Dominando o Mapeamento UV

Neste tutorial aprenda a fazer Mapeamento UV, partindo dos princípios básicos até conceitos mais avançados.

Neste tutorial você irá aprender:

  • O que é o mapeamento UV
  • Realizar cortes para abrir a malha
  • Técnica ninja para ajudar a decidir a localização dos cortes
  • Verificar e manipular o resultado

Na imagem abaixo é possível ver o mapeamento feito neste tutorial.

 

Personagem com mapeamento UV

Embrulhado para presente

Você também pode fazer download dos arquivos utilizados no vídeo:

 

Alguma dúvida? sinta-se a vontade para postar nos comentários abaixo que eu farei o possível para responder :)

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Comentários

  • Alex Araújo

    muinto bom essa aula…..vc vai fazer sobre animação tbm?

    • Eduardo Garcia

      Obrigado!
      E sobre animação, pode ter certeza que sim :) estou planejando bastante coisa

      • Franci Bahamult

        muito aguardada a parte de animação! principalmente a parte de sincronização com som! estamos aguardando!

  • Wilson Oliveira

    Cara! Muito bom mesmo!!!!

    Parabéns!

    Ps,: Com essa sua didática de ensino, precisamos mesmo de videos sobre animação e rigging.

    • Eduardo Garcia

      Muito obrigado Wilson!

  • Robinho Urameshi

    Mto bom mesmo

  • raitoringo

    Cara, como faço para tirar esse risco que fica nos mark seams? Tentei quase de tudo e nao consigo. T_T

    • Eduardo Garcia

      O melhor jeito e pintar ai em cima, use própria textura como stencil e vai pintando em cima da marca

      • raitoringo

        Achei que tivesse outra maneira de fazer, sem precisar pintar. Valeu!

        • Franci Bahamult

          é perecido com o uso da ferramenta carimbo do gimp, pegue uma textura proxima a área de transição e vá borrando que as duas ficam mescladas!

  • Mário Loxa Texeira

    por q so ta mostrando a parte de baixo e a de cima??

    • Eduardo Garcia

      Você precisa selecionar tudo no modo de edição, ai vai funcionar.

  • Franci Bahamult

    cortei as seis faces de um cubo desdobrei cada uma e coloquei fotos diferentes nelas mas quando rederizo no cycles elas não aparecem! como resolvo?

  • Junior

    A minha esfera fica preta .. por que isso acontece ? ://

    • Eduardo Garcia

      I aí!
      É por causa da iluminação da 3D view, provavelmente só tem uma lâmpada.

      Ou você adiciona lâmpadas do outro lado ou desativa a influência da iluminação na barra de propriedades (N) na aba Shading marcando a opção Shadeless

      • Gustavo Henrique

        é porque está em modo de preview, certo? Alt+Z

  • João Vitor

    Olá Eduardo, estou com um problema quando tento fazer o mapeamento UV, eu faço tudo certo, mas no final ele acaba não abrindo a imagem em 2d na tela de UV. Saberia me dizer o que está havendo? Desde já agradeço.
    ps.: o scale já esta uniforme.

    • Eduardo Garcia

      Deveria funcionar hehe.
      Tenta criar uma nova imagem aí em “New” e fazer usando ela

      • João Vitor

        ainda nada, só mudou que ficou tudo preto agora :/

        • Eduardo Garcia

          vamos por partes então.

          1 – Fez os cortes na malha?

          2 – Selecionou tudo e apertou U -> Unwrap

          • João Vitor

            1- sim, mas não sei se foram suficientes e em lugares corretos, mas não sei se isso dá algum problema;
            2 – sim tbm, e depois não acontece nada.

          • Eduardo Garcia

            =/ eita

            Se quiser me enviar o arquivo pra eu olhar, manda qualquer msg de contato lá na página de contato que eu retorno

          • João Vitor

            certo, mandei já

  • Matheus Gomes

    Boa tarde Eduardo, estou tentando abrir esta malha porém depois de marcar os cortes e tudo mais ela parece que não aplica o Unwrap, eu clico e nada aparece.. sabe me dizer o que pode ser?

    • Matheus Gomes

      Eduardo a duvida mudou pois consegui abrir, porém isso o mapeamento UV não funciona no Cycles Render ?

      • Eduardo Garcia

        Funciona sim, é independente do renderizador isso. Deve ter acontecido alguma outra coisa

    • Eduardo Garcia

      Tenta deletaro render result (clicando no X lá no editor de imagens) e tenta sem textura, ou até com uma nova textura.
      Acho que assim vai.

  • joao

    ótimo video, quando eu clico [ctrl]+[N] ñ fica reto qual pode ser o poblema?

    • Eduardo Garcia

      E aíi!!
      Não entendi muito bem o seu problema, posta um print aqui pra eu ver

  • Filipe Poletti

    Muito bem detalhado… Parabéns pelo trabalho e continue se puder!
    Obrigado!

  • caio augusto

    Eduardo quando fui utilizar o Unwrap aconteceu isso:
    oque eu faço???

  • luan

    cara só estou assistindo os toturiais agora meio atrasado kkk… mais devo adimitir voçe é muito bom edu…..

    • Eduardo Garcia

      Valeu cara!

  • Matheus Vinícius de Andrade

    Amigo em 3:47, quando eu coloco no modo de visualização de textura não aparece a imagem de teste ( quadriculada) o que pode ter dado errado ?

  • StylloLoko TyagOo

    muito bom o videos, parabéns, estou aprendendo para criação de papercrafts.

  • Adriano Corrêa

    Eduarto. Como vai?
    Venho seguindo seus maravilhosos tutoriais e nessa lição em específico me deparei com esse erro…
    Oque será que fiz de errado?
    Ou é algum problema no Blender?
    Se eu adiciono algum slot como difuse color, o cubo fica inteiro preto…Estranho
    Valeu!

    • http://margaretesantanna.blogspot.com.br Margarete Santanna de Macedo

      No painel de propriedades, aba shading, clicar em shadeless.

  • Rafael

    Comecei a acompanhar suas aulas agora. Estou aprendendo muito mesmo. Quero agradece-lo por disponibilizar esse conteúdo de alta qualidade, com videos, site, disponibilização de download e explicações detalhadas! Horas E horas de trabalho e edições de qualidade disponibilizado de graça pra gente! Nem sem como agradecer! Gratidão Eduardo.
    Abaixo segue o meu personagem da aula anterior

  • Wilson Martinez

    Você pode me dar uma dica Eduardo? Por exemplo, quero fazer um modelo 3D de um sapato usando o SOLIDWORKS (tenho experiência com esse software) e depois quero pegar uma imagem JPG (uma estampa de tecido) e aplicar no modelo 3D do sapato. Quais são as extensões do arquivo modelo 3D que o Blender importa?