Roniel Alves

    Bem eu fiz minha animação homenageando sua pose na foto do site Obrigado por tudo bro:

    Link da animação: https://www.youtube.com/watch?v=RoZrchozyNU

    • Eduardo Garcia

      Aí sim! valeu por postar aqui.

  • Renan Capelari

    Cara, só posso agradecer. Primeiro lugar q consegui aprender passo a passo. Normalmente é só algo específico, mas aqui vc consegue ensinar cada ferramenta. Vlw mesmo, abraço

    • Eduardo Garcia

      / Obrigado Renan!!

  • Wellington De Brito Almeida

    Eduardo, desculpe incomodar mas estou com uma duvida, meu computador não é dos melhores e tão pouco dos piores, em se tratando de hardware, por que para jogos com muito mais objetos e física ele é relativamente rápido e na renderização é tão lento, uso o Mint 17(base Ubuntu), já instalei o drive proprietário da AMD ATI …., na esperança de ser mais rápido mas ficou imperceptível alguma mudança, teria como fazer alguma coisa quanto a isso, e por que para renderizar um quadro demora 2 ou 3 minutos(mudando o caminho da luz, vide imagem) e em um jogos de atuais isso acontece em milésimos de segundos?

  • Guest

    Eduardo, desculpe incomodar mas estou com uma duvida, meu computador não
    é dos melhores e tão pouco dos piores, em se tratando de hardware, por
    que para jogos com muito mais objetos e física ele é relativamente
    rápido e na renderização é tão lento, uso o Mint 17(base Ubuntu), já
    instalei o drive proprietário da AMD ATI …., na esperança de ser mais
    rápido mas ficou imperceptível alguma mudança, teria como fazer alguma
    coisa quanto a isso, e por que para renderizar um quadro demora 2 ou 3
    minutos(mudando o caminho da luz, vide imagem) e em jogos atuais
    isso acontece em milésimos de segundos?

  • Wellington De Brito Almeida

    Eduardo,
    Desculpe incomodar mas estou com uma duvida, meu computador não
    é dos melhores e tão pouco dos piores, em se tratando de hardware, por
    que para jogos com muito mais objetos e física ele é relativamente
    rápido e na renderização é tão lento, uso o Mint 17(base Ubuntu), já
    instalei o drive proprietário da AMD ATI …., na esperança de ser mais
    rápido mas ficou imperceptível alguma mudança, teria como fazer alguma
    coisa quanto a isso, e por que para renderizar um quadro demora 2 ou 3
    minutos(mudando o caminho da luz, vide imagem) e em jogos atuais
    isso acontece em milésimos de segundos?

    • Eduardo Garcia

      E aí!
      Wellington, pra funcionar render com placa de vídeo você tem que ativar lá no file->user preferences, mas essa placa, a ATI não funciona atualmente pra isso.
      O blender está suportando placas de vídeo para a renderização apenas para placas Nvidia com a tecnologia CUDA, quanto mais cuda cores, melhor.

      Então o que está sendo usado pra renderizar é o processador mesmo.
      E não se preocupe, full global illumination é um processo pesado. Alguns quadros meus demoram 40 minutos pra renderizar, por isso não faço tantas animações quanto gostaria kkk.
      O Cycles trabalha de forma diferente de motores de jogos, com o cycles tudo é baseado em física, onde ele tenta simular realmente o comportamento de luz, o que não ocorre em render em tempo real (jogos) onde o processo é mais simplista e se apoia em outras técnicas pra deixar o jogo bonito.

      • Wellington De Brito Almeida

        Muito obrigado pela resposta, bem que desconfiei que não tava usando a GPU, pois se estivesse não levaria 3 minutos ou 10 em algumas tentativas(por quadro), bem, o jeito foi diminuir os tamanho do vídeo, mas não entendi por que na renderização as articulações ficaram com a mesma cor do corpo.

        https://www.youtube.com/watch?v=4XuJGUFLrzQ

        • Eduardo Garcia

          HAHA que legal, e ainda tem agradecimento, valeu cara!!

          Tem que ver se não estão usando o mesmo material, pode ser isso.

          Obrigado por compartilhar Wellington!

  • julio

    Olá Eduardo!!! Cara primeiramente gostaria de dar os parabéns pelo trabalho, além de ser um bom profissional 3d, é um ótimo professor. Vi todos os seus vídeos da parte iniciante, e nesse vídeo sobre animação me bateu uma curiosidade. E a ferramenta BONE ou RIGY??? É necessário para fazer uma animação??? Ou se consegue faze lo sem o mesmo como você fez acima??? Quais os prós e contras de se usa la ou não??? Bastante perguntas eu sei, mas pode ser uma boa dica para vídeo!!! :)

    Desde já agradeço!!!

    • Eduardo Garcia

      E aí Júlio!!! Valeu cara! Te respondi no youtube também heheh.
      Os bones são usados quando você quer fazer não só uma movimentação dos objetos, mas também uma deformação dos mesmos, imagine um braço se dobrando, aí que entra os bones (ossos).
      Eles também nos dão MUITAS ferramentas pra ter um melhor controle nessa deformação da malha.
      Eu não usei nessa aula pois só existe movimentação de objetos simples, sem deformação ou qualquer outro controle avançado, caso tivesse eu teria que usar Bones.

      • julio

        Cara obrigado pela atenção tanto aqui, quanto no youtube. E aguardo seus novos vídeos, como já disse no mesmo já sou um inscrito!!!
        Parabéns pelo trabalho!!!

        • Eduardo Garcia

          Muito obrigado cara, de verdade!!! Já estou produzindo mais :)

  • jefferson

    Olá Eduardo!
    Desculpa te incomodar tirando dúvidas de coisas que talvez seja muito simples. Mas como não tenho prática, preciso perguntar. Eu criei uma animação, e salvei o arquivo no formato blender. Queria saber como faço para apagar todos os flames inseridos, ficando só com os objetos, para poder criar uma nova animação?

    Agradecido.

    • Eduardo Garcia

      Jefferson, lá no painel de Graph Editor você consegue deletar todos.

      Seleciona todos os objetos e no graph aperta A pra selecionar tudo e apague com X

      • jefferson

        Para apagar todos os keyfames da timeline e criar novos?

        • Eduardo Garcia

          Assim você vai apagar todos apenas.

          • jefferson

            Obrigado Eduardo! :D

  • Tiago Oliveira

    Olá Eduardo, mais uma vez, quero parabenizá-lo pelo ótimo trabalho que vem desenvolvendo no BlenderPower!

    Pesquisei e sem sucesso, gostaria de saber como consigo fazer uma animação frame-a-frame, estou com um personagem em voxel, e gostaria de fazer a animação quadro-a-quadro, e para definir as animações, tipo, andando, pulando, como faria?

    Grande abraço!

    • Eduardo Garcia

      valeu cara!!!
      Quadro a quadro você teria que inserir um keyframe em cada quadro, assim ele nem faz a interpolação.

  • Douglas Ramalho

    Parabéns por todo este conteúdo! Dissipar o conhecimento é o maior talento do ser humano, parabéns cara!

    Uma dúvida, minha intenção é utilizar o modelo no unity para testar o desenvolvimento de games, para fazer animações como (Run, Idle, Attack) preciso utilizar um método de animação diferente, como vc respondeu para o Julio anteriormente certo?, mas com relação a modelagem do personagem em si, não muda nada certo? nada que eu precise me preocupar na modelagem que seja diferente se for usar no unity correto?

    Obrigado!

  • Robson Sousa