Conheça o Node Wrangler

Aumente as funcionalidades de manipulação de Nodes com o Node Wrangler.

Neste vídeo vamos conhecer o addon Node Wrangler que trás várias funcionalidades a manipulação de nodes.

Segue logo abaixo a tradução do manual do Node Wrangler (as imagens também são de lá), você irá entender porque eu falei que é difícil de usar todas as funcionalidades por causa da quantidade.

Lazy Connect

Faça links entre os nodes sem precisar de escolher os sockets precisamente. Apenas arraste de um node para o outro segurando Ctrl Botão Direito. Os nodes próximos ao mouse serão usados, deixando de ser necessário fazer a conexão precisamente.

Conectar nodes

Outra opção, use Ctrl Shift Botão direito para mostrar um menu com todas as saídas e entradas dos nodes para uma conexão mais controlada. Bem útil quando se está trabalhando com uma grande árvore de nodes, onde você pode fazer as conexões com pouco zoom.

Conecatar com menu

Lazy Mix

Mescle a saída de dois nodes usando o Mix Node ou Mix Shader arrastando de um node para o outro com Alt Botão direito. Os nodes de mix vão ser adicionados e suas saídas conectadas.

Mix de nodes

Mesclando

Ligar selecionados

Ctrl + utiliza o node Math com operação de adição (Add). No caso de shaders o Add Shader será utilizado.

Ctrl * Math ou Mix com modo de mesclagem Multiply.

Ctrl - Math ou Mix com modo de mesclagem Subtract.

Ctrl / Math ou Mix com modo de mesclagem Divide.

Ctrl Zero Mix com modo de mesclagem Mix ou Mix Shader quando shaders são selecionados.

Ctrl Math com operação maior que .

Ctrl Math com operação menor que.

Mesclar usando Mix Node

Usando Ctrl Alt + atalhos acima você irá forçar o uso de Mix node não importando os tipos de nodes selecionados.

Mesclando usando Z-combine

Usando Ctrl + , o node Z-combine será utilizado se possível, a saída imagem e z-Depth serão conectadas.

Mesclando usando Alpha Over

Ctrl alt 0(zero) o mix acontecerá com o node Alpha Over.

Mesclando usando Math Node

Ctrl Shift +, Ctrl Shift -, Ctrl shift *, Ctrl Shift /, Ctrl Shift <, Ctrl Shift >

 

Utilizando Ctrl Shift com os atalhos acima você forçara o uso do Math node não importando os tipos de nodes selecionados.

Alterando o modo de mesclagem/Operação matemática

Alterando o modo de mesclagem

Alt , Alt , Alt Zero, Alt +, Alt -, Alt  *, Alt /, Alt >, Alt <

 

Selecione Mix nodes ou Math nodes e altere seu modo de mesclagem ou operação matemática ao mesmo tempo. Use as teclas de atalho acima. Eles vão alterar o modo de mesclagem ou a operação matemática na sequência a seguir; Mix, Add, Subtract, Divide, Less than, Greater than.

Alterando o Mix Factor.

Alterando o fator de mistura

Mude o fator de mistura dos Mix nodes ou Mix Shaders.

Alt para incrementar 0.1

Alt para decrementar 0.1

Alt Shift para incrementar 0.01.

Alt Shift para decrementar 0.01.

Ctrl Alt Shift ou Ctrl Alt Shift Zero para definir o mix como o.

Ctrl Alt Shift ou Ctrl Alt Shift Um para definir o mix como 1.

Deletar nodes não utilizados

Alt X Para limpar a árvore de nodes

Trocar links

Conectar ao Output

Selecione dois nodes que tenham algo conectados em suas saídas. Alt S irá trocar suas saídas. O que originalmente estava conectado no primeiro agora estará conectado na saída do segundo e vice versa.

Ou, selecione um node com várias entradas mas com apenas uma conectada, Alt S irá alterar entre as entradas. Ou ainda, selecione um node com duas entradas conectada, Alt S irá alternar as conexões.

Resetar Backdrop

Z irá reiniciar a posição e a escala do backdrop no Compositing nodes.

Adicionar node Vertex Color

Adicione um node Attribute já com o Vertex Color do objeto.

Visualização de Shaders

Adicionar visualização

Visualização de nodes para shaders. Ctrl Shift Botão Esquerdo e a saído do node será conectada a um node Emission ou diretamente ao Material Output. Uma maneira fácil de pré-visualizar texturas.

Criando Quadros/Grupos

Frames

Selecione os nodes e os “embrulhe” em um quadro apertando ShiftP. Imediatamente após, aperte F6 para alterar o nome e a cor do quadro.

Recarregar imagens

Alt R irá recarregar todas as imagens utilizadas em toda a árvore de nodes.

Alterar tipo de node

Trocar tipo

Altere o tipo do node para qualquer outro tipo. Pressione Shift S e aparecerá um menu parecido com o menu de adicionar novos nodes, escolha o novo tipo.

Copiar configurações

Copiando configuracoes

Pressione Shift C para copiar as configurações do node ativo do mesmo tipo.

Operações com rótulos

Copiar rótulo

Shift C Para copiar o rótulo do node ativo, do node conectados ou dos nomes das saídas dos nodes conectados.

Limpar rótulo

Aperta Alt L para limpar os rótulos dos nodes selecionados.

Modificar rótulo

Alterar rótulo

Shift Alt L para adicionar texto no início, no fim e substituir partes do texto dos rótulos dos nodes selecionados.

Adicionar configuração de texturas (coisa linda)

Adicionar Setup de texturas

Selecione qualquer node do tipo Shader, pressione Ctrl T e um node Image texture com nodes de controle de coordenadas e mapeamento serão adicionados. Se você selecionar um node do tipo textura, apenas os nodes de coordenadas e mapeamento serão adicionados. Um node do tipo Background irá ganhar um node Enviroment Texture com mapeamento “Generated”.

Adicionar rotas as saídas dos nodes

Adicionar Rotas

Pressione / para que desvio de rotas sejam adicionados para cada saída de cada node selecionado.

Conectar ao node ativo

Licar com o Ativo

Conecta o node ativo aos nodes selecionados seguindo alguns critérios.

\ Abre o menu “Conectar Ativo ao selecionado”

K  Conecta o ativo a todos os selecionados. Use Shift K para forçar a troca de conexões existentes.

conecta apenas aos nodes selecionado que tem o mesmo nome/rótulo do node ativo. Shift para trocar conexões existentes.

, Conecta selecionados quando o nome da saída é igual ao nome ou rótulo do seleionado. Útil para trocar fontes, por exemplo trocar um Render Layer por uma imagem .exr.

Alinhar Nodes

Align Nodes

Shfit = irá alinhar os nodes horizontalmente ou verticalmente (um menu irá aparecer). O mesmo que S X ou S Y, mas com melhor espaçamento entre os nodes.

Selecionar dentro de frame

] Seleciona todos os nodes dentro de um Frame.

[ Seleciona frame que os nodes selecionados estão.

Destacar saídas

Destacar node

Shift Alt D irá destacar as saídas do node selecionado, deixando as entradas conectadas.

Conectando ao node de saída.

Pressione O para conectar o node selecionado ao Composite Output na composição ou no Material Output na configuração de materiais.

Adicionando sequencia de imagens

Dentro do menu de adicionar na composição ou no menu para adicionar texturas na configuração de materiais.

Selecione apenas uma imagem da sequencia no seletor de arquivos e ele irá automaticamente detectar o tamanho da sequencia e configurar o node devidamente.

Adicionando múltiplas imagens

Dentro do menu de adicionar na composição ou no menu para adicionar texturas na configuração de materiais.

Ele permite selecionar mais de uma imagem e adiciona um node para cada uma delas (útil para importar múltiplos render passes).

 

 

O link do manual em inglês aqui.

E também segue o link do Designers Brasileiros, o blog de design que citei no fim do vídeo.

 

 

Acabou, é “só” isso mesmo :), espero que tenha gostado de conhecer esse addon e que ele possa ser útil no seu workflow assim como é no meu. Dicas, sugestões e presentes de natal nos comentários abaixo.

Comentários

  • Magno

    Grande aula cara gostei muito desse node wrangler show como sempre, kkkk loucura decorar esse atalhos, GRANDE HOMEM…..

  • Joao Henrique

    legal

  • O Pirata Vham

    Ótimo ( = ^ – ‘ ) v