Criando a Morte com simulador de tecidos

Aprenda a fazer a Morte utilizando o simulador de tecidos do blender.

Neste tutorial, aprenda a fazer a Morte utilizando o simulador de tecidos do blender. Através da modelagem da base, pintura de textura,  configuração de materiais e render.

Resultado final:

Morte com simulador de tecidos

 

 

Exemplo de variação de pose para você se inspirar a criar as suas:

Morte tirando um selfie

Selfie pra postar no Instagram

 

Aprenda um pouco mais sobre Mapeamento UV e Pintura de texturas no blender.

Downloads:

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Comentários

  • Franci Bahamult

    vamos la, precisei montar uma cena que teria varios cubos sendo alguns empilhados e outros bagunçados, como tava dando muito trabalho para posiciona-los individualmente tive a ideia de uma a fisica do blender, coloquei 250 cubos a uma certa altura de um piso e ativei a animação e…., deu certo! os cubos foram caindo desordenadamente justamente como eu queria mas quando a timeline chegou em um certo ponto os cubos pararam de cair e alguns ficaram suspensos no ar, aumentei bastante o tamanho da timeline mas não resolvel! apos dezenas de tentativas de resolver o problema notei que conforme os cubos iam caindo ia se formando uma pequena linha alaranjada na parte inferior da timeline e que quando essa linha parava de ser desenhada a interação das caixas tambem parava,logo conclui que para resolver meu problema tenho que aumentar a tal linha, como isso pode ser feito?

    • Eduardo Garcia

      I aí Franci!
      Não sei qual tipo de simulação física você está utilizando, mas tanto o Cloth quanto o Softbody tem um limite frames da simulação, vá nas configurações do sistema e procure por Cache e aumente o valor END de 250 pra um valor que sirva pra você.

      Eu recomendo vc usar o Rigid Body como sistema de simulação, se as caixas não tiverem deformações.
      Ative o Rigid Body normalmente nas caixas e no plano (chão) use o rigid body como “passive”

      • Franci Bahamult

        resolvel! valeu!

  • Juarez

    Cara, eu tentei usar o Alt+A, igual você faz aos 14:30 mas nada aconteceu! O que pode está dando errado?

    • Eduardo Garcia

      Alt+A vai apenas dar o play, vc pode usar o botão de play na timeline que também irá funcionar.

      Se mesmo assim não for, tem algo errado com a simulação de tecidos

      • Juarez

        Nossa valeu cara, vc é bem rapido pra responder ^_^
        Outra duvida que tenho é que na maioria dos seus tutoriais eu luto mto na hora de usar o Texture Paint.
        Pq ele sempre fala que ta em falta. Fazendo esse tutorial da morte em especial eu não consigo entrar nesse modo de forma nenhuma, ele fala que não tem textura! Mesmo comigo colocando o Add Paint Slot! Você sabe o que eu posso estou fazendo de errado?

        • Eduardo Garcia

          Esse modo pintura de uma atualizada e algumas coisas ficaram diferentes.

          Na aba slots agora tem uma opção “painting mode” que você pode mudar pra “Image” assim vc vai poder carregar a imagem que criou

          • Ricardo Marques Jr.

            Eu estou com o mesmo problema :(
            Tanto no tutoria de “Introdução à pintura Digital” como nos outros que usavam essa mesma ferramenta, eu tive que parar. Qual pode ser o problema? E como resolver?
            Comecei a “brincar” com o Blender essa semana, estou usando a versão 2.74, poderia me ajudar?

          • Eduardo Garcia

            I aí Ricardo!
            É que o blender deu uma mudada, agora você tem que pintar nas imagens do material ou selecionar o painting mode “image”, e daí selecionar a imagem que quer pintar

  • Franci Bahamult

    precisei dispor umas corentes de forma aleatoria em um plano e para isso utilizei a fisica do programa e….deu certo! ficou otimo mas não sei como aplicar o efeito de forma permanente, ou seja que as correntes fiquem na posição final da animação e não sofram maisa a influencia da timeline, como devo fazer?

    • Eduardo Garcia

      I ai Franci!

      Na barra de ferramentas na aba Physics tem uma opção chamada “Bake to Keyframes”, clica nela e coloque no Start e no End o frame que você quer “congelar”, dá pra passar toda a simulação para keyframes colocando o start 1 e o end 250 por exemplo.

      veja se funciona aí :)

      • Franci Bahamult

        valeu!

  • Franci Bahamult

    +1 que tem a ver com tecidos…, seria uma sugestão de um tutorial em que uma fita de filme se desenrolaria de uma bobina! na tal fita seriam vistas imagens a escolha do editor! acho que seria um otimo tutorial!

    • Eduardo Garcia

      Entendiii, valeu a dica :)

  • Jefferson Pantoja

    Eu posso utilizar essa técnica pra criar o modelo low-poly de um personagem? Se sim, eu utilizaria essa mesma técnica apenas mudando algumas configurações?

    • Eduardo Garcia

      Simulação de tecido low poly para personagens? simm, dá pra usar, a BGE mesmo aceita cloth, você tem que se certificar que não fique pesado

  • Sidney

    Tô com um pró… após o Bake o capuz escorrega por trás da cabeça e fica meio que dentro da metade do crânio.. O que faço??

    • Sidney

      já achei o erro, não havia alterado o friction..

  • Fernando Coutinho

    Deixo aqui o meu resultado, desse tutorial e de todos os tutoriais do Guia do Iniciante! Muito obrigado pelo seu trabalho em ensinar, estou aprendendo rápido, motivado pela qualidade do conteúdo.

    • Eduardo Garcia

      kkkkkkkkk ri alto aqui com esse MIX, muito bom!! valeu cara!

  • Larissa Ramos

    Fiz ahaha demorou uma vida pra ficar pronto e ficou ainda com erros haha mas foi legal

    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-xfp1/t31.0-8/11792094_724586911002253_85265152546403235_o.jpg

    • Eduardo Garcia

      Não carregou a imagem hehe

  • Wendell Araújo

    Cara eu meio que colei a ideia do Fernando Coutinho e botei a capa no robô depois quis fazer ela brilhosa demorei um pouco e consegui ligar os pontos certos dos nodes.

  • José Olivio Juliatti

    Cara preciso de uma ajuda, quando eu tento entrar no modo de pintura de textura aparece um aviso “Missing texture, detected!”.Como eu resolvo isso ?

  • Jonathan Kuhn

    tentei fazer uma montagem.. mas não ficou como eu imaginei, os nós e o movimento dos ossos me confundiram um pouco! aushauhs mas foi legal,

  • cassio cavalcanti

    Os rasgos do tecido não ficaram totalmente invisiveis. O que eu faço pra consertar??