Iniciando a Modelagem – Guia do Iniciante Lição 3

E finalmente vamos começar com a modelagem do corpo personagem!

Iniciaremos a lição com transformações básicas no modo objeto e depois passaremos para o modo de edição para criar o corpo do robô.

Ahh, não se esqueça de ver a Parte 2.

parte-2

 

Blueprint

Segue abaixo a imagem de referência para a modelagem do robô (Clique para abrir maior).

blueprint-guia-do-iniciante

Teclas de atalho citadas no vídeo

Movimentação na 3D view:

  • Rotacionar na 3D view - Botão do meio + Arrastar
  • Movimentar Lateralmente na 3D view – Shift + Botão do meio + Arrastar
  • Zoom na 3D view – Girar o botão do meio ou Ctrl + Botão do meio + Arrastar

Transformações:

  • Translate (Movimentação) – G
  • Rotate (Rotacão) – R
  • Scale (Escala) - S

Visões (no teclado numérico):

  • Alternar entre Perspectiva e Ortográfica – 5
  • Frontal – 1
  • Lateral – 3
  • Superior – 7

Seleção:

  • Seleção – Botão direito
  • Selecionar mais de um objeto ou vértice - Shift + Botão direito
  • Border Selecion – B
  • Alternar entre os modos de seleção – Ctrl + Tab

Outras:

  • Exclusão – X
  • Duplicando Objetos e Vértices – Shift + D
  • Barra de ferramentas – T
  • Barra de propriedades – N
  • Restaurando a posição do Cursor 3D – Shift + C
  • Alternar o Viewport Shading entre Solid e Wireframe - Z

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

Se quiser acessar o guia basta se inscrever na newsletter! Logo em seguida você receberá um e-mail com um link para download. Lembrando que a qualquer momento será possível sair da newsletter.

guia-de-teclas-de-atalho

Perspectiva X Ortográfico

ortografica-perspectiva

Projeção ortográfica à esquerda e Perspectiva à direita

Pressionando 5 no teclado numérico podemos alterar entre os tipos de projeção ortográfica e perspectiva da 3d View.

Na projeção em perspectiva vemos os objetos similar a como enxergamos o mundo, onde objetos mais distantes parece ser menores e com uma certa distorção. Eu costumo utilizar o modo perspectiva no modo escultura para verificar rapidamente como está minha modelagem, mas isso é questão de gosto.

Já na projeção ortográfica vemos tudo sem distorção, os tamanhos dos objetos representam o que eles são independentemente da distância que eles se encontram do observador. Esse modo é muito útil para a modelagem, talvez até mais que a projeção perspectiva, pois temos mais controle das formas do objeto.

render-ortografico

Renderizando com projeção ortográfica

É possível renderizar no modo ortográfico. Para isso você tem que selecionar a câmera, ativar a projeção ortográfica no painel propriedades e depois basta ir controlando o valor do Orthographic Scale dela para dar zoom.

Não se preocupe que falarei sobre renderização numa lição futura.

distancia-focal

Alterando a distância focal

Também é possível alterar a distorção da perspectiva, mudando a distância focal que é medida em milímetros, similar com as lentes das câmeras fotográficas, que é a distancia em milímetros entre a lente e o sensor.

Veja ao lado como alterar no render e na 3D view.

Salvando o Arquivo

Tão importante quanto criar, é guardar o arquivo.

salvar-arquivo

Você vai perceber que o Blender gera outro arquivo enquanto você estiver trabalhando. Ele salva um novo arquivo de backup, com o mesmo nome do arquivo original mas com a extensão diferente, e atualiza esse arquivo a cada 2 minutos.

Por exemplo, se o arquivo se chama Robo.blend ele irá salvar Robo.blend1 e manter esse arquivo atualizado a cada dois minutos, então se você por algum motivo perdeu o que estava fazendo no arquivo principal, tem esse outro arquivo pra recuperar suas modificações recentes.

Arquivo da lição para Download

Clique aqui para baixar o arquivo produzido nessa lição, nele já vem incorporado a Blueprint.

Qualquer dúvida, sugestão ou crítica nos comentários abaixo :)

Comentários

  • Eduardo César

    Oba, consegui! Está ficando bem parecido com o do vídeo, pelo menos. :)

    Então, Eduardo, tenho uma dúvida. Esse ícone do mouse com as ações que você faz é do Blender mesmo? Ou do programa que você usou pra gravar o tutorial?

  • Douglas Araujo

    Quando aperto as teclas para mudar de frontal, lateral e superior altera entre layers, estou usando notebook, acho que é porque meu note só tem os números em cima, aqueles com sinais de !@# $%¨&*() como posso alterar as visões usando note sem numpad?

    Ps: estou gostando muito das aulas, muito bem explicadas!

    • Eduardo Garcia

      i aí Douglas!

      Tem como fazer as teclas numéricas do teclado alpha-numérico funcionar pras visões.
      1 – File -> User preferences
      2 – Clica na aba “Input”
      3 – Marque a opção “Emulate numpad” na coluna da esquerda
      4 – Clique em Save user settings pra salvar essa opção para novos arquivos

      • Douglas Araujo

        Valeu Eduardo, consegui colocar as teclas e tudo funcionando direitinho =)

        • Eduardo Garcia

          o/

      • http://informaticode.blogspot.com.br/ Junior Evangelista

        Também estava com esse problema… mas agora tá tudo resolvido! :D

      • dbull

        Ou você pode usar a função FN do teclado que permite usar o numerico no meio das letras…
        geralmente escrito em vermelho ^^
        geralmente funciona! :)

  • José Irion Neto

    Muito bons seus tutoriais. Depois de muito pesquisar na internet finalmente encontrei materiais que me fizeram começar a entender e conseguir usar o Blender. Nota 10 seu trabalho, obrigado por disponibilizá-lo!

    • Eduardo Garcia

      Valeu José :)

  • dbull

    Meu cinzeiro perdeu um pouco o foco…
    mais to impressionado a quantidade de detalhes…
    To adorando as aulas :) devagar e sempre! ABRAÇO EDUARDO

  • David Silva

    Fiquei só com uma dúvida, qual a diferença entre usar a extrusão e mover as setas dos eixos?

    • Eduardo Garcia

      A extrusão não é apenas uma movimentação, ela cria um novo vértices a partir dos vértices que estão selecionados

      • David Silva

        Entendi obrigado, o seu material é muito bom, simples e prático, o melhor que encontrei até agora para iniciantes, descobri pelo Diolinux. Sou iniciante em blender e preciso aprender sobre essa ferramenta para dar continuidade ao desenvolvimento de um game indie que pretendo construir.

        • Eduardo Garcia

          Valeu cara, seja bem-vindo!!

    • João

      Cara, gostaria de um sócio,parceiro, também tenho interesse no desenvolvimento de jogos indie e queria conhecer outras pessoas com mesmo interesse. se quiser, me chame inbox?

      • David Silva

        Tenho interesse mas no momento me encontro sem tempo :/, emprego e mestrado ao mesmo tempo, mas obrigado pelo convite.

  • Kaio César

    Por que tem 3 objetos na cena se só tem o corpo ?
    *Eu já to na lição 5 mas voltei atras pra ver porque o meu tava com menos objetos.

    • Kaio César

      Acabei de ver que a lâmpada e a câmera ainda estão lá.
      _-_

      • Eduardo Garcia

        hehehe :)

  • kcrisley

    Quando eu aperto B pra selecionar,como feito em 9:00 min,a linha aparece,eu passo ela pela parte do objeto,mas nao fica destacado na cor amarelo. O que eu faço?

    • Eduardo Garcia

      I aí!

      Em vez de só arrastar, arrasta com o botão esquerdo do mouse pressionado

    • kcrisley

      Já ajeitei!Tava em “Object Mode”,tive que mudar pra “Edit Mode”.

      • Eduardo Garcia

        aaaa sim :)

  • http://twitter.com/RonielAlvesTr4x Roniel Alves

    Apesar do Blender estar por padrão em inglês, à uma forma de deixa-lo em Pt, basta ir em >File>User Preferences
    Na janela que abre abaixe e marque o >International Fonts, e aonde esta >language clique e escolha >Brazilian Portuguese e é so salvar e pronto, blender em pt! Valeu ai Eduardo, bom tutorial bro, ajudando muito aqui =D

  • Cristiano Berriel

    como faço para receber as teclas de atalho por e-mail? Já me cadastrei mas não recebe o e-mail! Help

    • Eduardo Garcia

      Eita, era pra ter chegado oO.

      Me envie uma mensagem de contato usando o formulário do site eu eu já retorno com o link pra fazer download.

      Manda qualquer coisa aqui -> http://blenderpower.com.br/contato/

  • Cristiano Berriel

    Recebi, muito obrigado!

  • Douglas Henrique Fraga

    Olá baixei este arquivo porem não consigo abrir o mesmo ele não localiza como se não estivesse nessa extensão blueprint.

    • Eduardo Garcia

      Douglas, acho que não entendi bem.
      A imagem png funciona como blueprint, basta aplicar como background image e se certificar que está no modo ortogonal (5 no teclado numérico).
      Qualquer coisa baixa o arquivo final pra dar uma olhada :)

  • jefferson

    Como faço para me inscrever na newsletter?

    • Eduardo Garcia

      Jefferson, basta colocar nome e e-mail na caixa laranja aqui do lado no site e clicar em Enviar ;)

      • jefferson

        Valeu Eduardo!

  • jefferson

    Eduardo, como faço para separar os objetos que havia juntado? É possível escrever com o lápis de cera e o desenho aparecer na animação?

  • Haendel

    Com que programa você criou o blueprint?

    • Eduardo Garcia

      Usei o Inkscape, um programa de desenho vetorial gratuito. Como ele tem o Adobe Ilustrator e o Corel Draw.

  • daniel

    não estou conseguindo abaixar o download da lição

    • Eduardo Garcia

      As vezes o bit.ly ou o mega ficam fora, tentei agora aqui e foi.

  • Carlos Henrique

    Eu não gosto de ficar fazendo comentário em internet, mas agora vou fazer pra tirar o chapéu pra você. Muito obrigado cara, tá me ajudando bastante. Sucesso !!

    • Eduardo Garcia

      Valeu cara *-*

  • Everton

    Cara meus parabéns por esse site! Muito bons os tutoriais!

  • Bruna Bueno

    Como faço para dar zoom na imagem na hora q eu estou editando, pois eu n consigo mecher a imagem ai n consigo fazer as alterações corretas!

  • Pedro Gomes

    quando eu aperto algum dos numeros ele muda uma layer e não o q vc mostrou q era pra fazer

  • Adriano Pizarro

    Cara muito boa sua aula…repito ela varias vezes pra fixa na cabeça..valeu ela oportunidade de aprender mais e com qualidade..Parabéns!!!

  • Tiago

    Eduardo, o meu Blender é o 2.76, mas pra mim colocar a imagem ela não aparece, só aparece um monte de pastas como é que eu faço para achá la?

  • carlão

    oi nao consegui abrir a blue print me ajuda

  • Medardo

    Gente o Size das duas visões tem que estar igual para o modelo estar de acordo com as medidas do BluePrint!

  • Erick Posso

    Cara eu uso Notbook e não tem o teclado numerico, e os numeros da parte de cima não estão funcionando como tecla de atalho, como eu faço?

    • Alessandro

      estou com o mesmo problema

    • Daiane Rocha

      Acho que na parte de baixo em “View” você consegue fazer oque pretende, também uso notbook

  • David Wolf

    Cheguei até a parte de fazer a parte de baixo da personagem, fiz tudo certinho, virei, mas quando chega na hora de alinhar com a parte de baixo eu não consigo mover a figura inteira, a meia esfera, ao apertar ele move apenas as arestas, onde eu aperto para poder mexer tudo? .-.

  • Victor Guimarães Alves

    Olá Eduardo, parabéns pelo seu trabalho!
    Estou com uma dúvida: Dentro do Blender, há a possibilidade de trabalhar com medidas (centímetros, milímetros, etc.)
    ?
    Gostaria de saber também se é possível fazer montagem de peças, como no solidworks.

  • van filho

    Olá Eduardo, estou com dificuldade em realizar a solda dos vértices. Segui os seus passos, mas quando dou o click em Remove Doubles não ocorre nada. Naquela parte de cima que indica a quantidade de vértices selecionados aparece uma mensagem dizendo que 0 vértices foram removidos. Pode me ajudar? Ah, muito bons os seus tutoriais!

    • Dara Kimberly

      Cara, da um super zoom, e confira se os vértices estão bem coladinhos, e tenta de novo!

  • Luís Guilherme Miranda Spengle

    O meu botão do meio não funciona,há uma tecla para substituilo?

  • Tallys Augusto De Moraes

    quando baixo o Blueprint ele n é reconhecido pelo o meu Blender e se eu clicar pra abri-lo já vem com tudo pronto, to fazendo algo de errado?

  • RenatoBruschi

    Olá me chamo Renato , quando tento fazer o corpo do robô e aperto “e” , na hora de apertar “z” os vertices ficam subindo e descendo como faço para parar?

  • Paulo Henrique

    Parabéns pelo vídeo, um dos melhores que eu já vi, bem simples e de fácil compreensão. Uma pergunta, onde eu consigo blueprints para iniciar novas modelagens? Agradeço pela resposta.

  • Andre Jorgino

    Simplesmente Fenomenal sua video aula, Parabens !

  • Samuel Florencio

    No meu ficou algumas partes invisiveis tipo na hora que coloco no Modo de Objeto ai aparece as partes que estao faltado, como posso “criar” essas partes?