Finalizando a Modelagem – Guia do Iniciante Lição 5

E dessa vez vamos fazer a perna do personagem. Depois vamos conhecer alguns outros conceitos, como o ponto de origem e hierarquia.

 

Sim, a parte 2, não se esqueça de ver ela também ;)

parte-2

Estamos quase lá!

Teclas de atalho desta lição

  • Alterar a posição do cursor – Shift + S
  • Alterar ponto de origem – Ctrl + Alt + C
  • Criar Hierarquia – Ctrl + P
  • Remover Hierarquia – Alt + P -> Clear Parent

Guia de Teclas de Atalho

Para ajudar a fixar as principais teclas que o Blender têm, eu criei um pequeno guia que é composto por um wallpaper e um e-book em formato pdf para impressão.

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guia-de-teclas-de-atalho

Alterando o ponto de origem

Nós iremos utilizar a rotação dos objetos em conjunto com a hierarquia (leia abaixo) para fazer a pose e animação do personagem. Nesse caso, é essencial configurar corretamente o ponto de origem do objeto.

Dois passos simples solucionam esse problema e alteram a origem:

  1. No modo de Edição, selecione os vértices para posicionar o cursor 3D, depois faça Shift + S -> Cursor to Selected
  2. E no modo Objeto, com o cursor 3D já posicionado, faça Ctrl + Alt + Shift + C -> Origem to 3D Cursor

Hierarquia

hierarquia

Como dito acima, iremos utilizar a hierarquia pra facilitar nossa vida na hora da animação do personagem.

Pra deixar um objeto como “filho” do outro, basta selecionar este objeto, depois selecionar o objeto “pai” segurando Shift e pressionar o atalho Ctrl + P (Lembrando que tem que ser no modo Objeto).

Pivot Point

pivot-point

Quando fazemos as transformações nos objetos geralmente utilizamos o Ponto de Origem ou o Ponto Médio (quando temos mais de um objeto selecionado).

Mas as vezes é necessário algum tipo de transformação com base em outro ponto, e é nessas horas que utilizamos os outros pontos de pivô.

  • Active Element – Irá utilizar o ponto de origem do elemento ativo na seleção, e utiliza o ponto de origem normalmente caso tenha apenas um objeto selecionado.
  • Median Point – O padrão. Utiliza o ponto médio da seleção de objetos, ou seja, o centro da seleção, e utiliza o ponto de origem normalmente caso tenha apenas um objeto selecionado.
  • Individual Origins – Irá aplicar as transformações a cada objeto da seleção de forma individual, funciona como os outros caso com apenas um objeto na seleção.
  • 3D Cursor – Utiliza o cursor 3D como ponto de origem. Como mostrado no vídeo, eu o utilizei para realizar uma escala negativa com o cursor posicionado no centro da 3D view.
  • Bounding Box Center – Cria um ponto de origem baseado nos limites do objeto.

Recomendo que você teste todas essas opções pra que consiga entender melhor.

Orientação Global X Orientação Local

Orientação Global e Local

Orientação Global e Local

Os objetos podem ter varias orientações. A mais comum é a orientação global, que utiliza os eixos X,Y e Z da 3D view.

Na hora de mover as articulações do personagem utilizamos a orientação local de transformação, isso significa que a direção dos eixos vai seguir a inclinação do objeto, e isso facilita bastante na hora de executar certas rotações.

Arquivo da lição para Download

Qualquer dúvida nos comentários abaixo :)

Comentários

  • Eduardo Teixeira

    aqui quando eu dupliquei a perna para o outro lado, a invergadura (curva, ou sei lá com poderia chamar isso) da perna não foi invertida, tendo o mesmo sentido de quando estava com a posição da perna esquerda

    • Eduardo Garcia

      I aí xará!
      Só duplicar não resolve, você tem que realizar uma escala no eixo X de -1

      • Eduardo Teixeira

        eu duplico e realizo a escala de -1 no eixo X, mas mesmo assim não ocorre alteração

        • Eduardo Garcia

          Estranho oO

          • Eduardo Teixeira

            Bom, não sei se o bug ocorria por um erro meu, e se estava errando não sei qual era o erro.
            Consegui fazer a perna direita modificando a escala para -1 no meu aberto com a letra N
            acho que seria legal você editar a lição 5 adicionando esta outra possibilidade, para caso alguém venha a ter o mesmo problema que eu (no caso, acho que apenas uma observação escrita já é o suficiente como ajuda)

          • Eduardo Garcia

            Sakeiii, que bom que funcionou, e obrigado pela dica.

          • Eduardo Teixeira

            refis tudo e agora eu sei qual era o problema que eu estava tendo, era com as hierarquias, pois antes se eu gira-se o ombo por exemplo, o resto do braço não acompanhava(acredito que eu tenha deixado o ombro como o filho na hierarquia, sendo que era para ter feito o contrário)

            logo, quando eu realizava a escala de -1, apenas o ombro tinha sua posição invertida (e isso não é perceptível ao olho nu, sendo demonstrado apenas pelos números)

            ps:aproveitando, você sabe como desfazer hierarquias? pesquisei isso e não encontrei como, por isso tive que refazer o braço e perna

          • Eduardo Garcia

            Alt + P -> Clear Parent :)
            E valeu a dica, vou colocar isso no post agora hehe

  • Guest

    Opa! Tudo bem? Conforme foi orientado, eu mudei de “global” para “local” mas eu notei uma coisa diferente do que aconteceu no vídeo. Quando fiz a modificação, a seta vermelha (eixo X) ficou para baixo, de modo que quando rotaciono o cotovelo pressionando a tecla x duas vezes, ao invés do conjunto girar num movimento de alavanca (acompanhando a inclinação do braço), ele gira em torno de si, tipo um parafuso. O que pode estar dando errado? Valeu!

    • Eduardo Garcia

      I aí!!
      Acho que você fez alguma rotação indevida no modo objeto ou no modo de edição, mas não tem problema, basta achar o novo exito que representa o movimento que você quer fazer e utilizar ele.
      Por exemplo, em vez de RXX use RZZ ou RYY.

  • Marvin

    No meu modelo so aparece apenas uma Origin para todos os objetos.

    • Eduardo Garcia

      Você pode ter duplicado os objetos no modo de edição, e não no modo objeto.

      • Marvin

        Tambem pensei isso, mas eu dupliquei no modo objeto. Essa era uma das minhas preocupações.

      • Marvin

        Acho que descobri. O pivot point estava como 3D cursor. Valeu ae.

        • Eduardo Garcia

          Ahh sim

  • Jonathan

    Ótimo Tutorial! to aprendendo com facilidade! continua ae cara!

  • Daiany Martinelli

    ola..eu dupliquei no modo edição.. tem como separar eles ? porque quando volto modo objeto seleciona varios e agora dificulta movimenta los .. obrigado

    • Eduardo Garcia

      Sim Daiany, basta selecionar a parte a ser separada e apertar P -> selection. Assim serão dois objetos distintos.

      • Daiany Martinelli

        Obg.

  • Igor Anjos

    Tuas aulas são muito boas cara!

    • Eduardo Garcia

      Valeu cara :))))

  • Tharcisio Souza

    As aulas são ótimas cara, mas tive um problema, as faces dos objetos que eu separei não estão mais selecionáveis no modo edição , eu até tentei pegar o modelo da aula anterior que você deixou, mas mesmo assim não funciona. Sabe o que poderia ser??

  • Carlos Henrique

    Poxa cara valew mesmo, está me ajudando bastante. Só por curiosidade, o que significa essas cores, amarelo e vermelho quando eu aperto A duas vezes?

    • Eduardo Garcia

      Valeu cara! Significa que os objetos estão selecionados, objeto que está de cor diferente é o objeto ativo da seleção.

  • Carlos Henrique

    Eduardo eu to confuso com uma coisa aqui, eu não sei o que eu fiz de errado, pq eu tava seguindo o que ce tava falando, mas eu fiz alguma Hgada, eu tava fazendo os eixos de rotação,e segui o que você falou, mas não importa, os objetos só giram ao redor do cursor 3D, todos, mesmo que eu já tenha posto os eixos dos objetos como na foto abaixo, ele tem o eixo dele no ombro mas não adianta, ele só interage com o cursor 3D sempre, ce sabe o que é isso ?

    • Eduardo Garcia

      E aí Carlos!
      Isso acontece porque o pivot point está configurado como cursor 3d, coloque ele como mediam point que vai ficar ok.
      fica ali do lado do viewport shading :)

      • Carlos Henrique

        valeeeeeeeew ^^

  • Gabriel Ponteli

    Eae cara, blz ?
    Então, eu fiz tudo igual vc so que estou com um problema na hora de fazer a escala no eixo X de -1…
    toda vez que aperto -1, a copia da perna apenas vai pro outro lado em vez de se inverter, o que isso quer dizer ?
    OBS: meu Blender é 2.74

    • Eduardo Garcia

      E aíi!!
      Tem que ver qual o pivô está usando, ele vai influenciar nessa transformação (se é o mouse, se é o ponto médio do objeto, etc)

  • Neno Lima

    Começando com o Blender olhando teus tutoriais… muito show! Valeu mesmo… eis ai o fruto de atenção nos detalhes…

  • http://webserver.virtuaserver.com.br/coisasdenai/public_html Joziel Júnior

    Bom dia Eduardo, suas aulas são excelentes, me interessei pelo blender e procurei algumas aulas, mas realmente a sua está dando um show. Me tira uma dúvida, ao efetuar todas as rotações e desejo zerar com o alt+R, meus eixos ficam todos loucos, ai tenho que ficar indo em cada articulação e definindo 90º para lá e para cá, tem algum comando que use o 0º como default? E também tenho achado estranho que a coloração dos ombros estão mais escuros, como se tivessem invertidos, diferente do seu que está todo claro.

    • Aislan Maia

      A minha iluminação tbm fica assim, mais escura nas articulações. Eu acho que isto é só questão de configuração da lâmpada mesmo.

    • Paulo Muniz

      O meu tambem fica assim quando aperto Alt+R ='( Cry

  • William Cruz

    Eduardo, muito show suas aulas e a forma com que você ensina, uma vez vendo cada video e ja consigo como você diz brincar com as ferramentas da modelagem rs… Muito Obrigado pelo aprendizado que você esta me proporcionando.
    Continuo aqui nas aulas, Falooow rs

  • leonardo miranda’

    Eduardo é o melhor q eu ja vi excelentes tutoriais ta de parabéns viu cara aprendi muito nesse brigado msm é continue assim q vc so vai crescer XD.

  • ReNaTo Andrade

    como eu resolvo este problema, que quando eu coloco o objeto ombro na orientação local os seus eixos ficam estranhos, e todas as duplicatas também tem esse problema.

  • daniel

    Parabéns, suas aulas são excelentes, você explica de uma maneira muito clara, assistindo suas aulas eu NÂO fiquei perdido sem saber pra quê algo era usado, eu intendi muitas coisas .E novamente parabéns.

  • Gustavo Henrique
  • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

    Boa tarde! Alguém pode me ajudar!? A mão não está compartilhando um único ponto de origem. Como corrijo isto sem ter que refazer a mão?

  • Lindemberg Rodrigues

    Parabéns cara muito bom esses tutoriais

  • Luis Geison Carvalho Arias

    Eduardo, estou aprendendo muito com suas aulas. São ótimas! Só estou apanhando com a rotação do objeto após o posicionamento dos pivot points, ainda não estabeleci a hierarquia, mas o ombro não rotaciona de jeito nenhum… o que eu fiz de errado?

  • Shadowln
  • Gylvanne

    Parabéns pelo trabalho. Muito bom.